Nesta terça (8/7) e quarta-feira (9/7), os atendentes dos Espaços do Empreendedor de Curitiba participam do curso Agentes de Crédito, no Sebrae/PR, no Prado Velho. A capacitação é um passo fundamental para que esses profissionais possam orientar micro e pequenos empreendedores da capital que buscam acesso a crédito nos espaços da Prefeitura. A formação faz […]
Nesta terça (8/7) e quarta-feira (9/7), os atendentes dos Espaços do Empreendedor de Curitiba participam do curso Agentes de Crédito, no Sebrae/PR, no Prado Velho. A capacitação é um passo fundamental para que esses profissionais possam orientar micro e pequenos empreendedores da capital que buscam acesso a crédito nos espaços da Prefeitura.
A formação faz parte de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Fomento Paraná e o Sebrae/PR, que visa lançar um novo programa de crédito com condições mais acessíveis para fomentar o empreendedorismo local.
Para o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, o trabalho dos atendentes vai além do repasse de informações — trata-se de uma missão transformadora.
“Quando vocês atenderem um empresário, lembrem-se de que estão diante de alguém que só precisa de uma chance — uma chance para mudar a própria vida, transformar o Paraná e até o Brasil”, destacou o secretário.
Paulo Martins também reforçou que essa formação marca o início de uma nova fase para o desenvolvimento econômico da capital. “Nosso desafio é trabalhar pelo aumento da produtividade em Curitiba, que é uma cidade estratégica para o Brasil.”
O superintendente da secretaria, Bernardo Santoro, ressaltou o impacto social do projeto:
“É também uma forma de garantir dignidade a quem luta diariamente para manter um pequeno negócio, gerando emprego e renda. Ao incentivar o empreendedorismo, promovemos liberdade econômica. Esta capacitação é parte de um projeto mais amplo da secretaria para impulsionar os empreendedores curitibanos”, afirmou.
Representando a Fomento Paraná, o diretor de Operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro, lembrou que apoiar o empreendedorismo é uma forma eficaz de reduzir vulnerabilidades sociais.
“Muitos desses pequenos empresários sustentam famílias e ainda geram empregos. O papel dos agentes de crédito é transformar vidas por meio da informação — oferecendo orientação, acesso ao crédito e preparando o empreendedor para conquistar o valor de que precisa”, enfatizou.
João Vitor Ferreira Max, atendente do Espaço Empreendedor de Santa Felicidade, já está se preparando para atuar nessa linha de frente. Ele está entre os participantes da capacitação e reforça a importância de estar bem informado sobre as opções de crédito.
“Esse conhecimento vai ser essencial para o meu trabalho. Saber identificar o perfil de quem tem potencial para acessar crédito e ajudá-lo no processo pode transformar vidas”, afirmou.
João Vitor relata que é comum atender costureiras que buscam financiamento para comprar máquinas modernas ou pessoas iniciando um novo negócio. “O crédito muitas vezes é o empurrão que a pessoa precisa para crescer. Passar a informação correta faz toda a diferença.”