156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Eventos

Eventos

Curitiba busca investimentos no Web Summit Lisboa, maior evento de tecnologia do mundo

Curitiba busca investimentos no Web Summit Lisboa, maior evento de tecnologia do mundo. foto: Divulgação1/5 Até esta sexta-feira (4/11) Curitiba, com o Vale do Pinhão e o TechRoad, apresenta seus projetos de tecnologia e inovação para o mundo no Web Summit Lisboa (Portugal), maior evento de tecnologia e inovação do planeta. A capital paranaense abriu um estande no evento internacional […]

compartilhe
Curitiba busca investimentos no Web Summit Lisboa, maior evento de tecnologia do mundo.
foto: Divulgação

Curitiba busca investimentos no Web Summit Lisboa, maior evento de tecnologia do mundo. foto: Divulgação1/5

Até esta sexta-feira (4/11) Curitiba, com o Vale do Pinhão e o TechRoad, apresenta seus projetos de tecnologia e inovação para o mundo no Web Summit Lisboa (Portugal), maior evento de tecnologia e inovação do planeta.

A capital paranaense abriu um estande no evento internacional com o TechRoad, programa que reúne as cidades de Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Joinville (SC) e Porto Alegre (RS), para apresentarem, no Web Summit Lisboa, seus potenciais, atraindo investidores e programas internacionais.

Representando Curitiba, o diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Krauss, destaca a importância de a cidade atuar em conjunto com outros municípios do Sul.

“Unindo as cidades, temos uma envergadura bem maior e mais atratividade para prospectar investimentos no mercado internacional.”, diz Krauss.

 

Juntos, mais fortes

As cinco cidades que formam o TechRoad contam com mais de 21 mil empresas de tecnologia e mais de 3 mil startups, diz o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto. “O Sul é a região do Brasil com o maior potencial tecnológico. Trazemos para o Web Summit este portfólio, buscando atrair investimentos e novidades tecnológicas”, afirma o secretário.

Juntas, Porto Alegre, Caxias do Sul, Florianópolis, Joinville e Curitiba somam 40 parques tecnológicos e centros de inovação, aproximadamente uma centena de universidades e uma população de mais de 5 milhões de habitantes.

Outra vantagem do consórcio entre as cidades é ter a oportunidade de trocar experiências em diversos campos da área pública. “É uma grande iniciativa e terá sempre o apoio do Sebrae”, disse Bruno Quick, diretor técnico nacional do Sebrae, em visita ao estande TechRoad.

Oportunidade para todos

O empresário paranaense Itamir Viola, da Viasoft, vê o TechRoad como grande ferramenta e convoca a iniciativa privada para atuar no programa. “É um programa colaborativo, uma oportunidade para todos”, afirmou Itamir que esteve no estande na quarta-feira.

O CEO da Next, empresa de mobilidade da Itália, Tommaso Gecchelin, ficou surpreso com as informações sobre o Sul do Brasil. “Os números são impressionantes, certamente vamos colocar a região em nosso radar de novos negócios”, afirmou o empresário, cuja empresa desenvolve ônibus elétricos modulares.

Também participam da delegação do TechRoad o secretário do Desenvolvimento Econômico de Caxias do Sul, Élvio Gianni, e o secretário de Parcerias Público-Privadas do município, Mauricio Batista; o gerente de desenvolvimento econômico de Joinville, Victor Batista; o diretor da Relações Internacionais de Porto Alegre, Ricardo Sondermann; e o superintendente de Inovação de Florianópolis, Marcos Lichtblau.

NOTÍCIAS RELACIONADAS