156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Eventos

Eventos

“Em Curitiba, as pessoas são o centro das decisões”, afirma Greca na abertura do fórum internacional

“Em Curitiba, as pessoas são o centro das decisões para a construção de uma cidade cada vez mais inteligente e sustentável.” A afirmação foi feita pelo prefeito Rafael Greca, nesta quinta-feira (24/3), na abertura do Smart City Expo Curitiba 2022, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. O prefeito convidou o público […]

compartilhe
Prefeito Rafael Greca com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o diretor geral da Fira Barcelona Internacional, Ricardo Zapatero e o diretor do iCities, Beto Marcelino, participa da abertura do Smart City Expo. Curitiba, 24/03/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

“Em Curitiba, as pessoas são o centro das decisões para a construção de uma cidade cada vez mais inteligente e sustentável.” A afirmação foi feita pelo prefeito Rafael Greca, nesta quinta-feira (24/3), na abertura do Smart City Expo Curitiba 2022, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo.

O prefeito convidou o público participante do congresso e feira, que vai até sexta (25/3), no Expo Barigui, a conhecer, discutir e compartilhar as soluções apresentadas pela capital e outros participantes do fórum internacional e que estão mudando o dia a dia dos cidadãos.

Em sua exposição, Greca listou iniciativas da gestão pela inovação urbana e nas áreas da saúde, educação, segurança alimentar e empreendedorismo. Destacou a consolidação do Vale do Pinhão, movimento da Prefeitura e do ecossistema para levar a inovação e soluções de desenvolvimento sustentável para toda a capital.

“Uma das sete cidades mais inteligentes do mundo, a mais inteligente da América Latina e a terceira mais empreendedora do Brasil, Curitiba está muito feliz em dividir com as demais cidades do mundo iniciativas que já beneficiam a população da capital, que a tornaram ainda mais resiliente na pandemia e também a prepararam para ter uma rápida retomada econômica”, reforçou Greca.

O prefeito citou os aplicativos Saúde Já, 156 e Curitiba APP, os Faróis do Saber e Inovação, o Nota Curitibana, o serviço de telemedicina do SUS Curitibano, a Fazenda Urbana, a Muralha Digital, o Wi-Fi Curitiba, o Alvará Digital, o Estar Digital, o Smart Parking, a Escola de Turismo, o Fab Lab e os Worktibas, os primeiros coworkings públicos do país.

Greca apresentou os projetos de cidade inteligente que irão transformar ainda mais Curitiba, nos próximos anos, como o Bairro Novo do Caximba, a Pirâmide Solar do Caximba, o Novo Inter 2 com ônibus elétricos, o Programa Curitiba Destino de Turismo Inteligente (Curitiba DTI) e o Pinhão Hub, primeiro prédio inteligente público de Curitiba.

Exemplo curitibano

Na opinião do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Paraná deve seguir os passos de Curitiba para transformar o estado no mais inovador do país. “O prefeito Greca faz de Curitiba a mais inovadora das cidades do Brasil. Está de parabéns pela iniciativa e competência de realizar as transformações de cidade inteligente. Um investimento que traz resultados importantes ao desenvolvimento”, justificou ele, que ainda lembrou que em Curitiba estão os três unicórnios (startups avaliadas em US$ 1 bilhão) do Paraná.

Para Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona, os avanços de Curitiba como cidade inteligente a credenciam pelo terceiro ano sediar o fórum internacional de smart city. “A capital do Paraná está à frente mais uma vez desse movimento das cidades brasileiras que melhor se organizam para oferecer essas soluções. Estamos satisfeitos em voltar a celebrar uma edição do Smart City Expo em Curitiba”, justificou ele.

Segundo Beto Marcelino, sócio-fundador e diretor de relações governamentais do iCities, organizador do Smart City Expo Curitiba 2022, a primeira edição do evento foi um esforço conjunto de toda a cidade, a segunda foi a ratificação de um processo e a terceira edição é a consolidação de Curitiba como cidade inteligente para o Brasil e o mundo. “Mesmo diante da pausa forçada de dois anos pela pandemia, o evento cresceu tanto em qualidade do conteúdo quanto em engajamento e público”, disse.

Equitativa e sustentável

A transformação das cidades em um ambiente mais equitativo e sustentável foi o tema da palestra de abertura do Smart City Expo Curitiba 2022, ministrada por Gil Penalosa, fundador e presidente da 8 80 Cities, uma organização internacional sem fins lucrativos sediada no Canadá voltada a compartilhar soluções de cidade inteligente.

O especialista concorda com o prefeito Rafael Greca de que as cidades precisam cada vez mais se voltar para seus cidadãos. “Hoje a cidade pode se reinventar com base na inteligência”, pontuou a palestrante. Seu foco está no projeto e uso de parques, ruas, calçadas como grandes locais públicos, bem como na mobilidade sustentável: caminhar, andar de bicicleta, usar transporte público e novos usos de carros. Gil destacou os benefícios para a saúde pública, meio ambiente, mobilidade, desenvolvimento econômico.

Evento

Depois da interrupção dos eventos presenciais pela pandemia, o Smart City Expo Curitiba retorna para o Expo Barigui. O evento, que tem apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, deve reunir no congresso e na exposição 15 mil pessoas, de forma híbrida (presencial e on-line), até esta sexta-feira.

A área de exposição tem como destaque o Smart Plaza Vale do Pinhão, uma espécie de “coração” do evento onde são apresentadas inovações desenvolvidas em Curitiba.

O fórum internacional na capital é organizado pelo hub curitibano iCities Smart Cities Solutions e tem a chancela da Fira Barcelona, responsável pelo Smart City Expo World Congress, o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, que ocorre anualmente na Espanha.

Serviço: Smart City Expo Curitiba 2022 

Data: quinta (24/3) e sexta-feira (25/3)
Horário: das 8h30 às 18h (24/3) e das 9h às 19h45 (25/3)
Local: Centro de Eventos Expo Barigui, no Parque Barigui

Ainda é possível fazer a inscrição para visitar gratuitamente a área de exposições (Smart Plaza Vale do Pinhão). A aquisição dos ingressos para o congresso podem ser feitas no site do Smart City Expo Curitiba. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS