156 Acesso àInformação

Sucesso

Sucesso

Curitiba é uma das 21 comunidades mais inteligentes do mundo de 2022

Pelo quarto ano consecutivo, Curitiba integra a lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo do Intelligent Community Forum (ICF). A capital paranaense ainda é a única cidade da América do Sul a figurar no ranking que reconhece ações de governança para prosperidade econômica, saúde social e riqueza cultural, que juntas tornam uma comunidade forte […]

compartilhe
Curitiba integra, pelo quarto ano consecutivo, a lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo do Intelligent Community Forum (ICF).. Foto:Cido Marques/FCC

Pelo quarto ano consecutivo, Curitiba integra a lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo do Intelligent Community Forum (ICF). A capital paranaense ainda é a única cidade da América do Sul a figurar no ranking que reconhece ações de governança para prosperidade econômica, saúde social e riqueza cultural, que juntas tornam uma comunidade forte e resiliente.

O anúncio do Smart21 Intelligent Communities de 2022 foi feito, na quinta-feira (24/2), durante conferência virtual do ICF. Curitiba integra o ranking ao lado de cidades como Filadélfia (EUA), Adelaide (Austrália), Belfast (Reino Unido), Elefsina (Grécia) e Taipei (Taiwan).

O Intelligent Community Forum (Fórum de Comunidades Inteligentes) é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá, para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, envolvendo todo o ecossistema da cidade, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.

As 21 comunidades que integram o Smart21 Intelligent Communities de 2022 foram selecionadas com base em dados quantitativos e qualitativos submetidos ao ICF e por uma pesquisa independente, que é avaliada por um grupo de analistas. A maioria, de acordo com informações da entidade, vem trabalhando em seus programas há vários anos.

Top 7

Com o anúncio das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, Curitiba e as demais indicadas participam, a partir de agora, de uma nova etapa de avaliação para a escolha dos Top 7 do ICF em junho, quando serão reveladas as sete principais comunidades inteligentes do mundo.

Os Top7 serão os grandes destaques do 2022 ICF Global Summit em outubro, quando será escolhida a Comunidade Inteligente do Ano.

Determinação

O prefeito Rafael Greca comemora o reconhecimento de Curitiba pelo ICF. Segundo ele, a inclusão da capital no ranking, pelo quarto ano consecutivo, reflete a determinação de Curitiba, mesmo durante a pandemia, em continuar a construir uma economia e estrutura sociais sustentáveis e eficientes para as atuais e novas gerações.

“A Prefeitura e todo o ecossistema de inovação de Curitiba, que integram o Vale do Pinhão, estão trabalhando juntos e investindo para garantir que as próximas gerações prosperem”, frisa Greca.

O prefeito ainda lembra que, nos últimos anos cinco anos, Curitiba tem dado muitos passos adiante como Cidade Inteligente, sem, contudo, perder o contacto com as raízes, tradição e assegurando a justiça social.

Lou Zacharilla, um dos fundadores do ICF, destaca que, apesar dos grandes desafios enfrentados com a pandemia do novo coronavírus, Curitiba e as demais comunidades que integram o Smart21 este ano continuam a avançar no trabalho de criação de comunidades inteligentes com o foco na inclusão, diversidade e progresso econômico.

“A maioria das comunidades inteligentes permaneceu focada em trabalhar com a covid, identificando o que eles precisam saber para continuar sua transformação digital e aplicando muitas das inovações que vieram, a partir dele”, justifica.

Ações

A presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, reitera que os avanços de Curitiba como cidade inteligente, mesmo com a pandemia, se devem, em grande parte, ao trabalho conjunto da Prefeitura e do ecossistema do Vale do Pinhão para apoiar a aceleração econômica da cidade neste período de crise.

“Desde o início da pandemia, o Vale do Pinhão se mobilizou para implementar uma diversidade de soluções para oferecer aos empreendedores e empresas acesso a financiamentos e capacitações para transformação digital”, frisa Cris.

A Prefeitura e a Agência Curitiba, por meio do Vale do Pinhão, fomentaram diversas iniciativas, trabalhando em estreita colaboração com diversos públicos. Por meio de uma chamada pública, lançada em 2020, a Prefeitura fez parceria com startups e empresas locais para oferecer soluções que apoiem as atividades econômicas e ajudem na transformação digital dos negócios. A parceria com a startup Olist. um dos três unicórnios de Curitiba (ao lado do MadeiraMadeira e Ebanx), ajudou os empresários, feirantes e artesãos a criar uma feira virtual, onde os empreendedores pudessem expor seus produtos e vender diretamente aos clientes.

Outras empresas ofereceram uma diversidade de soluções gratuitas: serviços de entrega; uma plataforma para conectar tecnologia, profissionais e serviços jurídicos; assistência financeira e pagamentos on-line. No total, participaram 15 empresas e startups oferecendo soluções para os empreendedores. A Prefeitura e a Agência de Curitiba relançaram a chamada pública em 2021.

Para ajudar os empresários com dificuldades financeiras e barreiras de acesso ao crédito bancário, a Prefeitura oferece um Fundo Garantidor de R$ 10 milhões, que pode alavancar até R$ 100 milhões em empréstimos, para garantir operações de crédito, facilitando o acesso ao crédito para os empreendedores. É um fundo que pode ser acessado em instituições financeiras cadastradas, credenciadas pela Sociedade Garantidora de Crédito (SGC – Garantisul), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR).

“O Fundo de Aval tem facilitado o acesso ao crédito por parte dos empresários locais com dificuldade em apresentar garantias ao solicitar um empréstimo a instituições financeiras”, observa a presidente da Agência Curitiba.

Além disso, a Agência Curitiba manteve uma programação de treinamentos online gratuitos, apoiando a transformação digital dos negócios.

Cris recorda também que, em Curitiba, houve a continuidade de vários programas e projetos do município que estão transformando o dia a dia dos curitibanos. “Aplicativos como Saúde Já, Curitiba APP e 156 levam cada vez mais serviços digitais da Prefeitura para a palma da mão dos cidadãos; com a assinatura da ordem de serviço, o município já deu início ao processo de implantação da Pirâmide Solar do Caximba, que integra a revolução solar da cidade; e projetos como os novos Inter 2 e Bairro Novo do Caximba serão exemplos para o Brasil e Mundo de iniciativas inovadoras de reurbanização urbana e transporte sustentável”, enumerou.

Comunidades que integram o Smart21 Intelligent Communities 2022

  • Adelaide, Austrália
  • Alexandria Lakes, EUA
  • Belfast, Reino Unido
  • Binh Duong Smart, Vietnam
  • Curitiba, Brasil
  • Durham, Canadá
  • Região Centro Leste de Minnesota, EUA
  • Elefsina, Grécia
  • Estevan, Canadá
  • Fredericton, Canadá
  • Township of Langley, Canadá
  • City of Maple Ridge, Canadá
  • Markham, Canadá
  • Taipei, Taiwan
  • Filadélfia, EUA
  • Prospect, Austrália
  • Rochester, EUA
  • Seat Pleasant, EUA
  • Sunshine Coast, Austrália
  • Townsville, Austrália
  • Whanganui, Nova Zelândia

NOTÍCIAS RELACIONADAS