156 Acesso àInformação

Eventos

Eventos

Curitiba concorre para ser comunidade mais inteligente do mundo

Este ano, Curitiba não só subiu no ranking das comunidades mais inteligentes do mundo como também concorre ao primeiro lugar na lista. A cidade, uma das sete cidades finalistas do Prêmio Intelligent Community Forum (ICF) 2021, recebe, em visita virtual, o comitê avaliador da premiação nesta quarta (1/9) e quinta-feira (2/9). A cidade apresenta detalhadamente […]

compartilhe
Prefeito Rafael Greca participa de abertura da visita virtual com os membros do Intelligent Community Forum (ICF)
Prefeito Rafael Greca participa de abertura da visita virtual com os membros do Intelligent Community Forum (ICF), no Salão Brasil – Curitiba, 01/09/2021 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

Este ano, Curitiba não só subiu no ranking das comunidades mais inteligentes do mundo como também concorre ao primeiro lugar na lista. A cidade, uma das sete cidades finalistas do Prêmio Intelligent Community Forum (ICF) 2021, recebe, em visita virtual, o comitê avaliador da premiação nesta quarta (1/9) e quinta-feira (2/9).

A cidade apresenta detalhadamente projetos que a colocaram em destaque como comunidade inteligente global. A avaliação das sete cidades finalistas é feita de forma virtual em medida de segurança sanitária por causa da pandemia. Na tarde desta quarta-feira (1º/9) o prefeito Rafael Greca deu as boas-vindas à comitiva na abertura da visita virtual, realizada em reunião on-line.

“Chegar ao Top 7 entre a comunidades inteligentes coroa um trabalho realizado por muitas mãos. Somos uma comunidade inteligente, criativa, resiliente, buscamos humanidade e queremos ser sustentáveis e tecnológicos. A inovação só vale se for instrumento de transformação social e de igualdade de oportunidades”, destacou o prefeito. 

A vencedora será anunciada em outubro. 

Ações transformadoras

Entre as ações inovadoras e transformadoras realizadas em Curitiba e que serão apresentadas nestes dois dias estão os Faróis do Saber e Inovação, o primeiro Fab Lab público do país, a Fazenda Urbana, o programa de acesso gratuito a wi-fi, o projeto de segurança pública da Muralha Digital, a proposta de sustentabilidade do novo bairro da Caximba, o enfrentamento de mudanças climáticas. Além disso, ações para o desenvolvimento econômico, com os Worktibas (coworkings públicos), as parcerias com o Sebrae para a capacitação de microempreendedores, o plano de aceleração da economia pós-pandemia, o prêmio Empreendedoras Curitibana, o 1º Empregotech e o apoio a startups de tecnologia.

A comitiva vai conhecer mais sobre os programas, o engajamento dos diferentes atores e como poder público e comunidade local atuam no desenvolvimento de Curitiba como cidade inteligente. Entre elas, hoje  foi apresentada a telemedicina da Doctoralia, startup internacional cuja sede para a América Latina é em Curitiba.

Aos representantes do ICF, o CEO da startup, Cadu Lopes e o head de produtos, André Domiciano expuseram o case da empresa que, no início da pandemia, em março de 2020, possibilitou Curitiba ser a primeira cidade do Brasil a ter videoconsulta, com a plataforma cedida pela Doctoralia.

Vale do Pinhão

A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, lembrou todo o trabalho realizado que hoje reflete em reconhecimentos internacionais como do Prêmio Intelligent Community Forum. 

“Foram dias intensos até hoje fazendo nosso melhor: conexões. Curitiba está mais engajada, forte e comprometida em oferecer o melhor caminho para nossos cidadãos”, disse Cris Alessi.

Ela também destacou a importância da criação do Vale do Pinhão para a cidade. “É a prova da maturidade, que deu voz ao nosso ecossistema. Desde 2017, trabalhamos juntos com urbanização e sustentabilidade,; educação, legislação, tecnologia e governança.”

Avanço no ranking

Entre 2019 e 2021, Curitiba já se destacou na lista como a única cidade da América do Sul classificada entre as 21 comunidades mais inteligentes. Pela primeira vez, este ano foi classificada no Top7, concorrendo pelo número 1 do ranking com cidades da Austrália, Canadá, Rússia e Canadá.

O IFC, responsável pela premiação, é uma organização sem fins lucrativos para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.

Do ICF, participaram da reunião de abertura da visita virtual o presidente e cofundador, John Jung; o CIO e chefe do ICF Global Institute, Doug McCollough; o diretor de operações, Matt Owen; e Ema Hsieh, representante do instituto em Taiwan.

Também participaram do evento o coordenador estadual de Inovação no Sebrae-PR, Wellington Perdomo; o presidente do Comitê de Inovação da OAB-PR, Rhodrigo Deda; o diretor do Centro Universitário Uninter, Elton Schneider; o diretor estratégico do iCities, Eduardo Marques; a estudante universitária Ana Dias; a fundadora do Clube da Alice, Monica Berlitz; o fundador da startup Academic Ventures e ex-reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; e o chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó. 

Cidades eleitas Top7 Intelligent Communities de 2021

Concorrem ao título de Cidade Inteligente de 2021

Binh Duong Smart City (Vietnã)
Curitiba (Brasil)
Langley (Canadá)
Mississauga (Canadá)
Moscou (Rússia)
Townsville (Austrália)
Winnipeg (Canadá) 

NOTÍCIAS RELACIONADAS