156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Startups

Startups

Startups curitibanas se destacam em ranking 100 Open Startups 2021

Startups de Curitiba e região são destaques na maioria das categorias do ranking 100 Open Startups 2021, que reúne as empresas de base tecnológica mais atraentes para o mercado no Brasil. Em sua sexta edição, o levantamento foi divulgado pelo Movimento 100 Open Startups, na noite de quarta-feira (27/10), em evento on-line. Ao todo, 18 […]

compartilhe
O Engenho da Inovação, no Rebouças, é um dos hubs do Vale do Pinhão. Foto: SMCS

Startups de Curitiba e região são destaques na maioria das categorias do ranking 100 Open Startups 2021, que reúne as empresas de base tecnológica mais atraentes para o mercado no Brasil. Em sua sexta edição, o levantamento foi divulgado pelo Movimento 100 Open Startups, na noite de quarta-feira (27/10), em evento on-line.

Ao todo, 18 startups do Vale do Pinhão se destacaram em 14 categorias: Laura (saúde), Automa (cidades inteligentes),  Fohat (energia), ST-One e Ubivis (indústria), Hidreo (água e saneamento), Cargo (logística), Inteliger IA  e VRGlass (varejo), B2bhotel (turismo), 4Vants (inteligência artificial), TruggHub (marketplace), Oystr e Contraktor (jurídico), Peepi e Polen (marketing com impacto social), Central de Materiais (startups verdes) e Comunica.in (recursos humanos). Cada categoria traz dez empresas que se destacam em seus segmentos (Top 10).

Quatro destas startups curitibanas – Oystr (28º), ST-One (55º), Contraktor (72º) e Comunica.in (100º) – também aparecem no ranking principal, o das Top 100 Open Startups.

O 100 Open Startups é elaborado com base em avaliações de atratividade das startups para grandes instituições, como empresas, aceleradoras e investidores. Para tanto, é levado em consideração o interesse nos empreendimentos, negociações em andamento e parcerias realizadas pelas startups.

O Movimento 100 Open Startups é uma rede de conexão que envolve grandes empresas como Bradesco, Grupo Fleury, 3M, Abbott, Natura, Itaú, IBM, J&J, Estácio, fundos de investimento, olheiros e grandes programas de empreendedorismo interconectados.

Ambiente de inovação

Para Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, a forte presença das empresas curitibanas no ranking 100 Open Startups só confirma a importância da Prefeitura e do ecossistema de inovação da capital estarem mobilizados em torno do Vale do Pinhão, o movimento formado por poder público, universidades, incubadoras, entidades de fomento (como Fiep, Sebrae e ACP), empresas e terceiro setor para tornar Curitiba a cidade mais inteligente do país.

“A inovação e os processos de mudança tecnológica têm sido a principal força motora para o desenvolvimento econômico sustentável, com aumento da produtividade, da renda, da geração de empregos e da competitividade internacional. O propósito do Vale do Pinhão é cada vez mais fortalecer e potencializar esse ambiente de inovação da cidade por meio do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia para transformar Curitiba em uma cidade cada vez mais inteligente”, reforça ela.

Cris salienta ainda que esta melhora no ambiente de negócios da cidade se reflete, inclusive, na aceleração econômica de Curitiba, com recuperação do mercado de trabalho local. “Curitiba segue em ritmo de retomada no mercado de trabalho e bateu mais um recorde com a criação de 38.979 vagas com carteira assinada de janeiro a setembro”, justifica ela. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência esta semana.

Startups curitibanas no 100 Open Startups

SAÚDE

Laura (Curitiba)- Healthtech curitibana desenvolveu o Robô Laura, tecnologia única no mundo que alerta sobre o risco de infecções generalizadas (sepse) em pacientes internados em hospitais.

CIDADES INTELIGENTES

Automa (Curitiba)  – A citytech moderniza a gestão de cidades, fazendas e grandes empresas, fornecendo uma plataforma de API (conjunto de rotinas e padrões de programação) para tornar as cidades mais inteligentes.

STARTUP VERDE

Central da Materiais (Campo Largo)Startup criou um marketplace dedicado a simplificar a venda complexa de itens industriais para reuso, como máquinas, resíduos, frotas e estoques de peças.

ENERGIA

Fohat (Curitiba) – A energytech usa a tecnologia para criar o primeiro balcão e bolsa de comercialização energia elétrica em blockchain do Brasil.

INDÚSTRIA

ST-One (Curitiba) – Finalista do Pitch Live em 2020, a indtech é especializada em automação industrial com foco na digitalização de dados.

Ubivis (Curitiba) – A startup criou um software que avalia os parâmetros das máquinas de uma linha de produção e realiza ajustes, como temperatura e quantidade de matéria-prima, sem intervenção humana — por meio de inteligência artificial.

ÁGUA E SANEAMENTO

Hidreo (Curitiba) – A startup  criou uma microcentral hidrelétrica (MCH) capaz de gerar energia elétrica nos menores pontos de disponibilidade hídrica (pequenos rios e córregos, usinas e represas de reservatórios, descarte de água sob pressão e estações de tratamento de água).

TRANSPORTE/LOGÍSTICA

Cargon (Curitiba) – A logtech oferece uma plataforma que gerencia a logística da indústria e de transportadoras, com foco em otimização, segurança e informação.

VAREJO

Inteliger IA  (Curitiba) – A retailtech oferece uma  plataforma que transforma a sua empresa através dos dados, organizando, democratizando e simplificando as informações com IA (inteligência artificial).

VRGlass (Curitiba) – startup oferece óculos para experiências de varejo e educacionais com realidade virtual, aumentada e mista.

TURISMO

B2bhotel (Curitiba) – Traveltech oferece uma nova forma de gestão e organização das contratações de mão de obra para hotelaria e segmento de alimentação.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

4Vants (Curitiba) – A startup de inteligência artificial que identifica e analisa imagens para que indústrias e outras empresas “enxerguem” o que estão fazendo a distância.

MARKETPLACE

TruggHub (Curitiba) – Startup da capital oferece uma plataforma de marketplace (shopping virtual) de frete digital especializada em cargas fracionadas, com processo de cotações e leilões-relâmpago.

JURÍDICO

Oystr (Curitiba) – A legaltech da capital desenvolveu robôs para capturam e enviam informações dentro do ambiente jurídico.

Contraktor (Curitiba) – A startup curitibana atua com gestão de contratos on-line, propondo o aumento do controle sobre os documentos, assim como a redução de custos com o uso de assinatura digital e eletrônica.

MARKETING

Peepi (Curitiba) – A startup ajuda as empresas a crescer impulsionadas pelo engajamento de seus clientes e colaboradores, transformando-os em Defensores da Marca.

Polen (Curitiba) – A empresa curitibana de impacto social oferece uma plataforma on-line que permite a uma pessoa fazer uma doação, no momento da compra no site de um dos e-commerces “polinizadores” parceiros, a cerca de 300 instituições beneficentes cadastradas.

RECURSOS HUMANOS

Comunica.in (Curitiba) – HRtech criou uma plataforma que reúne várias funcionalidades importantes para o dia a dia das equipes de comunicação interna, como criação e agendamento do disparo de comunicados e pesquisas, segmentação, controle e planejamento das campanhas de comunicação e mensuração de resultados de performance.

NOTÍCIAS RELACIONADAS