156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Eventos

Eventos

Agricultura Urbana de Curitiba vence o prêmio Latam Smart City 2022

Curitiba é vencedora do prêmio Latam Smart City Awards 2022, o mais importante da América Latina voltado a iniciativas de cidades inteligentes. Foto: Hully Paiva/SMCS1/11 Curitiba é vencedora do prêmio Latam Smart City Awards 2022, o mais importante da América Latina voltado a iniciativas de cidades inteligentes, com o programa de Agricultura Urbana da cidade, responsável por […]

compartilhe


Curitiba é vencedora do prêmio Latam Smart City Awards 2022, o mais importante da América Latina voltado a iniciativas de cidades inteligentes. Foto: Hully Paiva/SMCS1/11

Curitiba é vencedora do prêmio Latam Smart City Awards 2022, o mais importante da América Latina voltado a iniciativas de cidades inteligentes, com o programa de Agricultura Urbana da cidade, responsável por 115 hortas, pela Fazenda Urbana no Cajuru e pelos Jardins de Mel.

O anúncio foi feito na noite de quarta-feira (8/6), em Merida (México), durante o Smart City Latam Congress, evento organizado pela instituição Fira Barcelona em colaboração com a ONU Habitat. Curitiba concorreu com Cidade do México e o município de Niterói (RJ).

“A Agricultura Urbana é um orgulho da nossa cidade. Temos 115 hortas produzindo alimentos frescos e saudáveis, a Fazenda Urbana cultivando e educando sobre o ciclo do alimento e os Jardins de Mel espalhados por parques e praças, fazendo com que abelhas realizem a polinização de toda a capital”, comemorou o prefeito Rafael Greca.

Ele destacou o trabalho conjunto de poder público, setor privado, ONG´s e comunidade para fazer com que a Agricultura Urbana de Curitiba seja um sucesso. “O que a agricultura urbana vem realizando na área de segurança alimentar é admirável.”

Greca foi representando na cerimônia de premiação no México por Fred Lacerda, diretor jurídico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O órgão é ligado ao município e responsável por promover as políticas de empreendedorismo e inovação no Vale do Pinhão, em parceria com instituições públicas e privadas. 

O prêmio foi entregue pelo secretária de Desenvolvimento Sustentável da Provìncia de Yucatán, Sayda Melina Rodríguez.

Muitas vitórias

Esta é a terceira vez que Curitiba recebe a premiação internacional. Em 2018, a capital venceu o Latam Smart City Awards com o aplicativo Saúde Já e em 2021 com o Vale do Pinhão.

A Agricultura Urbana de Curitiba concorreu na categoria Desenvolvimento Urbano, Sustentabilidade e Mobilidade, que reconhece as iniciativas para transformar as cidades em locais mais sustentáveis e que mantém o compromisso para contribuir com a diminuição dos danos causados por mudanças climáticas. Anteriormente, o programa Saúde Já foi premiado na categoria Transformação Digital e o Vale do Pinhão na categoria Ciudad Smart Latam.

Curitiba possui 115 hortas urbanas espalhadas por 157.500m², com 5.700 produtores envolvidos no plantio, beneficiando 17.900 pessoas. A Fazenda Urbana tem 4.435m² de espaço público e são mais de 60 hortas de mel espalhadas pela cidade. A Mesa Solidária, desde 2019, distribuiu 712,8 mil refeições.

Vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Aliimentar e Nutricional (SMSAN), o programa de Agricultura Urbana de Curitiba promove a segurança alimentar e nutricional na cidade, abrangendo hortas e fazendas urbanas, engajamento comunitário, novas tecnologias, educação, consumo e produção sustentáveis, alimentação saudável para pessoas carentes e desenvolvimento socioeconômico.

Categorias

O prêmio Latam Smart City Awards 2022 reconhece e identifica iniciativas implementadas em cidades da América Latina que, por meio de ideias inovadoras, tenham promovido o desenvolvimento urbano sustentável, melhoria da qualidade de vida, criatividade, competitividade e governança eficiente.

A edição de 2022 do prêmio latino-americano teve projetos inscritos por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de países latino-americanos. Na etapa final são três finalistas por categoria, um total de 15.

Além da categoria Desenvolvimento Urbano, Sustentabilidade e Mobilidade, o prêmio divulgará vencedores nas categorias Smart Latam; Transformação Digital; Equidade e Sociedade Colaborativa; e Reativação Socioeconômica.

NOTÍCIAS RELACIONADAS