156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Sucesso

Sucesso

Vale do Pinhão é destaque em Campus Party on-line do Reino Unido

O Vale do Pinhão foi apresentado na versão on-line do Campus Party do Reino Unido, nesta sexta-feira (10/7), em palestra da presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi. O fórum internacional é um dos principais eventos de tecnologia e transformação digital do mundo. A edição digital do Reino Unido vai até sábado […]

compartilhe

O Vale do Pinhão foi apresentado na versão on-line do Campus Party do Reino Unido, nesta sexta-feira (10/7), em palestra da presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi. O fórum internacional é um dos principais eventos de tecnologia e transformação digital do mundo. A edição digital do Reino Unido vai até sábado (11/7) e conta com 1.800 palestrantes de 31 países.

No primeiro dia, a audiência do Campus Party do Reino Unido passou de 193 mil pessoas.

“É uma grande experiência um evento on-line dessa magnitude. Curitiba foi convidada a participar pela evolução do Vale do Pinhão, o movimento do ecossistema de inovação da cidade, que tem no prefeito Rafael Greca o maior incentivador”, disse Cris Alessi, que apresentou a palestra Smart cities for smart citizens (Cidades inteligentes para cidadãos inteligentes).

Em três anos, o movimento tem sido reconhecido com diversos prêmios nacionais e internacionais, como a colocação de Curitiba entre as seis cidades mais inteligentes do mundo no Smart City Expo de Barcelona – 2019; entre os três finalistas no Smart City Latam 2019 em Puebla, no México; prêmio nacional InovaCidade 2019 pelos Faróis do Saber e Inovação; e inclusão no ranking Smart21, do Intelligent Community Forum (ICF), do Canadá.

Cris lembrou que Curitiba é a sede nacional do Smart City Expo, maior evento de cidades inteligentes do mundo, que contempla também uma Feira de Inovação ao ar livre, no calçadão da Rua XV. “A cidade integra a rede mundial de Fab Labs. No Fab Lab da Prefeitura, já foram produzidas nesse ano mais de 10 mil máscaras face shield para proteção de médicos contra o coronavírus. Elas são feitas nas impressoras 3D do Fab Lab”, contou ela.

A presidente da Agência Curitiba lembrou ainda que o Vale do Pinhão também colaborou para que a capital tivesse saldo de 18.253 empregos em 2019. “Foi o melhor resultado desde 2013, 38% superior a 2018, que colocou Curitiba em terceiro lugar entre as cidades que mais criaram vagas, atrás de São Paulo e Belo Horizonte”, acrescentou.

Mais recentemente, observou Cris, Curitiba entrou pela primeira vez no ranking Global Startup Ecosystem Report 2020, estudo do Startup Genome que analisa mais de 140 cidades no mundo e é considerado um dos mais abrangentes sobre o ecossistema de startups (empresas com base tecnológica). A capital paranaense aparece no Top 100 do relatório dos ecossistemas de startups mais promissores no mundo. “É a única cidade da América Latina nesse ranking”, comemorou.

Além de falar do Vale do Pinhão, Cris deu outros exemplos pelo mundo que apostam em transformação digital e ações de Cidade Inteligente, como Barcelona, Taipei, Londres, Israel, Oslo, Cingapura, Shenzhen e Vale do Silício.

NOTÍCIAS RELACIONADAS