156 Acesso àInformação

Parceiros

Parceiros

Curitiba ganha hub de inovação para startups de varejo

A iniciativa privada curitibana adere cada vez mais às propostas da Prefeitura para tornar a cidade mais inteligente e inovadora e novos espaços reúnem quem tem boas ideias. Neste mês de setembro, Curitiba ganha mais um hub de inovação, voltado para startups de varejo, o Hipe Innovation Center, no Rebouças. Na manhã desta sexta-feira (3/9), […]

compartilhe
Prefeito Rafael Greca com a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi e Mariane Pocai, CEO e Ricardo Pontes, COO, do Hipe, novo Centro de Inovações no Rebouças. Curitiba, 03/09/2021. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A iniciativa privada curitibana adere cada vez mais às propostas da Prefeitura para tornar a cidade mais inteligente e inovadora e novos espaços reúnem quem tem boas ideias. Neste mês de setembro, Curitiba ganha mais um hub de inovação, voltado para startups de varejo, o Hipe Innovation Center, no Rebouças.

Na manhã desta sexta-feira (3/9), o prefeito Rafael Greca, acompanhado da presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, foram conhecer o novo local, vizinho do Engenho de inovação e no bairro onde o conceito do Vale do Pinhão nasceu e se espalhou por toda a cidade.

“Em Curitiba a inovação não para, e no Vale do Pinhão é cada dia mais criatividade. A cidade ganha mais este centro de inovação, em que jovens estão desenvolvendo tecnologias para o mercado de varejo. Eles sabem que, antes de uma ação geradora de empregos e de renda, é preciso ter as ideias. E são uma rapaziada das ideias”, falou o prefeito.

Durante o tour pelo hub, o prefeito entregou à CEO do Hipe, Mariane Cotai, e ao COO, Ricardo Pontes, uma placa que marca o hub como integrante do Vale do Pinhão. Também conheceu as instalações do novo centro de inovação da cidade, que já conta com 17 startups atuando no local, a maioria com foco em produtos e soluções para o varejo e e-commerce.

O local tem espaço colaborativo de 2 mil m², com 300 posições de trabalho para até 30 startups, e também terá o Hipe Lab, um Laboratório Virtual de Autosserviço para pesquisas de desenvolvimento tecnológico.

Hipe, novo Centro de Inovações no Rebouças. Curitiba, 03/09/2021. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Aceleração econômica

A abertura do Hipe é uma das mostras que Curitiba volta a acelerar sua economia, depois da das dificuldades causadas pela pandemia. Com o apoio das ações do Vale do Pinhão.

“Depois de tantos momentos em que os espaços de inovação ficaram fechados por causa da pandemia, é uma alegria ver a resiliência e as oportunidades que um espaço desses traz para a cidade”, destacou a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi.

O espaço vinha sendo projetado desde o início do ano passado e a inauguração será oficialmente realizada em 30 de setembro. Como os decretos municipais em relação à covid-19 permitem o retorno das atividades presenciais, algumas das startups já atuam no hub.

Entre elas, a Pacer, empresa de tecnologia da informação que criou sistema para redução de tempo de embarque nos aeroportos, que já é utilizado por companhias aéreas como a Azul. 

“O Vale do Pinhão mostra o DNA empreendedor de Curitiba e faz de Curitiba o melhor lugar para fomentarmos o mercado de inovação. Somos mais um espaço para que, juntas, as empresas discutam problemas e encontrem soluções para o varejo e para o consumidor”, disse a CEO do Hipe, Mariane Pocai.

A administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion, também acompanhou o tour pelo hub.

NOTÍCIAS RELACIONADAS