156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Eventos

Eventos

Trilha formativa no Caximba incentiva jovens a sonhar e planejar o futuro

A data que dá nome à Vila 29 de Outubro, no Caximba, ganhou um significado a mais: celebrar sonhos e oportunidades para o futuro. Isso porque a manhã desta quarta-feira (29/10) marcou o início da trilha formativa do Caximba, uma iniciativa voltada a adolescentes da comunidade. O primeiro encontro aconteceu na Agência Curitiba – Pinhão […]

compartilhe

A data que dá nome à Vila 29 de Outubro, no Caximba, ganhou um significado a mais: celebrar sonhos e oportunidades para o futuro. Isso porque a manhã desta quarta-feira (29/10) marcou o início da trilha formativa do Caximba, uma iniciativa voltada a adolescentes da comunidade. O primeiro encontro aconteceu na Agência Curitiba – Pinhão Hub, com uma roda de conversa sobre pitch, técnica que ensina a apresentar ideias de forma rápida e objetiva.

Por meio da trilha, estudantes que estão cursando o 8º ano do ensino fundamental na Escola Maria Gai Grendel poderão ampliar oportunidades, despertar talentos e incentivar a continuidade dos estudos no ensino médio e universidade, e a busca por espaço no mercado de trabalho.

A diretora de Política para Mulheres na Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Aline Betheuser, destaca que a trilha formativa é uma ferramenta de inclusão social e transformação. “Queremos que esses jovens reconheçam seus potenciais, sonhem alto e vejam o Caximba como um espaço de oportunidades. Oferecer esse tipo de vivência é abrir portas”, diz.

Calendário

Ao longo das próximas semanas, os jovens participarão de uma série de visitas e rodas de conversa em espaços de inovação e empreendedorismo de Curitiba, conectando aprendizado e vivência prática.

No dia 5 de novembro, o grupo irá ao Fab Lab Cajuru, onde aprenderá sobre Canvas, ferramenta usada para estruturar modelos de negócio e organizar ideias. Já em 12 de novembro, visitarão o Ippuc para discutir o tema “Como melhorar a vida no Caximba?”, relacionando o aprendizado às demandas do território onde vivem.

A trilha será encerrada com um Ideathon, um desafio coletivo em que os jovens deverão propor ideias e soluções criativas para melhorar a vida no bairro. O evento ocorrerá na escola Maria Gai, nos dias 17 e 18 de novembro. O grupo vencedor apresentará seu projeto às autoridades municipais.

“Vivemos em um mundo em que é importante saber mais sobre tecnologias. Achei bom participar, isso pode ajudar na educação, na saúde e em muitas outras áreas”, disse Amanda Petroski, 12 anos, participante da trilha formativa.

Integração e impacto

Segundo diagnóstico elaborado pela Apoena em 2023, o Caximba possui uma das maiores concentrações de jovens de Curitiba — 16,1% dos moradores têm entre 10 e 17 anos. O dado reforça a importância de políticas públicas que conectem juventude, educação, tecnologia e inovação.

A iniciativa é promovida pela Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, em parceria com a Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag) e o Instituto Foz, responsável pelo acompanhamento técnico da iniciativa. Além disso, conta com a colaboração da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Agência Curitiba, Cohab, Fundação de Ação Social (FAS), Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e Secretaria Municipal de Tecnologia e Informação. A trilha faz parte do Plano de Ações de Gênero (PAG) do Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba, cofinanciado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

NOTÍCIAS RELACIONADAS