156 Acesso àInformação

Cases de Sucesso

Robô Laura

Um exemplo da inovação a serviço da medicina. O Robô Laura é um software que cruza milhares de dados e identifica paciente com o perfil para desenvolver a infecção. A tecnologia, desenvolvida com o apoio do Vale do Pinhão, já foi testada no Hospital Nossa Senhora das Graças e reduziu em 60% os casos do gênero. Conheça o case!

compartilhe

Um exemplo da inovação a serviço da medicina é o robô Laura, criado em Curitiba pelo analista de sistemas Jacson Fressato. Depois de perder a filha com septicemia com apenas 18 dias de vida, ele empreendeu uma jornada para salvar vidas e evitar que a doença cause mais mortes.

O Robô Laura é um software que cruza milhares de dados e identifica paciente com o perfil para desenvolver a infecção. A tecnologia já foi testada no Hospital Nossa Senhora das Graças e reduziu em 60% os casos do gênero.

O software tem a capacidade de aprender analisando, entendendo e até conversando com áreas operacionais de, por exemplo, hospitais. Assim é possível acompanhar rapidamente, com o cruzamento de dados, se o paciente está deteriorando e detectar a ocorrência de sepse. Em três anos, o Laura já está presente em 13 hospitais e seis instituições.

“É uma forma de eu honrar a memória da minha filha. Hoje o robô Laura salva 10 pessoas por dia”

diz Jacson