156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Programas em ação

Programas em ação

Empreendedorismo feminino vai integrar Plano de Desenvolvimento de Curitiba

O empreendedorismo feminino está contemplado no Plano Setorial de Desenvolvimento Econômico de Curitiba, um dos sete planos setoriais integrados ao Plano Diretor da cidade, em desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).    Uma agenda de eventos de capacitação para fortalecer e ampliar a participação feminina na economia da capital paranaense […]

compartilhe

O empreendedorismo feminino está contemplado no Plano Setorial de Desenvolvimento Econômico de Curitiba, um dos sete planos setoriais integrados ao Plano Diretor da cidade, em desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).   

Uma agenda de eventos de capacitação para fortalecer e ampliar a participação feminina na economia da capital paranaense foi apresentada, nesta quinta-feira (22/4), a representantes do Conselho da Cidade (Concitiba) que compõem a Câmara Temática 1, que acompanha a formatação do Plano Setorial de Desenvolvimento Econômico.

As ações fazem parte do programa Empreendedora Curitibana, desenvolvido pelo Ecossistema de Inovação do Vale do Pinhão. O projeto busca incentivar mulheres que estão iniciando carreiras no empreendedorismo, através de cursos modulares, capacitações técnicas e mentorias.

Na reunião com os conselheiros da cidade, a gerente de projetos da Agência Curitiba, Cíbia Clara Gimenez, uma das responsáveis pelo programa Empreendedora Curitibana, apresentou os dados da capital relacionados ao empreendedorismo feminino e falou dos objetivos do programa. A reunião foi coordenada pela secretária-executiva do Concitiba, Sheila Branco.

São sete planos que fazem parte do Plano Diretor e estão em andamento no Ippuc as atualizações de seis deles (Mobilidade e Transporte Integrado, Habitação e Regularização Fundiária, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Ambiental e de Conservação da Biodiversidade, Defesa Social e Defesa Civil). O Plano de Saneamento Básico já foi revisado e aprovado.

Agenda de eventos

Já no dia 29 de abril será aberta uma aula de Comportamento e Marketing, apresentada pela Presidente do Grupo de Líderes Empresariais do Paraná (LIDE), Heloisa Garrett, como parte do programa que culminará com a entrega do Prêmio Empreendedora Curitibana 2021, em 19 de novembro. As inscrições para as capacitações podem ser feitas através das redes sociais do Vale do Pinhão, pelo Instagram do Empreendedora Curitibana, pelo portal da Agência Curitiba ou pelo Sympla .

Na reunião da Câmara Temática do Concitiba participaram os conselheiros Ana Lucia Leite Moro Vieira, da Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (ACISF); Marcelo Ivanildo dos Santos Alves, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); Janaina de Fátima Chudzik, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR); Neemias Portela, da União de Associações de Moradores, Clube das Mães, Entidades Beneficentes, Esportivas e Sociais (UAMCEBES) e Mauro Algacir Gonçalves da Costa, da Associação de Moradores Saturno.

Por parte do município Meiri Morezzi, da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT); Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda, da Agência Curitiba de Desenvolvimento; Aldemar Venâncio Martins Neto, da Urbanização de Curitiba (URBS); Mirian Voss, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT); Mariana Wollmann, da Diretoria de Implantação do Ippuc e Cíntia Fernandes, da Procuradoria Municipal. Além dos conselheiros, também acompanharam a reunião Aparecida Nogarolli, do Curitiba 2035 e Elizandra Araujo e Érika Haruno Hayashida, do Plan Set de Desenvolvimento Econômico.

NOTÍCIAS RELACIONADAS