156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Eventos

Eventos

Vale do Pinhão mostra revolução inteligente de Curitiba no Smart City

Coração do Smart City Expo Curitiba 2022, que ocorre na próxima quinta (24/3) e sexta-feira (25/3) no Expo Barigui, o Smart Plaza Vale do Pinhão irá reunir ações de cidade inteligente da Prefeitura e do ecossistema de inovação da capital que estão mudando a vida dos curitibanos. Nos dois dias da edição brasileira do maior […]

compartilhe
Smart Plaza Vale do Pinhão irá reunir ações de cidade inteligente da Prefeitura e do ecossistema de inovação da capital.

Coração do Smart City Expo Curitiba 2022, que ocorre na próxima quinta (24/3) e sexta-feira (25/3) no Expo Barigui, o Smart Plaza Vale do Pinhão irá reunir ações de cidade inteligente da Prefeitura e do ecossistema de inovação da capital que estão mudando a vida dos curitibanos.

Nos dois dias da edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart Plaza Vale do Pinhão terá exposição e pitches (palestras rápidas) de representantes de startups, universidades, hubs de inovação, entidades de fomento, movimentos sociais, do setor de economia criativa e de órgãos do município.

O Smart Plaza Vale do Pinhão integra a área de exposições do evento, que terá visitação gratuita. Será preciso apenas fazer inscrição no site do Smart Ciy Expo Curitiba 2022. Apenas a área do congresso é paga. O evento internacional ocorre no dia 24, das 8h30 às 18h, e no dia 25, das 9h às 19h45.

“O Smart Plaza Vale do Pinhão, uma espécie de praça central do fórum internacional, irá reunir propostas pioneiras do Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e todo o ecossistema de inovação de Curitiba”, antecipa Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, órgão responsável pela política de inovação da cidade e organizador do Smart Plaza.

Telão multitouch

Em um telão multitouch, o visitante conhecerá no Smart Plaza Vale do Pinhão iniciativas da Prefeitura, como os Faróis do Saber e Inovação, o aplicativo Saúde Já, o pioneiro serviço de telemedicina da capital, a Fazenda Urbana, a Muralha Digital e o Wi-Fi Curitiba. Além disso, programas de apoio ao empreendedorismo, como Tecnoparque, Worktibas, Bom Negócio e Empreendedora Curitibana serão apresentados aos participantes da 3ª edição do Smart City Expo Curitiba.

O Smart Plaza Vale do Pinhão receberá também tablets com apresentações interativas de outras inovações da cidade, como as consultas públicas Fala Curitiba, o programa de hortas urbanas, o Alvará Digital, o Curitiba APP, o Estar Digital, o Smart Parking e a Escola de Turismo.

Projetos que irão transformar a cidade, nos próximos anos, como o Bairro Novo do Caximba, o Novo Inter 2 e o Pinhão Hub, primeiro prédio inteligente público de Curitiba, também serão mostrados.

Exposição e pitches

O público que visitar o Smart Plaza Vale do Pinhão ainda poderá apreciar soluções, tecnologias e serviços de cidade inteligente desenvolvidos por startups do ecossistema do Vale do Pinhão. Estarão sendo expostos, pela manhã (das 9h às 13h) e à tarde (das 13h às 18h), hortas para apartamentos equipadas com solução que dispensa a necessidade de luz natural, óculos de realidade virtual que permite praticar inglês como se estivesse na Inglaterra, sensores que tornam os bueiros “inteligentes” e reduzem a chance de enchentes, e dispositivos criados por estudantes universitários curitibanos que mostram o melhor caminho para circular de bicicleta.

Já os pitches (palestras rápidas) serão a chance de os visitantes conhecerem mais tanto sobre os serviços inovadores do município como de todo o ecossistema do Vale do Pinhão. As apresentações terão duração de 5 a 10 minutos e não precisam de agendamento. Basta sentar em um dos pufes em frente ao telão que irá fazer as vezes de fundo de palco.

Evento

Depois da interrupção dos eventos presenciais pela pandemia, o Smart City Expo Curitiba retorna em 2022 para o Expo Barigui. O fórum internacional na capital é organizado pelo hub curitibano iCities Smart Cities Solutions e tem a chancela da Fira Barcelona, responsável pelo Smart City Expo World Congress, o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, que ocorre anualmente na Espanha.

O Smart City Expo Curitiba 2022 tem apoio da Prefeitura, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Vale do Pinhão.

O tema da terceira edição do Smart City Expo Curitiba será New Cities for New Humans, para abordar o impacto das conexões globais e inteligentes na retomada da vida e da economia no pós-pandemia. A expectativa de público do evento em 2022 é de 15 mil pessoas, somando o público presencial e o que deve acompanhar a programação digital. Em 2019, última edição presencial, o evento teve a participação de 7 mil pessoas.

Smart City Expo Curitiba 2022 – Society Leading The Urban Future

Data: quinta (24/3) e sexta-feira (25/3)
Horário: das 8h30 às 18h (24/3) e das 9h às 19h45 (25/3)
Local: Centro de Eventos Expo Barigui, no Parque Barigui

Expositores no Smart Plaza Vale do Pinhão  

Beetools – 24/3 (manhã) e 25/3 (tarde)

Escola de idiomas curitibana que usa a realidade virtual e a inteligência artificial para ensinar inglês. Segundo a Beetools, ao criar simulações cotidianas com óculos de realidade virtual, como uma ida ao mercado ou à farmácia, o aluno consegue reter melhor as informações ensinadas em sala de aula. A Beetools conta com oito escolas em Curitiba e outras cidades do país, além de parcerias com empresas e entidades como o Sesi.

Ineeds – 24/3 (manhã)

A startup Ineeds criou o “bueiro inteligente”, que usa a tecnologia da internet das coisas (IoT) para monitorar as condições das “bocas de lobo”, possibilitando agir preventivamente na limpeza antes das chuvas. O equipamento consiste em um filtro com um cestinho acoplado, encaixado no bueiro, que conta com um sensor volumétrico. Quando o cesto atinge 70% da capacidade, o sensor emite o alerta para equipes de limpeza.

UFPR – 25/3 (manhã)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) expõe a tecnologia B1K3Lab, um equipamento portátil, instalado em bicicletas, e que coleta informações em tempo real pelas ruas da cidade, ajudando no monitoramento ambiental e do trânsito. Além disso, a instituição apresenta o Check UFPR, sistema de monitoramento e rastreio do covid-19, um sistema de produção de eletricidade com uso de lixo e microalgas e um kit para acoplar em carros elétricos e carregar energia usando resíduos.

Acer Haus – 25/3 (tarde)

Referência nacional em jardim vertical com irrigação inteligente, a Acer Haus também cria com “plastwall” (calhas plásticas modulares) telhados verdes e projetos paisagísticos de qualquer porte. A startup curitibana já tem como clientes os grupos O Boticário e Madero.

Wifi Wiz – 24/3 (tarde)

Criada pela startup curitibana Netport, Wifi Wiz (do inglês “Wifi Wizard” que significa “Mago da Wifi”) é uma solução que oferece customização de redes WiFi, inclusive com possibilidade de venda de espaços publicitários por meio de vídeos, fotos ou textos. A solução oferece toda segurança para seus clientes.

Naila – 24/3 (manhã)

A startup curitibana Naila Monitoramento Ambiental, fundada pela doutora em geografia Larissa Warnavin e pela engenheira ambiental Nayana Machado, oferece sistemas de alerta e monitoramento de riscos como inundações e outros desastres naturais. Alinhada com 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Naila participou do Pitch Live 2021, chegando à final da competição de startups do Vale do Pinhão

Drone Kids School – 24/3 (tarde)

A Drone Kids School é uma escola de cursos extracurriculares da capital, para crianças de 7 a 14 anos, que atua na área de tecnologia aplicada na Educação 4.0. De forma lúdica e intuitiva, as atividades propostas trabalham os principais pilares da nova economia digital, tais como, impressão 3D, inteligência artificial, internet das coisas (IoT), realidade virtual e aumentada e drones.

Hilab – 24/3 (tarde) e 25/3 (manhã)

Startup criou um laboratório “de bolso” que faz exames remotos por meio de um dispositivo eletrônico e com apenas algumas gotas de sangue ou amostra de saliva e de swab nasal (cotonete longo e estéril). O equipamento permite fazer exames de gravidez, dengue, glicose, vitamina D, HIV, sífilis, entre outros. Em poucos minutos, é liberado o laudo validado, também via internet. O Hilab está disponível em farmácias conveniadas e espaços da startup.

Boo Bike – 25/3 (tarde)

A Fazenda do Bambu, que trabalha com produtos orgânicos e bambu em toda sua cadeia produtiva, expõe o quadro da bicicleta Boobike, inteiramente de bambu. Além de utilizarem um material menos poluente do que o aço, alumínio ou titânio, as magrelas sustentáveis propostas são resistentes e leves. A Fazenda do Bambu, que também expõe maquetes de construções feitas em bambu, fica em Campina Grande do Sul e o protótipo foi criado em parceria com a Bicicletaria Cultural.

Laura – 24/3 (manhã) e 25/3 (manhã)

A healthtech curitibana desenvolveu o Robô Laura, tecnologia única no mundo que alerta sobre o risco de infecções generalizadas (sepse) em pacientes internados em hospitais. A Laura também doou à Prefeitura de Curitiba uma inédita plataforma de inteligência artificial que, desde 2020, faz a triagem e acompanhamento on-line de pacientes com suspeita da covid-19.

EVA – Agricultura Urbana – 25/3 (tarde)

Vencedora  do Rocket Agro & Indústria 2021,  a startup curitibana EVA lança em abril a EVA Baby, uma horta vertical para pequenos espaços, como apartamentos, que vem com um sistema de iluminação com regulação automática da intensidade. A tecnologia busca resolver um problema para quem quer ter uma pequena horta, mas não tem um local com boa iluminação.  A startup também desenvolve hortas terapêuticas em clínicas de autismo e escolas, com base no conceito de hortoterapia, transformando a arte de plantar em auxílio para problemas de saúde.

Tecnogenese – 24/3 (tarde)

A startup Tecnogenese mostra o Higia, que elimina micro-organismos através da aspersão nanométrica de agente descontaminante (“névoa seca”), sendo um grande aliado ao combate à covid-19. A empresa promete, em cinco segundos, reduzir em 85% a carga microbiana que está sendo transportada por uma pessoa.

IrriGate – 25/3 (manhã)

Startup curitibana IrriGate apresenta duas tecnologias de irrigação inovadora e barata para plantio de alimentos hoje testadas na Fazenda Urbana de Curitiba. Batizado como IrrigaPlay, um dos sistemas automatiza nebulizadores de estufas. Já o IrrigaEasy é um sistema de irrigação inteligente para agricultores familiares, hortas residenciais e jardins. A startup foi fundada por Breno Felipe Gonçalves, Jânio Denis Gabriel e Gabriel Pupo, ex-alunos da PUCPR.

Uvcom – 24/3 (tarde)

A startup curitibana GMT Soluções desenvolveu o Uvcom, uma tecnologia que faz a desinfecção em ambientes através da luz UV-C (ultravioleta C), que é capaz de dissociar moléculas e as informações genéticas do coronavírus, impedindo que ele se reproduza. O equipamento foi usado na edição de março do Paiol Digital.

SpaceFrog – 25/3 (tarde)

A edutech da capital desenvolve experiências de aprendizagem para crianças baseadas em jogos, como o Alfabééto, que auxilia na escrita ortográfica e alfabética e possui 200 desafios, divididos em 20 fases, que aumentam em dificuldade à medida que os alunos avançam.

Inclusive Smart – 24/3 (manhã/tarde) e 25/3 (manhã/tarde)

Startups de impacto social, as curitibanas Orcan, Rioli, Veever, Broder, Integratur e Mundo Adaptado expõem em conjunto, no estande “Inclusive Smart”, serviços voltados a públicos especiais. A Veever, por exemplo, oferece um aplicativo que ajuda deficientes visuais a se localizar. Já a plataforma Mundo Adaptado reúne blogs de conteúdo colaborativo, cursos e shopping on-line para o público com necessidades especiais. 

HIPE – 25/3 (manhã)

Inaugurado em 2021, no bairro Rebouças, o HIPE Innovation Center é um hub de inovação que conecta e potencializa negócios de varejo. O complexo funciona como uma aceleradora e incubadora de ideias, além de contar com um laboratório virtual que desenvolve pesquisas e eventos para desenvolver o ecossistema do varejo.

Hero’s Academy – 25/3 (tarde)

A Hero’s Academy é uma startup da capital da área de educação (edutech), focada em desenvolver conteúdos educativos através da gamificação para engajar ainda mais os alunos. As crianças aprendem de forma divertida e lúdica ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Os alunos recebem ainda kits “Yellow Box” para montagem de robôs e pontes. Protótipos de peças de alguns kits, inclusive, foram produzidos nas impressoras 3D do Fab Lab Cajuru.

Beenoculus – 25/3 (tarde)

A startup curitibana Beenoculus começou, em 2014, oferecendo um acessório de realidade virtual de baixo custo para ser usado com smartphones e, atualmente, desenvolve soluções em realidade estendida para empresas em áreas como saúde, educação, comunicação e entretenimento. A tecnologia usa óculos especiais que permitem enxergar além da própria visão, produzindo uma realidade mista.

Compostroca – 24/3 (manhã)

Testado na Fazenda Urbana de Curitiba, o projeto do Coletivo Ambiente Livre incentiva a população a fazer a compostagem para evitar que os resíduos sejam encaminhados para os aterros sanitários contaminando o solo, lençol freático e produzindo gases que geram o efeito estufa. Uma vez na semana, famílias do bairro Cajuru deixam resíduos na Fazenda Urbana, onde é realizada a compostagem que transforma cascas de legumes, frutas, ovos e até filtros de café em um potente adubo orgânico usado nas hortas da comunidade.

Hotmilk – 25/3 (manhã)

Hub de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) que oferece programas de incubação e aceleração para startups com propósito de fortalecer, desenvolver e promover inovação, empreendedorismo e tecnologia para empresas, startups e para a sociedade.

Microduino – 24/3 (manhã)

Empresa oferece tecnologia de educação para crianças a partir de seis anos, que podem construir projetos baseados no conceito STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics), uma metodologia interdisciplinar e integrada, com base em projetos, que alia diversão e conhecimento de maneira fácil e didática. Em 2020, a Microduino iniciou uma parceria com a Prefeitura de Curitiba, fornecendo para as escolas municipais um kit de programação e robótica, composto por módulos, sensores e mecanismos.

Instituto de Relações Internacionais do PR – 25/3 (manhã)

Organização independente, apartidária e sem fins lucrativos dedicada às relações internacionais, buscando formar um “think tank” (laboratório de ideias), sobre temas políticos, econômicos ou científicos, no Sul do país.

Pumatronix – 24/3 (tarde)

Concebida na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), a Empresa curitibana Pumatronix oferece um tecnologia de leitura e identificação de placas de veículos, com captura e processamento de imagens. A solução de segurança e mobilidade é usada por concessionárias de rodovias, operadores de estacionamentos e municípios.

Proc Group – 24/3 (manhã)

Empresa oferece soluções diversificadas em tecnologia e infraestrutura para varejo e segurança, como  gestão empresarial na nuvem (cloud ERP), backup in loco ou na nuvem, banco de dados e câmeras inteligentes.

VRGlass – 24/3 (tarde)

 Além de produzir óculos de realidade virtual para smartphones, a VRGlass desenvolve conteúdos educacionais, de treinamento e promocionais para serem utilizados por meio da realidade virtual, aumentada e mista. Uma equipe de desenvolvedores é responsável por criar games e captar imagens de ambientes reais por meio de câmeras que filmam em 360 graus e transformá-las em vídeos interativos, inclusive, com temas educacionais para serem usados nas salas de aula.

Pitches dos dois dias do Smart Plaza Vale do Pinhão

QUINTA-FEIRA (24/3)

10:02/10:07 Hilab

10:08/10:13 Fretefy

10:14/10:25 Bom Negócio (Agência Curitiba)  

10:26/10:31 Mundo Adaptado

10:32/10:37 Elétron Seguro Solar

10:38/10:43 Hotmilk Ecossistema de Inovação/PUCPR

10:44/10:55 5G (Copel)

10:56/11:07 A Riqueza dos Resíduos

11:08/11:19 John Galt Express

11:20/11:25 Robô Laura

11:26/11:37 Fabiano Vileruel, presidente da Fundação de Ação Social (FAS)

11:38/11:43 Acer Haus

11:44/11:49 Ineeds System

11:50/12:01 Defesa Social de Curitiba

12:02/12:07 Skoin

12:08/12:13 Comitê de Dados Abertos

12:32/12:43 Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap)

12:44/12:49 RP Trader

12:50/12:55 Motrice Equipamentos e Processos

12:56/13:01 LLUCOR

13:02/13:13 Empreendedora Curitibana (Agência Curitiba)

13:14/13:19 Tuinda Care

13:20/13:25 DTO Business

13:32/13:43 Agricultura Urbana e Fazenda Urbana de Curitiba (SMSAN)

13:38/13:43 Okaut

13:44/13:49 Pixmaq

13:50/13:55 Haze Shift

13:56/14:01 Única Entrega

14:02/14:13 Curitiba S.A

14:14/14:19 Veever

14:20/14:25 Userway

14:26/14:31 ISAE/FGV

14:32/14:43 GeoCuritiba – Gestão Territorial Avançada (Ippuc)

14:44/14:49 Insumo Agrícola

14:50/14:55 Orcam

14:56/15:01 Rabbiit Software

15:02/15:07 Curitiba Empreendedora (Agência Curitiba)

15:08/15:13 ST-One

15:14/15:19 EVA Agricultura Urbana

15:32/15:37 Instituto de Relações Internacionais do Paraná

15:38/15:43 Smart Moov

15:44/15:55 Curitiba Inteligente (Secretaria Municipal de Meio Ambiente)

15:56/16:01 Cooltivando Vida

16:02/16:07 Terra Soluções Sustentáveis

16:08/16:19 Comunicação Social

16:14/16:19 Inddicom

16:20/16:25 Sales People

16:26/16:31 Yuppins

16:32/16:43 Secretaria do Governo Municipal (SGM)

16:44/16:49 Rioli

16:50/16:55 Comitê de Governança do Vale do Pinhão

16:56/17:07 Rodolpho Feijó, assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba

17:08/17:13 Protegido

17:14/ 17:19 Zeno

17:20/17:25 ARPlay

17:26/17:37 Aplicativo e Aulas online (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude)

17:38/17:43 Hospeda Eventos

17:44/17:49 Smart Sky Tech Hub

17:56/18:07 Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde

SEXTA-FEIRA (25/3)

09:00/09:05 Propertydocs

09:06/09:11 Segeagle

09:12/09:17 Metropolys

09:18/09:29 Cidade das Startups (Agência Curitiba)

09:30/09:35 Viasoft Connect

09:36/09:41 BTK Solutions

09:42/09:47 Pappom

09:48/09:53 ARK Sustentável

09:54/10:05 Obras Públicas

10:06/10:11 Cidade SA

10:12/10:17 Querolar

10:18/10:23 MCG consultoria

10:24/10:29 Ineeds System

10:30/10:42 Alexandre Matschinske, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) – Smart People e Conecta

10:42/10:47 Huntax

10:48/10:53 ROIT

10:54/10:59 Bright Cities

11:00/11:29 Portal ODS

11:30/11:41 Metaverso

11:42/11:47 Repenso

11:48/11:53 Musicard Editora Musical

11:54/11:59 Irrigate

12:30/12:41 Conecta 5G (ABDI)

12:42/12:53 Instituto Municipal de Turismo

12:54/12:59 Projeto Mobilidade Elétrica

13:00/13:11 Instituto Cidades Inteligentes (ICI)

13:12/13:17 NF Blockchain Art

13:18/13:23 Devel Blockchain

13:24/13:35 Cristiano Hotz, secretário municipal de Finanças

13:36/13:41 Equipe Imperador de Baja (UTFPR)

13:42/13:53 Ogeny Maia Neto, presidente da Urbs

13:54/13:59 Rodas da Saúde

14:00/14:05 Broder

14:06/14:17 Curitiba Lê Digital (Fundação Cultural de Curitiba)

14:18/14:23 Katru Assessoria em Informação

14:24/14:29 Wifi Wiz

14:30/14:47 Pinhão Hub

14:48/14:18 Conversa com Unicórnios e Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba

15:18/15:23 Integrade

15:24/15:35 Secretarias (Comunicação Social e Smap) falam sobre e-Cidadão e Minha Prefs

15:36/15:47 Instituto de Relações Internacionais do Paraná

15:48/15:59 Relações Internacionais do Paraná

16:06/16:11 Dela Engenharia e Soluções Sustentáveis

16:12/16:17 NanoInk

16:18/16:29 Secretaria Municipal de Urbanismo

16:30/16:35 Crowd Voice

16:36/16:41 Imóvel na mão

16:42/16:47 MDC Tech

16:48/16:59 Tenoparque (Agência Curitiba)

17:00/17:05 Nouvenn

17:06/17:11 Renault do Brasil

17:18/17:23 Prosa Nova EduCultTech

17:24/17:29 Kenzie Academy

17:30/17:41 Farol do Saber e Inovação/Robótica (Secretaria Municipal da Educação)

17:42/17:47 Microduíno

17:48/17:59 Procuradoria-Geral do Município

18:06/18:17 Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap)

NOTÍCIAS RELACIONADAS