156 Acesso àInformação

Programas em ação

Programas em ação

Bom Negócio forma mais 165 empreendedores com foco em inovação

O Memorial de Curitiba ficou lotado, na noite de terça-feira (12/11), para a formatura da terceira turma do Bom Negócio – Vale do Pinhão. O programa de capacitação em negócios da Prefeitura, desenvolvido pela Agência Curitiba e parceiros, certificou 165 alunos. O Bom Negócio – Vale do Pinhão foi relançado no ano passado pelo prefeito […]

compartilhe
Bom Negócio forma mais 165 empreendedores com foco em inovação. Curitiba, 13/11/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

O Memorial de Curitiba ficou lotado, na noite de terça-feira (12/11), para a formatura da terceira turma do Bom Negócio – Vale do Pinhão. O programa de capacitação em negócios da Prefeitura, desenvolvido pela Agência Curitiba e parceiros, certificou 165 alunos.

O Bom Negócio – Vale do Pinhão foi relançado no ano passado pelo prefeito Rafael Greca, que esteve presente à cerimônia e felicitou os formandos do curso com aulas à distância (EAD) e presenciais.

“Parabéns a todos por participarem, nos últimos seis meses, desta jornada empreendedora. Vocês estão inventando o seu emprego, ao abrir novos negócios com foco na inovação”, disse Greca.

A presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, destacou que o novo Bom Negócio mobilizou vários integrantes do ecossistema de inovação da cidade, dentro do conceito do Vale do Pinhão. “As aulas presenciais ocorrem nas sedes das instituições parceiras Centro Europeu, Positivo, Unibrasil, Uninter e Uniopet”, lembrou.

Ela também agradeceu o apoio de entidades como o Sebrae-PR, o Isae-PR, a Associação Comercial do Paraná (ACP), o Endeavor, a Fecomércio-PR, a Escola Conquer e a Assespro.

Daniela Vitório Del Puente, coordenadora do programa, destacou a importância dos empreendedores formandos para Curitiba. “Vocês vão ajudar a movimentar a economia local e promover o desenvolvimento socioeconômico da capital”, avaliou ela.

Um recomeço

Renato Teixeira Filo, 33 anos, trabalha com manutenção de aviões e, há seis meses, também abriu um e-commerce com produtos para o público geek (fãs de tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos, mangás, livros, filmes e séries). Paralelamente ao início do novo empreendimento, ele também se inscreveu no Bom Negócio – Vale do Pinhão para estar mais capacitado.

“O curso me ajudou a organizar financeiramente a empresa e a explorar mais as ferramentas de marketing e a ser mais criativo”, contou ele.

Ana Júlia Reis, 56 anos, vai se aposentar no próximo ano e frequentou as aulas do Bom Negócio – Vale do Pinhão para planejar a abertura de uma loja de acessórios femininos artesanais. “Quero estar preparada para vender em redes sociais e também a trabalhar melhor com estoque”, observou ela.

Dança e Madalosso

Antes da entrega dos certificados de conclusão do Bom Negócio – Vale do Pinhão, os empreendedores formandos assistiram a apresentação do Grupo de Dança do Colégio Estadual (Dancep), que levou para o Memorial de Curitiba o espetáculo Guido Viaro: entre flores e cores.

O evento também teve um bate-papo com Flora e Beto Madalosso, duas gerações da tradicional família curitibana proprietária de um império gastronômico com 15 restaurantes, bares e padaria. Para Dona Flora, o segredo do sucesso dos negócios dos Madalosso são quatro valores: honestidade, trabalho, fé e família.

“Sempre existirão desafios e não faltaram momentos que pensamos em desistir, mas tendo sempre estes princípios a gente consegue superar os problemas”, justificou ela.

A cerimônia teve a presença do CEO do Centro Europeu, Ronaldo Cavalieri; da superintendente da Uniopet, Adriana Karam; do gestor do Bom Negócio – Vale do Pinhão na Uniopet, Edson Herek; da coordenadora da área de Negócios e Comunicação da Unibrasil, Melânia Carnhelutti;  do coordenador de pós-graduação da área de gestão da Uninter, Alexandre Andrade; da gestora do Bom Negócio – Vale do Pinhão na Universidade Positivo, Lígia Cardoso; e do coreógrafo do Grupo Dancep, Fernando Nascimento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS