156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Eventos

Eventos

Especialistas internacionais debatem desafios das cidades no Smart City Curitiba

O Smart City Expo Curitiba 2022 vai reunir, no dias 24 e 25 de março, referências internacionais em soluções para transformar modelos convencionais de governança em gestões com foco em cidades inteligentes. O fórum da capital, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, já tem confirmado no congresso a participação de especialistas […]

compartilhe
O diretor de Resiliência da cidade de Milão (Itália), Piero Pelizzaro, estará no Smart City Expo Curitiba. Foto: Divulgação

O Smart City Expo Curitiba 2022 vai reunir, no dias 24 e 25 de março, referências internacionais em soluções para transformar modelos convencionais de governança em gestões com foco em cidades inteligentes. O fórum da capital, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, já tem confirmado no congresso a participação de especialistas renomados latinoamericanos e europeus como Gil Peñalosa, Piero Pelizzaro e Jorge Saraiva, que vão debater e trocar experiências com o prefeito Rafael Greca e outros representantes de cidades brasileiras e de outros países. 

O evento da capital, que integra a programação pelos 329 anos de Curitiba, tem apoio da Prefeitura, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Vale do Pinhão.

O Smart City Expo Curitiba será dividido em duas áreas, o congresso e a feira de soluções inteligentes, onde estará o Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da cidade que irá mostrar as soluções e iniciativas desenvolvidas pelo município e pelo ecossistema de inovação de Curitiba.

O Smart Plaza Vale do Pinhão terá visitação gratuita e será preciso apenas fazer inscrição no site do Smart Ciy Expo Curitiba 2022 (já abertas). Apenas a área do congresso é paga.

Justas e sustentáveis 

Um dos urbanistas mais importantes do mundo, o colombiano Gil Peñalosa estará na capital como um dos principais palestrantes do Smart Ciy Expo Curitiba. Fundador e presidente da organização canadense sem fins lucrativos 8-80 Cities, Penãlosa tem atuação em 345 cidades pelo mundo. É também o primeiro embaixador dos Parques Urbanos Mundiais, defendendo a criação de cidades justas e sustentáveis, onde as pessoas possam viver de forma mais saudável e feliz.

Diretor de Resiliência da cidade de Milão (Itália), Piero Pelizzaro irá compartilhar no Smart City Expo Curitiba 2022  seus dez anos de experiência em políticas de mudanças climáticas e resiliência urbana. Ele é consultor do Ministério Italiano de Transição Ecológica. 

O evento também contará com a participação de  Adriana Molano, que é analista de tendências digitais e fundadora do Centro Latinoamericano de Digital para el Desarrollo, de Bogotá (Colômbia). 

O Smart City Expo Curitiba 2022 terá ainda a participação do português Jorge Saraiva, presidente da Rede Europeia de Políticas Urbanas e diretor de inovação na Transição Energética para a Três60. Durante sua palestra, ele irá explicar a importância do   desenvolvimento de ecossistemas de inovação cívica.

Também estão confirmados o colombiano Darío Hidalgo, diretor da Fundación Visión Cero 3, com 33 anos de experiência no setor de transportes; Salim Ismail, um dos fundadores da Singularity University (EUA); Juan Sebastián González,  secretário de Inovação Digital da Prefeitura de Medellín (Colômbia); Juan José Prada, manager de tecnologia e smart cities da Intendencia de Montevideo (Uruguai); Fabro Steibel, diretor-executivo do Institute for Technology & Society (ITS Rio); e o diretor de Empreendedorismo Inovador do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Cesar de Oliveira.

Evento

Depois da interrupção dos eventos presenciais pela pandemia, o Smart City Expo Curitiba retorna em 2022 para o Expo Barigui. O fórum internacional na capital é organizado pelo hub curitibano iCities Smart Cities Solutions e tem a chancela da Fira Barcelona, responsável pelo Smart City Expo World Congress, o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, que ocorre anualmente na Espanha.

O tema principal do congresso, Society leading the urban future (Futuro urbano liderado pela sociedade), vai incluir ainda as temáticas Tecnologias Inteligentes para Cidades; Inovação e Negócios Disruptivos; Governança e Cultura das Cidades; Mobilidade Inteligente para o Futuro; e Cidades Sustentáveis.

A expectativa de público do evento em 2022 é de 15 mil pessoas, somando o público presencial e o que deve acompanhar a programação digital. Em 2019, última edição presencial, o evento teve a participação de 7 mil pessoas.

Smart City Expo Curitiba 2022 – Society Leading The Urban Future

Data: 24 e 25 de março de 2022
Local: Centro de Eventos Expo Barigui, no Parque Barigui
Inscrições para visitar gratuitamente a área de exposições (que inclui o Smart Plaza Vale do Pinhão) e para adquirir os passes para o congresso no site do Smart Ciy Expo Curitiba 2022

NOTÍCIAS RELACIONADAS