156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Eventos

Eventos

Com o Vale do Pinhão, Curitiba é a cidade mais inteligente e conectada do Brasil

Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil (ranking Connected Smart Cities 2022), Cidade Mais Sustentável da América Latina (Corporate Knights), uma das Seis Cidades Mais Inteligentes do Mundo (World Smart City Awards 2022), prêmio Smart City América Latina (Smart City Latam Awards) e, pelo segundo ano consecutivo, uma das sete Comunidades Mais Inteligentes do Mundo […]

compartilhe

Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil (ranking Connected Smart Cities 2022), Cidade Mais Sustentável da América Latina (Corporate Knights), uma das Seis Cidades Mais Inteligentes do Mundo (World Smart City Awards 2022), prêmio Smart City América Latina (Smart City Latam Awards) e, pelo segundo ano consecutivo, uma das sete Comunidades Mais Inteligentes do Mundo (Intelligent Community Forum/ICF).


As iniciativas de smart city voltadas à melhoria dos serviços públicos e ao apoio à geração de emprego e renda garantiram a Curitiba a conquista de vários títulos e reconhecimentos nacionais e internacionais em 2022. Tudo fruto da mobilização da Prefeitura, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e dos demais atores do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da cidade. Isso tudo também valeu ao prefeito Rafael Greca uma posição entre as quatro maiores lideranças do mundo em Cidade Inteligente, em avaliação do Smart City Awards de Barcelona.

Geração de empregos
Esta política de cidade inteligente adotada por Curitiba, que alia o apoio do município e do ecossistema de inovação ao crescimento econômico sustentável e a pautas de impacto ambiental e social, mostra que a capital está pronta para os desafios do futuro.
Um dos indicadores mais importantes da economia, o de geração de postos de trabalho, confirma isso. Curitiba criou 36.043 empregos com carteira assinada de janeiro a setembro de 2022, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. A capital foi a quinta do país em número de empregos gerados.
Responsável pela política de empreendedorismo e inovação do município, a Agência Curitiba tem tido um papel importante na articulação do ecossistema (empreendedores, startups, aceleradoras, incubadoras, entidades de fomento, empresas e economia criativa) e na melhora no ambiente de negócios, agora muito mais favorável.
“Dos pequenos empreendedores dos bairros a startups como Ebanx, MadeiraMadeira e Olist, os primeiros unicórnios do Vale do Pinhão (empresas de tecnologia avaliadas em mais de US$ 1 bilhão), todos sabem que podem investir na capital, gerar empregos e conquistar novos mercados sem sair daqui, apoiados pelo Vale do Pinhão”, afirma Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.
Programas de apoio
Entre as ações desenvolvidas pelo Vale do Pinhão estão programas de apoio a quem deseja empreender ou disputar os chamados empregos do futuro (Bom Negócio, Worktiba, Espaços Empreendedor, Fab Lab e 1º Empregotech); incentivos ao aperfeiçoamento e a valorização dos negócios das mulheres (Empreendedora Curitiba); iniciativas de legislação para inovação (Lei de Inovação, Alvará Digital e Decreto do 5G); e incentivo fiscal (Tecnoparque), que favorecem a performance econômica e atraem empreendimentos.
Também são iniciativas do Vale do Pinhão eventos que promovem integração (Paiol Digital, Business Round e Conexões Vale do Pinhão); estimulo às conexões de pesquisa, desenvolvimento e investimento em inovações tecnológicas por startups (Programa Sandbox Curitiba); e a promoção de iniciativas públicas e privadas que se traduzem em reurbanização e sustentabilidade (Fazenda Urbana, hortas comunitárias, Jardins de Mel e ruas inteligentes).
Outra iniciativa do Vale do Pinhão, em parceria com o Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), é a ampliação dos limites geográficos do movimento do ecossistema, buscando incluir também nas ações os outros 28 municípios da Grande Curitiba.
Smart City Expo
Além de toda a programação anual de capacitações e conexões promovidas pelo Vale do Pinhão, Curitiba voltou a sediar em 2022 a versão brasileira do maior evento mundial de cidades inteligentes e faz a contagem regressiva para a quarta edição do evento, em março de 2023.
O Smart City Expo Curitiba 2022 ocorreu nos dias 24 e 25 de março, no Expo Barigui, e recebeu 10,2 mil visitantes presenciais de 30 nacionalidades, um crescimento de 46% em relação ao público de sete mil pessoas que estiveram na exposição e no congresso em 2019.
Em 2023, o Smart City Expo Curitiba irá ocorrer nos dias 22, 23 e 24 de março, também no Expo Barigui, e ganhará um dia a mais em relação às edições anteriores. Será o quarto ano consecutivo que a capital sediará o fórum internacional de smart cities organizado pelo hub curitibano de negócios e soluções iCities, com apoio da Prefeitura e do Vale do Pinhão.

TechRoad em Portugal
Em 2022 Curitiba uniu-se a Joinville, Florianópolis, Porto Alegre e Caxias do Sul, formando o programa TechRoad, para atração de investimentos em tecnologia para a região Sul. Juntas, as cidades tiveram um estande no WebSummit Lisboa, o maior evento de tecnologia e inovação do mundo.
Iniciativas do ecossistema de inovação do Vale do Pinhão e Agência Curitiba em 2022
Worktiba
Denominados Worktibas, os primeiros coworkings públicos do país, inaugurados a partir de 2017, receberam neste ano 78 empreendedores, sendo 41 startups, 15 projetos de economia colaborativa e 22 projetos de impacto social. São três unidades: Parque Barigui, Cine Passeio e Rua da Cidadania do Boqueirão.
Este ano, as atividades presenciais nos espaços foram retomadas. De 2017 a 2022, passaram pelos coworkings da Prefeitura 266 startups e empreendedores.
Fernanda Scraba, 42 anos, é diretora executiva da Hospeda Eventos, uma plataforma de travel tech que conecta os produtores de eventos e público participante à rede hoteleira e às experiências turísticas do destino. Criada em 2020, a empresa totalmente on-line utiliza o Workitiba Barigui.
“O diferencial do Workitiba são as relações que o lugar oportuniza, ele nos aproxima das capacitações e ações do ecossistema do Vale do Pinhão e da Agência Curitiba. Sem contar que esse apoio da Prefeitura às empresas com um espaço físico é fundamental. É um lugar para interagir não só com os clientes, mas também com outras empresas”, diz Fernanda.
Bom Negócio
Relançado em 2018, o programa Bom Negócio já preparou 5.117 pessoas para um novo olhar sobre gestão empresarial, com foco, principalmente, no mundo digital.
Em 2022, o programa foi renovado pela Agência Curitiba e ganhou, além do curso Empreendedor Bom Negócio, os cursos de Startup e Tecnologia. Foram 224 certificações em 2022 nos três cursos. Entre eventos (incluindo aula inaugural e formatura), cursos e capacitações, o Bom Negócio contou com a participação de 1.172 pessoas.
“Hoje vejo que sou empreendedora na veia. Cursei todos os módulos do programa Bom Negócio e tenho recomendado para que outras pessoas também tenham essa oportunidade de aprender como alavancar seus negócios”, conta Maristela Dias Antoniaconi, 55 anos, proprietária do Alquimias Biscuit, que se formou no programa Bom Negócio 2022.
“O Bom Negócio é praticamente uma pós-graduação que ensina ao empreendedor o que ele precisa para evoluir”, completa Luciana Ivanike, 41 anos, proprietária da Piec Pães Artesanais e vencedora do Prêmio Empreendedora Curitibana 2021 na categoria MEI.
Espaços Empreendedor
Porta de entrada para quem quer formalizar um negócio em Curitiba e se tornar um microempreendedor individual (MEI), os nove Espaços Empreendedor realizaram mais de 145 mil atendimentos presenciais em 2022, a maioria com agendamento online. Os locais ainda mantiveram agenda de capacitações gratuitas. Atualmente, a Prefeitura de Curitiba conta com Espaços Empreendedor nas Ruas da Cidadania Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Pinheirinho, Portão/Fazendinha, Santa Felicidade e Tatuquara.
Empreendedora Curitibana
O programa incentiva o empreendedorismo feminino em Curitiba e RMC, auxiliando mulheres em seus negócios. O ponto alto é o prêmio bianual Empreendedora Curitibana, que tem cinco categorias (Micro e Pequena Empresa, Microempreendedora Individual, Ideia Empreendedora, Empresa de Impacto Socioambiental e Startup) e será realizado em 2023. A premiação encerrará uma agenda de capacitações do programa que promoveu 27 eventos em 2022. Desde 2020, já foram realizadas 82 atividades, beneficiando 30.491 mulheres no período.
1º Empregotech
Em 2022, 450 jovens de 16 a 29 anos participaram do programa 1º Empregotech, de capacitação gratuita em programação para empresas de tecnologia. O programa da Prefeitura de Curitiba, uma parceria da Fundação de Ação Social (FAS) e Agência Curitiba, foi lançado em 2020 e formou 379 jovens em dois anos. Também foi parceiro do 1º Empregotech 2022 a Digital Innovation One (DIO), uma comunidade com milhares de desenvolvedores de software que acelera gratuitamente a carreira de pessoas por meio de cursos.
Programa Sandbox Curitiba
O programa Cidade das Startups foi criado pela Agência Curitiba para concentrar as ações que visam atrair e acelerar empreendimentos de startups. Sandbox é um ambiente livre de regulações voltado para pesquisas, testes e validação de tecnologias, implementado no Brasil a partir do Marco Legal das Startups (Lei Federal n° 182/21).
Lei do 5G
Curitiba foi uma das primeiras capitais do país a receber, em 2022, o sinal da quinta geração das redes móveis (5G), 100 vezes mais rápida que o 4G. Desde 2019, Curitiba saiu na frente em relação às demais cidades do Brasil ao modernizar as leis que regulamentam a instalação de antenas de telefonia celular na cidade, facilitando agora a implantação da tecnologia 5G. O Decreto nº 989 é elogiado pelo mercado, que considera Curitiba um exemplo e serve de referência para que outras cidades brasileiras pudessem também se adequar. Com isso, Curitiba está no Top 3 do ranking 2022 de cidades com melhores políticas para instalação da estrutura do 5G (Ranking Cidades Amigas do 5G).
Conecta 5G
Curitiba foi a única capital a participar em 2022 do projeto piloto Conecta 5G, do Ministério das Comunicações e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que permitiu o teste de uma antena 5G integrada a luminária pública, sendo uma solução à necessidade de elevado número de antenas para que a tecnologia 5G opere nas cidades.
Fab Lab Cajuru
Parceria entre a Agência Curitiba e a Fundação de Ação Social (FAS), o Fab Lab Cajuru tem a chancela do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e é um espaço de prototipagem e inclusão digital para estudantes, empreendedores e empresas. Em 2022, o Fab Lab recebeu alunos do 1º Empregotech, que participaram de oficinas sobre Metaverso (ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como realidade virtual e hologramas), realidade aumentada (tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade) e virtualização (tecnologia que permite criar serviços de TI valiosos usando recursos que estão tradicionalmente vinculados a um determinado hardware).
Tecnoparque
O programa Tecnoparque garante investimentos e geração de empregos com a redução de 5% para 2% do Imposto Sobre Serviços (ISS) para as empresas de base tecnológica e instituições de ciência e tecnologia para desenvolver projetos de inovação tecnológica. O retorno econômico desse incentivo se mostra pela geração de empregos e ampliação no faturamento, que reduz a renúncia de tributação no tempo. Segundo dados da Secretaria de Finanças, considerando o período entre 2018 e 2022, o município incentivou o desenvolvimento de inovações tecnológicas com R$ 208 milhões pelo programa. Atualmente, são 110 empresas ativas no programa que, juntas, empregam 16,7 pessoas e tem com faturamento total estimado de R$ 10,4 bilhões.
Paiol Digital, Pitch Live e Business Round
Em 2022, eventos de conexão, cursos e capacitações promovidos pelo Vale do Pinhão, através da Agência Curitiba, voltaram a ser presenciais, mas, alguns continuaram a utilizar toda facilidade do acesso virtual, sendo gravados, transmitidos e disponibilizados na Internet. Foram, ao todo, 124 atividades oferecidas, com 4 mil participantes presenciais.
O Paiol Digital voltou ao presencial, trazendo diversos speakers de renome em empreendedorismo, inovação e cidades inteligentes. Foram oito episódios, que também foram transmitidos online e disponibilizados no Youtube do Vale do Pinhão, atingindo 1.336 pessoas.
O debate sobre temas da inovação e tendências da transformação digital se deu em cinco edições do Talk Vale do Pinhão, transmitido pelo Instagram, com 1.385 expectadores, e com a série de 05 encontros do Transformação Digital, no auditório no Engenho da Inovação, que obteve 396 participações;
Os empreendedores de pequenos negócios receberam orientações técnicas e consultorias em finanças, planejamento, marketing e presença digital durante o Mutirão MEI, Micro e Pequenas Empresas. Foi realizado no Mercado Municipal, em maio, e atraiu mais de 500 empresários de pequenos negócios (MEIs e MPEs).
O Festival de Empreendedorismo do Vale do Pinhãofoi realizado em outubro, em parceria com Sebrae/PR, oferecendo palestras, apresentações culturais, rodadas de negócios, mentorias e feira com 53 expositores no Parque Barigui, que teve 2.498 visitantes.
Cerca de 1.800 pessoas da comunidade da inovação participaram dos 10 encontros de negócios Business Round Vale do Pinhão, um evento diferenciado que gera conexões entre empreendedores, pesquisadores e investidores em espaços descontraídos, como bares e restaurantes.
As três unidades do Worktiba, no Cine Passeio, Barigui e Rua da Cidadania do Boqueirão, passaram a oferecer uma trilha de pré-incubação, com nove encontros, a fim de orientar, capacitar e viabilizar para o mercado, os negócios das 78 empresas nascentes instaladas nesses coworkings públicos.
Para fechar o ano, em dezembro ocorreu o maior evento do ecossistema de inovação de Curitiba. O Conexões Vale do Pinhão também voltou ao presencial no Teatro Guaíra. A edição 2022 lotou, outra vez, o espaço no Centro com participação de 2.100 pessoas, rodadas de negócios e experiências inovadoras oferecidas ao público e atrações de referência nacional em inovação.
Reconhecimentos nacionais e internacionais do Vale do Pinhão em 2022

  • Curitiba conquistou o título de Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2022. A cidade também ficou em primeiro lugar na categoria Empreendedorismo, mesma colocação do ano passado, e em segundo em Tecnologia e Inovação.
  • Curitiba ficou entre as seis cidades mais inteligentes do mundo no World Smart City Awards 2022, em Barcelona. O projeto inscrito foi o de Segurança Alimentar e Nutricional, com a Agricultura Urbana e suas 145 hortas, Fazenda Urbana e Jardins de Mel.
  • O prefeito Rafael Greca foi reconhecido, também pelo World Smart City Awards 2022, como uma das quatro personalidades no mundo que têm contribuído de forma significativa para o avanço de projetos de cidades inteligentes nos últimos 10 anos.
  • Pelo segundo ano consecutivo, Curitiba foi reconhecida como uma das 7 das Comunidades mais Inteligentes do Mundo do Intelligent Community Forum (ICF).
  • Curitiba foi considera a cidade mais sustentável da América Latina e a 14ª do mundo em 2022, segundo o ranking de Cidades Sustentáveis publicado pela revista canadense Corporate Knights, que mede a performance da sustentabilidade ambiental de 50 cidades do mundo.
  • Com o seu Programa de Agricultura Urbana, a capital também foi a vencedora do Smart City Latam Awards 2022, categoria sustentabilidade. O prêmio foi entregue em junho no Latam Smart City Congress, no México.
  • Vale do Pinhão foi eleito em 2022 um dos três ecossistemas mais consolidados do Brasil pelo Prêmio Nacional de Inovação (PNI). O reconhecimento é feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
  • A capital manteve a 2ª posição entre as melhores cidades para startups do Brasil, segundo o Startup Ecosystem Index Report 2022, da StartupBlink, de Israel. Esse índice estudou 1.000 cidades de 100 países diferentes e aborda a quantidade, a qualidade e o ambiente de negócios para startups na cidade.
  • 3ª posição nacional no ranking Cidades Amigas do 5G 2022, de responsabilidade da Teleco, subindo 22 posições nos últimos três anos. Esse ranking identifica, dentre os 100 maiores municípios brasileiros, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil, por meio da elaboração de políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação de infraestrutura necessária à expansão de serviços de telefonia móvel de quinta geração (5G) no país. O ranking substitui o antigo ranking “Cidades Amigas da Internet”.
  • Curitiba conquistou em 2022 o selo de Cidade Empreendedora Classe Ouro, premiação concedida pelo Sebrae/PR, em reconhecimento aos municípios que investem em políticas públicas de apoio aos micro e pequenos negócios. Também foram premiados os nove Espaços Empreendedor da cidade, oito com o selo Ouro e um com selo Prata.
  • Curitiba é a 2ª melhor cidade para empreender no Brasil, apontou o Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (Isdel 2.0). A capital se destacou em todos os quesitos do Isdel 2.0, como capital empreendedor, tecido empresarial (redes formais e informais de empreendedores e empresas), governança para o desenvolvimento, organização produtiva e competitividade.
  • Curitiba ficou em 3º lugar no Índice de Cidades Empreendedoras 2022, pesquisa produzida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio da Endeavor. Em relação ao ranking 2021, a capital saltou do 11º lugar para o top 3 de 2022.

NOTÍCIAS RELACIONADAS