156 Acesso àInformação

Programas em ação

Programas em ação

Com Vale do Pinhão, Curitiba vence o prêmio Latam Smart City Awards 2021

O Vale do Pinhão, movimento da Prefeitura e ecossistema de inovação, responsável pela maior transformação econômica sustentável e de cidade inteligente da capital, garantiu a Curitiba o prêmio Latam Smart City Awards 2021, o mais importante da América Latina voltado a iniciativas de cidades inteligentes. É a segunda vez que Curitiba recebe a premiação internacional. Em […]

compartilhe
Alessandra Reis, coordenadora de Cidades Inteligentes e Internacionalização da Agência Curitiba, representou o prefeito Rafael Greca na entrega da premiação no México. Na foto também, o governador da Provìncia de Yucatán, Maurício Vila Dosal. Foto: Divulgação

O Vale do Pinhão, movimento da Prefeitura e ecossistema de inovação, responsável pela maior transformação econômica sustentável e de cidade inteligente da capital, garantiu a Curitiba o prêmio Latam Smart City Awards 2021, o mais importante da América Latina voltado a iniciativas de cidades inteligentes. É a segunda vez que Curitiba recebe a premiação internacional. Em 2018, a capital venceu o Latam Smart City Awards com o aplicativo Saúde Já.

Curitiba conquistou o Latam Smart City Awards 2021 com o Vale do Pinhão concorrendo na categoria Ciudad Latam, que reconhece planos estratégicos e de grande escala de ecossistemas de inovação que combinam projetos e iniciativas para a consolidação de cidades inteligentes que apostam em serviços e soluções inovadoras para seus cidadãos. O Saúde Já foi premiado na categoria Transformação Digital. 

Neste ano, Curitiba venceu o Latam Smart City Awards 2021 concorrendo com Montevidéu (Uruguai) e Bucaramanga (Colômbia).

O anúncio do novo prêmio de Curitiba foi feito, na noite de quarta-feira (6/10), em Merida (México), durante o Smart City Latam Congress. O evento é organizado pela instituição Fira Barcelona em colaboração com a ONU Habitat.

O prefeito Rafael Greca comemora mais este reconhecimento internacional do Vale do Pinhão e de Curitiba com o prêmio Latam Smart City Awards 2021. “A cidade mais empreendedora do Brasil vem articulando, desde 2017, este movimento do Vale do Pinhão que une a Prefeitura e todo o ecossistema de inovação no desenvolvimento de soluções inovadoras para todos os curitibanos em áreas como empreendedorismo, reurbanização, mobilidade urbana, saúde, educação e meio ambiente”, salienta ele.

O prefeito lembra que o trabalho conjunto do poder público e de todo o ecossistema tem ajudado no crescimento econômico da capital, mesmo com a pandemia. “Como resultado, Curitiba obteve mais um recorde na geração de empregos. Foram 36.179 vagas com carteira assinada de janeiro a agosto deste ano, o maior volume dos últimos 18 anos, e consolida o ritmo de retomada do emprego após a pandemia de covid-19”, cita ele.

Greca destaca ainda que o município vem fomentando esse ambiente de inovação do Vale do Pinhão com várias ações inéditas de governança, com a cidade inclusive agora na palma da mão do cidadão. 

Os vencedores em todas as categorias do Latam Smart City Awards 2021.

Entre 2017 e 2021, Curitiba resgatou o seu DNA inovador com iniciativas do Vale do Pinhão como os Faróis do Saber e Inovação; a digitalização de serviços públicos como os aplicativos Saúde Já, Curitiba APP, 156, Estar Digital e Urbs Táxi Curitiba, cadastro para creches e das áreas de urbanismo (alvará on-line), finanças e meio ambiente; a promulgação da Lei de Inovação; a retomada de programas de fomento e capacitação empreendedora como Tecnoparque e Bom Negócio; o programa Rosto da Cidade (de renovação do Centro Histórico e bairros); os Liceus de Ofícios e Inovação; o Fab Lab Cajuru; a  Fazenda Urbana de Curitiba; a isenção de EstaR para carros elétricos; o Bairro Novo do Caximba, o primeiro bairro inteligente do Brasil; e projetos de micromobilidade urbana e programas de eficiência energética, como a futura Pirâmide Solar e ônibus elétricos da nova Linha Inter II.

“Estamos criando uma nova cultura inovadora de cidade inteligente, voltada ao cidadão, com uso da tecnologia aliada do crescimento sustentável, adoção de gestão e governança mais modernas e aposta na economia criativa e colaborativa”, afirma o prefeito.

LEIA TAMBÉM

Reconhecimento 

Greca foi representando na cerimônia de premiação no México por Alessandra Reis, coordenadora de Cidades Inteligentes e Internacionalização da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O órgão é ligado ao município e responsável por promover as políticas de empreendedorismo e inovação no Vale do Pinhão, em parceria com instituições públicas e privadas. 

O prêmio a Curitiba foi entregue pelo governador da Provìncia de Yucatán, Maurício Vila Dosal. “Um prêmio muito merecido por Curitiba”, disse o governador mexicano. Alessandra agradeceu em nome do prefeito Rafael Greca. 

Categorias

O prêmio Latam Smart City Awards 2021 reconhece e identifica iniciativas implementadas em cidades da América Latina que, por meio de ideias inovadoras, tenham promovido o desenvolvimento urbano sustentável, melhoria da qualidade de vida, criatividade, competitividade e governança eficiente.

A edição de 2021 do prêmio latino-americano teve projetos inscritos por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de países latino-americanos.

Na etapa final eram três finalistas por categoria, um total de 15. Além da Ciudad Latam, o prêmio de 2021 tem vencedores nas categorias Transformação Digital; Desenvolvimento Urbano, Sustentabilidade e Mobilidade; Equidade e Sociedade Colaborativa; e Reativação Socioeconômica, esta última inédita e criada para reconhecer ações durante a pandemia.

Concorrendo na categoria Equidade e Sociedade Colaborativa, Salvador (BA) recebeu o Latam Smart City Awards 2021 por seu programa Ecossistema de Cidade Digital: Democratizando o Conhecimento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS