156 Acesso àInformação

Eventos

Eventos

Avanços de Curitiba serão compartilhados em debates do Smart City Expo

Os olhos do mundo se voltam mais uma vez para a capital, nos dias 24 e 25 de março, com a terceira edição do Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. O fórum internacional, no Expo Barigui, será dividido em duas áreas, o congresso e a feira de […]

compartilhe
Smart Plaza Vale do Pinhão, o espaço da cidade na área de feira que irá mostrar as soluções e iniciativas desenvolvidas pelo município e pelo ecossistema de inovação de Curitiba. Divulgação

Os olhos do mundo se voltam mais uma vez para a capital, nos dias 24 e 25 de março, com a terceira edição do Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. O fórum internacional, no Expo Barigui, será dividido em duas áreas, o congresso e a feira de soluções inteligentes, com os avanços curitibanos como destaque da programação.

Haverá participação de representantes do município em painéis, encontros e na feira para compartilhar soluções da cidade para a melhoria do dia a dia da população.

“Curitiba voltará a ser a capital mundial da inovação, reunindo especialistas, governos, empresas e profissionais de todo o mundo, que debaterão e buscarão soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades neste pós-pandemia”, afirma o prefeito Rafael Greca. “Temos a obrigação de provocar a inovação e este evento internacional integra as ações do município e do ecossistema de inovação da capital, o Vale do Pinhão, dentro do Plano de Retomada Econômica.”

Além de transferir seu gabinete para o Pavilhão de Exposições do Barigui durante os dois dias do evento, o prefeito participará de debates e visitará a área de exposições, onde estará o Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da cidade na área de feira que irá mostrar as soluções e iniciativas desenvolvidas pelo município e pelo ecossistema de inovação de Curitiba.

“Curitiba tem dado muitos passos adiante como cidade inteligente, com a adoção de inovações que tem chegado aos cidadãos, assegurando a justiça social”, saliente Greca.

Na semana do Smart City Expo Curitiba, o prefeito também será anfitrião da 85ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que irá discutir, de 22 a 25 de março, pautas dos municípios do país, em áreas como finanças, saúde e inovação. Os prefeitos participantes da reunião também participam de uma plenária no primeiro dia do Smart City.

Além da agenda do prefeito Rafael Greca durante o Smart City, também estão confirmadas as participações em debates do vice-prefeito Eduardo Pimentel (no painel Como podemos tornar as promessas de Cidades Inteligentes tangíveis para os cidadãos e suas expectativas); de Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação (Lidando com a complexidade: inovação em políticas públicas); de Alexandre Jarschel, secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Como as autoridades locais podem liderar os caminhos da Transformação Digital dos serviços públicos?); Alessandra Reis, coordenadora de Cidades Inteligentes e Internacionalização da Agência Curitiba (Estratégias de inovação para cidades); e de um representante do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que irá debater sobre o tema Como as cidades podem liderar a mudança para novos modelos de transporte?.

Evento

Depois da interrupção dos eventos presenciais pela pandemia, o Smart City Expo Curitiba retorna em 2022 para o Expo Barigui. O fórum internacional na capital é organizado pelo hub curitibano iCities Smart Cities Solutions e tem a chancela da Fira Barcelona, responsável pelo Smart City Expo World Congress, o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, que ocorre anualmente na Espanha.

O Smart City Expo Curitiba 2022 tem apoio da Prefeitura, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Vale do Pinhão.

A expectativa de público do evento em 2022 é de 15 mil pessoas, somando o público presencial e o que deve acompanhar a programação digital. Em 2019, última edição presencial, o evento teve a participação de 7 mil pessoas.


Smart City Expo Curitiba 2022 – Society Leading The Urban Future

Data: 24 e 25 de março de 2022
Local: Centro de Eventos Expo Barigui, no Parque Barigui
O Smart Plaza Vale do Pinhão integra da área de exposições do evento, que terá visitação gratuita. Será preciso apenas fazer inscrição no site do Smart Ciy Expo Curitiba 2022 (já abertas). Apenas a área do congresso é paga.

NOTÍCIAS RELACIONADAS