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Aplicativos e serviços on-line a serviço do cidadão curitibano

Desde 2017, cinco aplicativos gratuitos da Prefeitura foram lançados, facilitando o dia a dia dos moradores da capital. Saúde Já, Curitiba APP, 156, Nota Curitibana e Urbs Táxi Curitiba estão disponíveis para os sistemas iOS e Android, com mais de 900 mil de downloads. Também foram lançados o cadastro on-line de creches, o EstaR Digital, a […]

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Aplicativos e serviços on-line a serviço do cidadão curitibano. Foto: Hully Paiva/SMCS

Desde 2017, cinco aplicativos gratuitos da Prefeitura foram lançados, facilitando o dia a dia dos moradores da capital. Saúde Já, Curitiba APP, 156, Nota Curitibana e Urbs Táxi Curitiba estão disponíveis para os sistemas iOS e Android, com mais de 900 mil de downloads.

Também foram lançados o cadastro on-line de creches, o EstaR Digital, a emissão de alvará pela internet (além de outros 27 serviços da área de Urbanismo que passaram a ser oferecidos on-line, como licenciamentos para reformas, segundas vias), o atendimento on-line na Centra de Libras e os serviços de recursos on-line na área de trânsito.

Com os apps, serviços que antes dependiam, por exemplo, de deslocamento até um equipamento municipal ou de preencher um talonário de papel, podem ser feitos pelo Smartphone.

Pioneiro entre os apps da Prefeitura, o Saúde Já Curitiba contabiliza 12,3 milhões de acessos, 700 mil downloads e um milhão de agendamentos desde 2017, quando foi lançado. A app começou com agendamento do primeiro atendimento em enfermagem e hoje disponibiliza outros serviços, como agendamento na odontologia, carteirinha de vacinação, situações de emergência, informações para gestantes e orientações sobre prevenção da pandemia do novo coronavírus.

O aplicativo Nota Curitibana, programa que incentiva com prêmios mensais o cidadão que pede a nota fiscal do ISS, foi lançado em 2018 e permite acompanhar o saldo de créditos e os sorteios mensais. Em dois anos, 24.760 downloads foram feitos.

O aplicativo Curitiba 156 também é um dos mais acessados da capital paranaense. Desde o lançamento, em 2019, foram quase seis milhões de registros, entre solicitações de serviços (126.346) e acesso a informações (5.795.009) da cidade. De acordo com levantamento da Prefeitura, 81,62% dos usuários aprovam o Curitiba 156, que está no smartphone de 151.139 usuários.

O aplicativo Urbs Táxi também chegou em 2019, permitindo aos taxistas da capital atender passageiros como os motoristas de aplicativos de transporte. Pelo app, que já teve 5,3 mil downloads de passageiros, 2.137 taxistas podem ser chamados pelo smartphone dos curitibanos.

Já Curitiba APP é o primeiro aplicativo integrado de uma capital brasileira e reúne, desde 2019, todos os serviços e informações do município, bem como uma interface com os demais aplicativos da Prefeitura. Leve e com baixo consumo de internet, o Curitiba APP já teve 37.047 downloads.

Vagas em creches

Além dos aplicativos, a Prefeitura tem investindo em outras iniciativas inovadoras para tirar a administração municipal da era analógica. Desde fevereiro de 2020, as famílias curitibanas podem fazer solicitação de vagas em creches municipais pela internet.

Também pelo Curitiba APP é possível escolher um dos aplicativos homologados pela Prefeitura e Urbs para a compra de crédito do EstaR Digital. O serviço usa a inteligência artificial para facilitar a vida do motorista, avisando inclusive quando o prazo de estacionamento estiver acabando, dando a opção de renovação.

A Prefeitura, nos últimos quatro anos, não mediu esforços para acabar com a demora na emissão de alvarás e outros documentos. Hoje, são 28 serviços on-line da Secretaria Municipal do Urbanismo, com destaque para a emissão de alvará para construção e reforma.

A partir do Portal do Serviços da Prefeitura é feito desde o cadastramento da solicitação, anexação de documentos, do projeto em formato digital, emissão de taxas até o recebimento do alvará e do projeto aprovado, já com a integração dos dados entre as secretarias municipais do Urbanismo, Meio Ambiente, Obras Públicas, Ippuc e Setran.

Para as creches, foi criado o cadastro on-line, por meio do qual as famílias interessadas em uma vaga na rede pública podem fazer sua inscrição.

Na área de trânsito, os motoristas podem apresentar recursos de multas, protocolar a indicação de condutor (no caso de multas) e apresentar pareceres de seus recursos.

Para as pessoas com deficiência, a Central de Libras implantou um sistema de atendimento on-line pelos aplicativos Skype e Whatsapp. E o agendamento para usuários dos ônibus do transporte (gratuito) para pessoas com deficiência também ganhou atendimento on-line.

– APPS lançados: Curitiba APP, Saúde Já, 156, Nota Curitibana, Urbs Táxi Curitiba.

– 900 mil downloads dos cinco aplicativos feitos desde 2017.

– Novos serviços on-line/digitais: cadastro on-line para creches, EstaR Digital, emissão de alvará pela internet e mais 27 serviços de Urbanismo (como licenciamento para reformas, entre outros), atendimento on-line, recursos de multas de trânsito e atendimento on-line na Central de Libras

– 1 milhão de agendamentos feitos pelo app Saúde Já desde 2017.

– 24.760 downloads do aplicativo Nota Curitiba, lançado em 2018.

– 2.137 taxistas podem ser chamados pelo Urbs Táxi.

– 88,65% dos usuários aprovam o app Curitiba 156.

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