156 Acesso àInformação

Parceiros

Parceiros

ABDI quer apoiar Curitiba em projetos para cidades inteligentes

A Prefeitura de Curitiba e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) assinaram nesta segunda-feira (13/12) Memorando de Entendimento para projetos em parceria. O documento assinado pelo prefeito Rafael Greca, pelo presidente da ABDI, Igor Nogueira Calvet, e pela presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, destaca o quanto Curitiba vem se desenvolvendo […]

compartilhe
Prefeito Rafael Greca com a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi e o secretário de Administração, Alexandre Jarschel, assina Memorando de Entendimento para projetos em parceria com aAgência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Curitiba, 13/12/2021. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A Prefeitura de Curitiba e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) assinaram nesta segunda-feira (13/12) Memorando de Entendimento para projetos em parceria.

O documento assinado pelo prefeito Rafael Greca, pelo presidente da ABDI, Igor Nogueira Calvet, e pela presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, destaca o quanto Curitiba vem se desenvolvendo e se destacando na implantação de projetos e programas voltados à inovação e cidades inteligentes. Aponta ainda o papel da Agência Curitiba, no desenvolvimento de programas e projetos ligados à inovação e ao tema de cidades inteligentes.

Por meio do acordo, a ABDI poderá apoiar projetos de Curitiba de Cidade Inteligente, Internet das Coisas, Ruas Inteligentes, Eletromobilidade, Big Data, Inteligência Artificial, Indústria 4.0, Smart Grid e Energias Renováveis.

De acordo com o prefeito Rafael Greca, a parceria de Curitiba com a ABDI, vai permitir à capital paranaense avançar ainda mais em ações de cidade inteligente, um dos pilares do Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação de Curitiba para o desenvolvimento de soluções inovadoras para toda a população em áreas como reurbanização, mobilidade urbana, empreendedorismo, saúde, educação e meio ambiente.

“A inovação só tem valor quando se torna um processo social, beneficiando a todos, como estamos promovendo em Curitiba agora com apoio da ABDI”, reforçou.

Cris Alessi observou que a cooperação de Curitiba com a ABDI irá permitir a realização de estudos, intercâmbio de informações, conhecimentos e experiências visando ao desenvolvimento de projetos, indicadores e pesquisas nas áreas de interesse das duas instituições, cujas atividades serão delineadas em acordos específicos.

“A ABDI já tem atuado com Curitiba. Em dezembro, a agência prestou consultora para a capital na formulação do Programa Sandbox Curitiba, assinado pelo prefeito Rafael Greca no último dia 2, e que permitirá testes de projetos e soluções inovadoras de startups na cidade”, lembrou a presidente da Agência Curitiba.

Para o presidente da ABDI, Igor Calvet, “Curitiba é destaque mundial quando o assunto é inovação e tecnologia, e a parceria com uma cidade tão madura nesse sentido mostra o sucesso das iniciativas da Agência. O Sandbox, entre tantas iniciativas, é uma coisa que realmente vai realmente fomentar cidades inteligentes no Brasil”, afirmou.

O prefeito aproveitou a oportunidade para convidar a ABDI para falar dos assuntos relativos à inovação num evento destinado aos prefeitos brasileiros, que será realizado em março, em Curitiba, durante o Smart City Expo Curitiba 2022.

O foco da ABDI é investir em inovação e na transformação digital das empresas. Dentro do Projeto Cidades Inteligentes, tem como objetivo a implantação de cases reais de soluções tecnológicas para Smart Cities no território nacional.

Presenças

Participaram da assinatura do termo o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira, o assessor do gabinete do prefeito, Lucas Navarro, o diretor jurídico da Agência Curitiba, Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda, e o gerente da Unidade de Novos Negócios da ABDI, Tiago Faierstein.

NOTÍCIAS RELACIONADAS