156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Eventos

Eventos

Atenção Startups do Vale do Pinhão de Curitiba: Hub InovAtiva tem inscrições abertas para novo ciclo de aceleração até 13/8

O programa de aceleração do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), o InovAtiva está com inscrições abertas para segundo ciclo de aceleração de 2023 abertas até 13 de agosto, para os programas de aceleração InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental. Startups e empreendedores podem se inscrever gratuitamente pelo site https://bit.ly/ParceirosCiclo20232 , entre […]

compartilhe

O programa de aceleração do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), o InovAtiva está com inscrições abertas para segundo ciclo de aceleração de 2023 abertas até 13 de agosto, para os programas de aceleração InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental.

Startups e empreendedores podem se inscrever gratuitamente pelo site https://bit.ly/ParceirosCiclo20232 , entre os dias 17 de julho e 13 de agosto de 2023. 

O Vale do Pinhão incentiva a participação das startups neste que é o maior programa de aceleração de startups da América Latina.

No primeiro ciclo deste ano, 17 startups da capital paranaense foram selecionadas e Curitiba foi a segunda cidade com mais startups dentre as 280 empresas selecionadas entre quase mil inscrições.

No InovAtiva Experience, evento que encerra o ciclo, quatro startups do Vale do Pinhão foram premiadas como destaque: Única Entrega, Soul Brasil Esportes, B2BHotel e Wifi Wiz.

Seleção

Para o Ciclo 2023.2 do InovAtiva Brasil, serão selecionados 220 negócios que estejam nas fases de validação, operação e tração, serão selecionados para o InovAtiva Brasil https://www.inovativa.online/inovativa-brasil/ .

Outras 60 iniciativas será selecionadas para o InovAtiva de Impacto Socioambiental https://www.inovativa.online/inovativa-impacto/ , focado em empresas com missão de gerar impacto social ou ambiental positivo.

Ambos programas são de abrangência nacional e oferecem capacitação, conexão e mentorias aos participantes de forma completamente gratuita e equity free.

“Além de ser um programa de aceleração para startups, o InovAtiva também é uma ação que visa fomentar e disseminar a cultura de mentoria, criar oportunidades de negócios também para investidores-anjo e encorajar as dinâmicas entre os atores em seus ecossistemas”, afirma Luiz Gondin, diretor de transformação digital, inovação e novos negócios do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Serviços).

Desde a criação do InovAtiva, em 2013, já foram aceleradas mais de 3.500 startups de todo o país, pelos programas InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental nos mais variados tipos de negócios. Destas, mais de 1.600 foram conectadas a investidores(as).

Suporte do Vale do Pinhão

O Vale do Pinhão contribui com este hub de aceleração do governo federal com representantes que auxiliam na divulgação do projeto para a participação das startups do ecossistema de inovação curitibano: Everson Motta e o Coordenador de Ambientes de Inovação da Agência Curitiba, Marlon Alves Cardoso.

Os resultados das quatro startups curitibanas no programa de aceleração nacional refletem os investimentos das ações da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que oferta apoio às startups em programas como os coworking públicos Worktibas e o Cidade das Startups.

Aceleração e Conexão

Serão 13 semanas intensas de muita evolução e aprendizado, divididas em duas etapas: Aceleração e Conexão.

Durante a primeira fase, com início em 4 de setembro, os selecionados passam por mentorias individuais e coletivas com especialistas do mercado, conteúdos sobre empreendedorismo, capacitação empreendedora e atividades de conexão. O encerramento dessa etapa ocorre durante o evento InovAtiva Day, no qual é oferecida uma agenda de palestras, painéis e treinamentos de pitch para as startups do Ciclo. 

As soluções de maior potencial seguem para a segunda etapa, Conexão, com início em 6 de novembro, em que recebem mais uma rodada de mentorias individuais especializadas para o desenvolvimento de seus negócios, encerrando-se com o InovAtiva Experience, em São Paulo (SP), onde as startups recebem o feedback de mentores(as) sobre seu pitch no Demolation e apresentar suas soluções para a maior banca de investidores(as) do país, no Demoday.

Os(as) participantes do InovAtiva de Impacto Socioambiental recebem capacitação voltada ao empreendedorismo em negócios de impacto, mentoria com executivos e especialistas na área socioambiental e são conectados a investidores(as) interessados(as) em apoiar soluções no setor.

Sobre o InovAtiva

O InovAtiva é uma política pública que promove um conjunto de iniciativas de apoio ao desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador no Brasil, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), em co-execução em rede com Impact Hub Brasil e Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Em 2021, o programa de aceleração InovAtiva Brasil deu um passo à frente e agora é o Hub InovAtiva, que completa 10 anos em 2023 e já contribuiu para o desenvolvimento de mais de três mil e quinhentos negócios inovadores de todo país, oferecendo uma série de produtos e programas para apoiar a criação de uma nova geração de soluções e otimizar o potencial das startups nacionais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS