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Comunicação e tecnologia são aliadas da governança inteligente de Curitiba

“A comunicação tem um papel estratégico na governança de cidades inteligentes e Curitiba vem apostando em serviços e soluções inovadores que aliem tecnologia, acesso à informação, maior transparência e que facilitem o dia a dia do cidadão”. A afirmação foi feita por Cinthia Genguini, secretária Municipal da Comunicação Social, durante o fórum Connected Smart Cities […]

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Comunicação e tecnologia são aliadas da governança inteligente de Curitiba.

“A comunicação tem um papel estratégico na governança de cidades inteligentes e Curitiba vem apostando em serviços e soluções inovadores que aliem tecnologia, acesso à informação, maior transparência e que facilitem o dia a dia do cidadão”. A afirmação foi feita por Cinthia Genguini, secretária Municipal da Comunicação Social, durante o fórum Connected Smart Cities & Mobility, nesta terça-feira (23/3).

A implantação do e-cidadão, base de login único para a população acessar os serviços on-line de Curitiba, permitiu à gestão do prefeito Rafael Greca dar um salto no desenvolvimento do programa “Governo Digital” da capital. “A partir do e-cidadão, Curitiba buscou transformar as relações do município com os moradores da capital, de forma a aprimorar a qualidade dos serviços prestados, oferecer novos serviços on-line, promover a interação e fortalecer a participação cidadã por meio do acesso à informação da gestão pública mais eficiente”, salientou Cinthia.

Apps

Também foram lançados pela Prefeitura, a partir de 2017, aplicativos que vêm levando serviços e informações do município para a palma da mão dos curitibanos, como Saúde Já, Curitiba APP, 156 e Nota Curitibana. Pioneiro entre os apps do município, o Saúde Já Curitiba contabiliza 12,3 milhões de acessos.

Cinthia lembrou que a chegada da pandemia levou a Prefeitura a ampliar o alcance de projetos de comunicação focados em governança digital, como o canal de informações por WhatsApp de Curitiba, que já estava sendo usado para divulgação de informações sobre segurança alimentar e dicas de saúde e bem-estar. “Hoje, além de tirar dúvidas sobre a pandemia, o cidadão é monitorado pelas equipes da Saúde em caso de contágio e também recebe orientações e informações sobre prevenção e outros cuidados”, observou.

A secretária também falou sobre o papel da comunicação, dentro da governança de uma cidade inteligente, na conscientização e no engajamento da população em relação a temas transformadores da capital e seus cidadãos. Como exemplos, Cinthia citou as campanhas “Ela Faz”, de apoio e reconhecimento do trabalho das empreendedoras da capital, e “Compre no Bairro”, de valorização do comércio local.

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