156 Acesso àInformação

Programas em ação

Programas em ação

Curitiba já é a 4ª no ranking Cidades Amigas da Internet

Iniciativas como o decreto municipal de implantação das Estações de Transmissão de Radiocomunicação (ETRs) e instalação de antenas de telefonia e telecomunicações em propriedades particulares, fundamentais para a chegada da futura tecnologia 5G na capital, garantiram a Curitiba avançar mais uma posição no ranking brasileiro Cidades Amigas da Internet 2021. A capital já tinha saltado […]

compartilhe
Iniciativas do Vale do Pinhão têm contribuído para o reconhecimento de Curitiba. Foto:Cido Marques/FCC

Iniciativas como o decreto municipal de implantação das Estações de Transmissão de Radiocomunicação (ETRs) e instalação de antenas de telefonia e telecomunicações em propriedades particulares, fundamentais para a chegada da futura tecnologia 5G na capital, garantiram a Curitiba avançar mais uma posição no ranking brasileiro Cidades Amigas da Internet 2021. A capital já tinha saltado 20 posições em 2020 para ocupar o 5º lugar e, no levantamento deste ano, chega a 4ª posição.  O primeiro lugar ficou com Uberlândia (MG). 

O ranking Cidades Amigas da Internet tem como objetivo identificar, dentre os 100 maiores municípios brasileiros, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil, por meio da elaboração de políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação de infraestrutura necessária à expansão de serviços de telecom, bem como os municípios que ainda não adotaram as polítivas necessárias.

LEIA TAMBÉM 

Esforço 

“O resultado do ranking 2021 demonstra o esforço que Curitiba tem feito, nos últimos quatro anos, para discutir e aprovar novas legislações para implantação de infraestrutura. Modernizar normativas, alinhá-las à legislação federal e desburocratizar os processos de licenciamento fazem parte da preparação da capital para receber os investimentos do 5G, que trará desenvolvimento econômico, poderá ajudar na redução da desigualdade social e irá estimular ainda mais os avanços do Vale do Pinhão”, afirma Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Esta é a sexta edição do estudo, feito pela Conexis Brasil Digital e pela Abrintel, que têm mostrado avanços importantes de algumas cidades que já alteraram sua lei municipal ou já promoveram mudanças nos processos de licenciamento.

“Ter uma legislação moderna, que incentive a instalação de infraestrutura de telecomunicações, prazos curtos e processos descomplicados para a obtenção de licenças para as antenas de celular e baixo custo de implantação são os principais quesitos que fazem uma cidade ser amiga da internet”, avalia o presidente-executivo da Conexis, Marcos Ferrari.

Ranking brasileiro Cidades Amigas da Internet 2021

  1. Uberlândia (MG)
  2. São José dos Campos (SP)
  3. Porto Alegre (RS)
  4. Curitiba (PR)
  5. Cascavel (PR)
  6. Feira de Santana (BA)
  7. Santo André (SP)
  8. Suzano (SP)
  9. Bauru (SP)
  10. Fortaleza (CE)

NOTÍCIAS RELACIONADAS