156 Acesso àInformação

Startups

Startups

Curitiba é uma das cidades mais promissoras do mundo para fintechs

Curitiba é uma das cidades mais promissoras do mundo para fintechs, as startups de serviços financeiros, segundo o Global Fintech Ecosystem Report 2020, estudo feito por Startup Genome, Global Entrepreneurship Network (GEN) e Crunchbase.  “Essa é mais uma grande vitória de Curitiba e do Vale do Pinhão, nosso movimento do ecossistema de inovação”, comemora o […]

compartilhe
Curitiba é a quarta cidade mais promissora do mundo para fintechs.

Curitiba é uma das cidades mais promissoras do mundo para fintechs, as startups de serviços financeiros, segundo o Global Fintech Ecosystem Report 2020, estudo feito por Startup Genome, Global Entrepreneurship Network (GEN) e Crunchbase. 

“Essa é mais uma grande vitória de Curitiba e do Vale do Pinhão, nosso movimento do ecossistema de inovação”, comemora o prefeito Rafael Greca. Segundo ele, a capital  oferece um ambiente propício e os empreendedores mostram ousadia e talento para conquistar o mundo. 

O relatório analisou mais de 270 ecossistemas em 100 diferentes países e classificou os principais centros de inovação para fintechs no mundo. A capital paranaense é a única cidade brasileira entre os 20 ecossistemas mais promissores, ao lado de Frankfurt (Alemanha), Tóquio (Japão), Melbourne (Austrália), Cairo (Egito) e Copenhague (Dinamarca). Para fazer o ranking foram levados em consideração os critérios de performance, financiamento, talento, foco e legado, com notas de 0 a 10. 

“Esse relatório confirma os avanços da cidade nos últimos anos. Ganhamos o primeiro unicórnio (empresas com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão) da Região Sul, o Ebanx, que é uma fintech, e temos outras startups no mesmo caminho”, disse Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. 

Curitiba já havia ganhado destaque no relatório anterior da Genome, como uma das cidades mais promissoras para startups. 

Celeiro 

“Curitiba tem sido celeiro de exemplos muito bem-sucedidos”, afirmou Felipe Matos, do conselho de inovação da Genome para a América Latina.

“O ecossistema de Curitiba está maduro, o cenário é ótimo”, disse Vitor Torres, CEO da Contabilizei, outra fintech da cidade, que passou de 20 mil clientes em 2020, mesmo em ano de pandemia.

Na América do Sul, as outras cidades apontadas pela lista como promissoras são Bogotá, Buenos Aires, Lima e Santiago. No ranking de ecossistemas de fintechs já consolidados, São Paulo aparece em 15° lugar. 

Comunidade 

O Startup Genome procura mapear o sistema de startups do mundo, mostrando as empresas de base tecnológica por local. É uma grande comunidade digital que proporciona a troca de informações e networking para profissionais da área.

NOTÍCIAS RELACIONADAS