156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Eventos

Eventos

Casal surdo tem suporte do Espaço Empreendedor e da Central de Libras de Curitiba para abrir uma loja

Espaço empreendedor Cajuru atende em libras. Curitiba, 25/09/2023. Foto: Levy Ferreira/SMCS 1/15 O soldador Fernando Carlos de Moraes da Costa, 34 anos, e sua namorada, Jaqueline dos Santos Pinheiro, 32 anos, planejam abrir um negócio e, prudentes, procuraram o Espaço Empreendedor do Cajuru, na manhã desta segunda-feira (25/9) em busca de apoio para tirar o […]

compartilhe

Espaço empreendedor Cajuru atende em libras. Curitiba, 25/09/2023. Foto: Levy Ferreira/SMCS

O soldador Fernando Carlos de Moraes da Costa, 34 anos, e sua namorada, Jaqueline dos Santos Pinheiro, 32 anos, planejam abrir um negócio e, prudentes, procuraram o Espaço Empreendedor do Cajuru, na manhã desta segunda-feira (25/9) em busca de apoio para tirar o projeto do papel. 

As dúvidas que os dois levaram consigo são as mesmas de todos que decidem enveredar pelo caminho do empreendedorismo: que documentos providenciar, quais as taxas. Mas para as respostas, o casal contou com um apoio particular: a tradução simultânea. Os dois são surdos e se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, por isso, contaram com o suporte da intérprete do Centro de Libras do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura, Sonia Franco de Paula, que traduziu as orientações do assessor técnico para o casal.

O atendimento, gratuito, foi feito na parceria intersetorial do Programa Curitiba Empreendedora, que gerencia as ações dos nove espaços empreendedor da cidade, com a Central de Libras. 

“Estamos idealizando uma loja nossa, dando os primeiros passos. Eu estava ansioso para saber se seria possível ter CNPJ, qual o passo a passo. Foi muito bom saber que posso contar com todo esse apoio e quero ser o primeiro surdo da cidade a ter meu bar e incentivar outros a também empreenderem”, disse Costa, em Libras.

No atendimento, o assessor técnico do Espaço no Cajuru, João Max, passou informações sobre as vantagens de abrir o MEI e fez a Consulta Prévia de Viabilidade do local onde o casal planeja abrir seu comércio, uma combinação de sorveteria e bar. E deu a boa notícia: pela legislação municipal, o endereço está em uma área que pode receber os serviços pretendidos.

O casal se mostrou interessado em se formalizar e se juntar aos mais de 209 mil microempreendedores individuais de Curitiba, que podem contar, permanentemente, com os serviços, capacitações e orientações oferecidas, gratuitamente, pelos nove espaços empreendedor da cidade. 

Semana da empregabilidade

O atendimento no Espaço Empreendedor com suporte de intérprete de Libras foi agendado pelo casal durante a Semana da Empregabilidade Pessoa com Deficiência, promovida na semana passada (de 19 a 22/9) pela Fundação de Ação Social (FAS) e o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

No primeiro dia do evento, Fernando e Jaqueline conheceram a equipe do Espaço Empreendedor, que agendou o atendimento para o casal ter mais informações e serviços na manhã desta segunda.

Nas próximas vezes que quiserem contar com os serviços do Espaço Empreendedor, eles irão fazer o agendamento por e-mail (confira os endereços neste link) no local mais próximo da casa deles, informando a necessidade do acompanhamento de um intérprete de Libras.

Outras pessoas surdas que tenham a vontade de empreender em Curitiba também podem solicitar o atendimento no Espaço Empreendedor mais próximo, com o suporte de tradução em Libras, com o agendamento prévio. 

“Este é mais um passo que damos para ampliar a diversidade no empreendedorismo, em uma ação intersetorial que amplia nosso escopo de atendimento, nos ajuda a compreender as necessidades específicas da pessoa com deficiência e seus familiares para terem seus próprios negócios, tornando Curitiba, cada vez mais, uma cidade para todos”, destaca a coordenadora do Programa Curitiba Empreendedora, Letícia Justus.

Os Espaços Empreendedor

Os nove espaços empreendedor da cidade – localizados nas Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC – são locais da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, gerenciados pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, para incentivar o desenvolvimento de novos negócios na cidade e dar suporte aos Microempreendedores Individuais (MEI), dentro do Programa Curitiba Empreendedora.

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com agendamento prévio, via internet, pelo site da Agenda Online.

Central de Libras

A Central de Libras é um serviço do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência que oferece aos surdos acompanhamento em consultas, entrevistas de emprego, audiências e demais situações onde seja necessária a interpretação, quebrando a barreira comunicacional para que a pessoa com deficiência auditiva tenha igualdade de oportunidade no acesso aos serviços oferecidos pela sociedade.

Além dos agendamentos por e-mail nos Espaço Empreendedor, outros tipos de agendamentos para outros tipos de acompanhamentos com intérprete de Libras podem ser feitos pelo WhatsApp (41) 9 9974-2594, (41) 9 8534-2258 ou (41) 9 8535-0024 ou pelo e-mail centraldelibras@curitiba.pr.gov.br.

NOTÍCIAS RELACIONADAS