156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Eventos

Eventos

Curitiba é eleita uma das sete Comunidades Mais Inteligentes do Mundo

Entrega do Prêmio Intelligent Community Forum 2022 para as sete cidades finalistas, em Dublin (Ohio, EUA). Em nome do prefeito Rafael Greca, o diretor técnico da da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Krauss (terceiro da direita para a esquerda), recebeu a premiação. Foto: Divulgação1/4 Curitiba recebeu nesta quinta-feira (27/10) o troféu de uma […]

compartilhe
Entrega do Prêmio Intelligent Community Forum 2022 para as sete cidades finalistas, em Dublin (Ohio, EUA). Em nome do prefeito Rafael Greca, o diretor técnico da da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Krauss (terceiro da direita para a esquerda), recebeu a premiação.
Foto: Divulgação

Entrega do Prêmio Intelligent Community Forum 2022 para as sete cidades finalistas, em Dublin (Ohio, EUA). Em nome do prefeito Rafael Greca, o diretor técnico da da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Krauss (terceiro da direita para a esquerda), recebeu a premiação. Foto: Divulgação1/4


Curitiba recebeu nesta quinta-feira (27/10) o troféu de uma das sete Comunidades Mais Inteligente do Mundo, segundo o Prêmio Intelligent Community Forum (ICF), sendo, pelo segundo ano consecutivo, a única cidade da América do Sul selecionada para o  Top 7. A premiação foi entregue durante o IFC Global Summit 2022, no Ohio State House, sede do governo estadual de Ohio (Ohio, EUA).

“Digo e repito que a inovação só vale se for instrumento de transformação social e de igualdade de oportunidades. Com base nisso, construímos, nos últimos anos, um trabalho realizado por muitas mãos que hoje é coroado neste reconhecimento mundial de, mais uma vez, estar entre as sete Comunidades Mais Inteligentes do mundo. Formamos um ecossistema inteligente, criativo, resiliente, com humanidade, sustentabilidade e com uso da tecnologia a favor dos cidadãos”, celebrou o prefeito Rafael Greca.


Representando o prefeito Rafael Greca, o diretor técnico da da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Krauss recebeu o troféu. ao lado de representantes das outras seis cidades finalistas: Binh Duong Smart City (Vietnã), Durham (Canadá), Fredericton (Canadá), Nova Taipei (Taiwan), Prospect (Austrália) e Sunshine Coast (Austrália). 
Curitiba é a Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil

Evolução progressiva

O desempenho de Curitiba neste ranking foi progressivo nos últimos quatro anos. Este é o segundo ano consecutivo em que a capital paranaense figurou entre no Top 7 das comunidades do mundo finalistas desta premiação. 

Em 2019 e 2020, classificou-se no ranking das 21 comunidades mais inteligentes pelo ICF. A evolução é resultado do investimento da cidade em iniciativas que aliam apoio ao crescimento econômico sustentável às pautas de impacto ambiental e social. 

A prefeitura tem investido em energias renováveis, mobilidade ativa, serviços públicos na palma da mão do cidadão, revitalização urbana e projetos de diminuição da emissão de carbono até 2050.

Cidade e comunidade inteligente

O título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo é mais um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba para o desenvolvimento de um ecossistema inovador na cidade.

Entre as premiações, em 4/10, Curitiba foi eleita a Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2022.  Em junho, foi apontada como a cidade mais sustentável da América Latina e a 14ª do mundo, segundo o ranking de Cidades Sustentáveis da revista canadense Corporate Knights, que mede a performance da sustentabilidade ambiental de 50 cidades do mundo.

Comunidade Mais Inteligente

O Prêmio Intelligent Community Forum (ICF) reconhece, anualmente, ações de governança para prosperidade econômica, saúde social e riqueza cultural, que juntas tornam uma comunidade forte e resiliente.

O ICF é uma organização sem fins lucrativos para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, envolvendo todo o ecossistema da cidade, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.

Na fase final, Curitiba e as outras seis comunidades finalistas foram avaliadas individualmente, com uma visita virtual do comitê avaliador do ICF, considerando seis eixos: conexão, sustentabilidade, trabalho, inovação, inclusão e engajamento. 

Nos dias 31/8 e 1º/9, a cidade fez uma apresentação detalhada dos projetos que colocaram em destaque como comunidade inteligente global. Na ocasião, Greca salientou diversos programas e ações da Prefeitura de Curitiba, entre elas:

– A garantia da segurança alimentar à população, com programas como os restaurantes populares, os Armazéns da Família, Mesa Solidária e as 116 hortas urbanas;
– A constante modernização do transporte público: a cidade tem um projeto de ônibus elétrico e estações autossustentáveis, integrado a outros modais de transporte, e com mobilidade ativa para pedestres, com a revitalização de 100 km de calçadas;  
– Evasão escolar zero durante a pandemia;
–  Curitiba é a 2ª melhor cidade do Brasil para empreender e abrir negócios.

Vale do Pinhão

Curitiba sempre foi exemplo de inovação: historicamente, é referência em mobilidade, meio ambiente e planejamento urbano. Esse escopo vem sendo ampliado para áreas transformação tecnológica com foco em cidade inteligente e empreendedorismo de impacto social. Com esse objetivo, a prefeitura criou, em 2017, Vale do Pinhão.

CONFIRA AQUI as ações desenvolvidas pelo Vale do Pinhão 

O movimento Vale do Pinhão é alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas) e envolve secretarias municipais, universidades, aceleradoras, incubadoras, startups, fundos de investimento e centros de pesquisa e desenvolvimento para potencializar o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, tecnologia e economia criativa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS