156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Startups

Startups

Trajetória Pitch Live revela startups prontas para ganharem o mercado europeu

As cinco startups curitibanas que participam da 2ª edição do Pitch Live Vale do Pinhão, disputa on-line para aproximar empresas a investidores locais e internacionais, fizeram suas apresentações aos jurados na noite de segunda-feira (14/12). Valendo a possibilidade de receber investimento e apoio para atuar na Europa, representantes das empresas ST-One, Nobis Services, Favo Tecnologia, Crowd […]

compartilhe

As cinco startups curitibanas que participam da 2ª edição do Pitch Live Vale do Pinhão, disputa on-line para aproximar empresas a investidores locais e internacionais, fizeram suas apresentações aos jurados na noite de segunda-feira (14/12). Valendo a possibilidade de receber investimento e apoio para atuar na Europa, representantes das empresas ST-One, Nobis Services, Favo Tecnologia, Crowd Voice, e Litive tiveram dez minutos para apresentação e cinco minutos para responder às perguntas feitas pela banca avaliadora, formada por grandes investidores.

O resultado final da competição será divulgado na quinta-feira (17/12), às 18h30, durante o evento on-line Business Round de Final de Ano, transmitido pelo Canal do Vale do Pinhão no YouTube.

Na ocasião, a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, também fará um balanço das conquistas de 2020 pelo ecossistema de inovação da cidade.

“É uma alegria perceber que há várias startups do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação de Curitiba, prontas para ganhar o mundo”, disse Cris Alessi, ao abrir a competição. “Nesta vibrante disputa percebemos que as startups estão maduras, prontas para inovar em terras lusitanas e em toda Europa”, completou Alessi.

União de forças

A disputa teve o apoio do Governo do Paraná por meio da Superintendência Geral de Inovação. “Curitiba tem sua força e o Paraná tem bom empreendedores, há muita coisa acontecendo no estado por isso temos sempre que unir as forças para o mercado da inovação evoluir”, disse Henrique Domakoski, da superintendência Geral de Inovação do Paraná.

O investidor Maurizio Calcopietro, da COREangels Atlantic, destacou a importância da sinergia estabelecida entre Curitiba e Portugal, no processo de aceleração de startups.  “Estão de parabéns os empreendedores do Brasil, que é um país continental, e às vezes não tem a tendência de internacionalizar. Mas vocês estão muito bem preparados e têm muitas vantagens para começar esse processo a partir de Portugal”, disse Calcopietro

As cinco empresas selecionadas foram as vencedoras do processo que teve a participação de 24 startups.  Para se classificar a empresa precisava ter produto digital, escalável, ser formalizada e estar faturando há mais de 12 meses, além de possuir em seus planos a internacionalização do negócio.

Mentorias especializadas

As três empresas com melhores performances na competição serão contempladas com mentorias especializadas de investidores internacionais do COREangels Atlantic, de Portugal, país que é referência mundial de inovação e aceleração às startups.

Também poderão, havendo aderência à tese, receber investimentos de outros integrantes da banca avaliadora e contar com mentorias, além de divulgar sua marca para todo ecossistema.

As três primeiras colocadas serão certificadas pelo Vale do Pinhão como empresa Destaque e empresa Promissora. Todas as empresas, mesmo não sendo classificadas, terão seus contatos compartilhadas com os investidores e parceiros do evento.

Banca avaliadora

A banca avaliadora foi formada por jurados investidores e técnicos. No primeiro grupo participaram Maurizio Calcopietro e João Guetter (COREangels Atlantic), Mario Delara (Caravela Capital), Carolina Strobel (Redpoint eventures), André Pamplona (Platta Investimentos), Marcelo Woloski (Invisto), Rodrigo Alvarenga (Hag Ventures), Michel Medeiros, da Goventures, Cibelle Higino (Honey Island Capital).

Também fizeram parte da bancada de investidores Alex Vieira, Andrea Piazza, Antonio Bizzo, Cintia Mano, Flávio Peron, Jackson Gomes, Joaquim Garcia Neto, José Augusto Pires, Marcelo Rosa, Reinaldo Izzo e Thiago Vieira, todos do grupo  português COREangels Atlantic.

O júri técnico teve a participação de Vivian Escorsin (Sebrae-PR ), Rodrigo Olmedo (uGlobally) e de Carlos Vargas, da  Business School da Universidade Positivo.

Oportunidades

A disputa, que também serviu como aprendizado, com foco em oportunidades de desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, aproximando os empreendedores de grandes investidores, foi transmitida pelo YouTube na conta do Vale do Pinhão.

A primeira classificação aconteceu a partir das informações preenchidas pela empresa no formulário de inscrição. Estágio do projeto, qualificação da equipe, características de produto e potencial de mercado internacional foram os elementos avaliados por uma comissão formada pela Agência Curitiba e COREangels Atlantic.

Na segunda etapa, durante a trajetória Pitch Live, os jurados avaliaram se a empresa apresentou um produto digital, escalável. Também foram avaliados outros critérios, como a empresa ser formalizada e estar faturando há mais de 12 meses, além de possuírem em seus planos a internacionalização de seu negócio.

As empresas também estão disputando o voto popular. O público poderá votar nas suas startups preferidas aqui. A votação foi aberta durante a Pich Live e acontece até a quinta-feira (17/12) quando vencedora será indicada.

Conheça as concorrentes:

– ST-One – Empresa na área de automação industrial, com alcance atual de inovação internacional. Nasceu com a ambição de transformar o processo de digitalização industrial em um processo mais simples, mais rápido e mais inteligente.Desenvolve uma solução de hardware, software e plataforma que leva as indústrias para um novo patamar de produção, atualizando máquinas em até 30 anos em termos de conectividade e tecnologia. Tem como proposta transformar a indústria 4.0 um produto escalável e acessível para fábricas de todos os portes e mercados. Atendem clientes em vários estados do Brasil, Europa, América do Norte, América Central e América Latina.

– Nobis Services – Plataforma de Impacto Sustentável com modelo de negócios integrador para: conectividade e qualificação em serviços de A a Z e redução de emissões de CO2. A Plataforma Nobis é uma startup de impacto sustentável de conectividade e qualificação em serviços. Modelo de negócios centrado em governança de redes estratégicas entre pessoas, empresas, governos e terceiro setor. Promovem a geração de renda pela conectividade acessível e direta em serviços de A a Z pela via da escalabilidade de impacto pelo desenvolvimento local  – as empresas se conectam com seus clientes atuais e potenciais pela via das CAUSAS. Articula qualificação técnica, comportamental, empreendedorismo, cidadania e sustentabilidade –  empresas e governos pela via de QUALIFICAÇÃO. Redução gradativa das emissões de CO2 e Economia Circular. Nas três dimensões, há monitoramento de resultados de impacto.

– Favo Tecnologia – Focada no desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes para a prática da Agricultura Urbana doméstica em pequena escala. Alcance atual de inovação em todo o Brasil. A Favo Tecnologia desenvolveu um sistema completo de automação de cultivo para cultivo protegido em meio urbano e periurbano, que traz eficiência através de tecnologia mobile, internet das coisas e processamento em nuvem. O aplicativo pode, em média, aumentar em 20% a produtividade dos clientes, com irrigação automatizada e sensoriamento do local de cultivo, trazendo os pequenos e médios produtores para a produção 4.0.

– Crowd Voice – Big Data de Mobilidade e Biometria Comportamental – alcance atual de inovação internacional.A Crowd Voice surgiu para criar a maior base de dados de mobilidade do Brasil, com ela é possível entender o comportamento da população, tomando decisões inteligentes baseada em dados de milhões de usuários em tempo real. Através da plataforma de análise comportamental, diversos mercados podem revolucionar seus negócios, compreendendo seu público alvo e tomando decisões assertivas e eficazes. Atua no mercados: Cidades Inteligentes, Varejo e Marketing, Turismo e Viagens, Telecomunicações, Internet of Things, Imobiliário e Construção, Logística e Transporte.

– Litive – Startup na área jurídica. Serviços judiciais, extrajudiciais e administrativos garantidos em qualquer cidade do país. Alcance atual de inovação internacional. A Litive é a solução ideal para escritórios e departamentos jurídicos. Faz o acompanhamento de todos os processos através de robôs, faz a gestão dos serviços judiciais e extrajudiciais, organiza e controla as audiências presenciais e virtuais. Através de tecnologia própria desenvolve o APP Android e iOS para advogados correspondentes e aplicação web para os escritórios e departamentos jurídicos. O sistema busca o profissional mais próximo, a um raio de até 40 Km, da localização do serviço, através do GPS. Ferramenta de pesquisa e acompanhamento para todos os tribunais do Brasil. Atividades de controller jurídico aliado a tecnologia, atuação com critérios de padronização e parametrização das atividades.

Serviço: Resultado da Pitch Live Vale do Pinhão

Quando: 17 de dezembro, às 18h30, durante a Business Round de final de ano

Onde: Canal do Vale do Pinhão no YouYube

Para votar:  https://bit.ly/PitchLive_VotaçãoPopular

NOTÍCIAS RELACIONADAS