Evento gratuito no Bosque São Cristóvão reúne atrações para todas as idades, com música ao vivo, oficinas, pratos típicos e mais de 60 expositores da região de Santa Felicidade. A primeira edição da Feira do Negócio Local em Curitiba acontece no dia 23 de agosto, no Bosque São Cristóvão. Com entrada e estacionamento gratuitos, o […]
Evento gratuito no Bosque São Cristóvão reúne atrações para todas as idades, com música ao vivo, oficinas, pratos típicos e mais de 60 expositores da região de Santa Felicidade.
A primeira edição da Feira do Negócio Local em Curitiba acontece no dia 23 de agosto, no Bosque São Cristóvão. Com entrada e estacionamento gratuitos, o evento reunirá mais de 60 empreendedores da região de Santa Felicidade e oferecerá uma programação diversificada, com apresentações culturais, oficinas, gastronomia típica e atrações para toda a família.
Criada para valorizar e impulsionar os negócios das comunidades onde a cooperativa de crédito Viacredi atua, a Feira já passou por diversas cidades e chega agora à sua 50ª edição, estreando na capital paranaense com a força empreendedora de Santa Felicidade, bairro símbolo da cultura e da culinária italiana, que será protagonista do evento. O evento tem apoio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Vale do Pinhão.
Maria Isabel Farias foi expositora na edição de São José de Pinhais em 2024 e conta como foi a experiência: “Eu não tenho palavras para descrever o que foi participar dessa feira. Evento com atrações, superorganizado, estruturado e cheio de marcas que representam a nossa comunidade.”, destaca Maria Isabel.
Programação variada
A programação começa cedo, com um Passeio Ciclístico organizado pela De Roda, que percorre os principais pontos turísticos de Santa Felicidade. A largada acontece às 8h no próprio Bosque São Cristóvão, local que recebe o evento oficial a partir das 10h, com atrações até as 22h.
Ao longo do dia, o público aproveita apresentações culturais, como o Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro, a Fanfarra da APAE, a Banda do Corpo de Bombeiros do Paraná, o grupo de dança Next Move, o Coral da ONG Minha Vida Mudou, a dupla Theo e Luca, o espetáculo teatral da Madame Virgulina, além do encerramento com a banda D’ Folks Southern Rock.
As crianças têm uma programação pensada especialmente para elas, com oficina de artes e robótica, espaço para desenhos e a participação dos personagens Ailogs, que visitam Curitiba pela primeira vez.
E como não poderia faltar, os sabores típicos estão presentes na praça de alimentação, com pratos que representam a tradição local: frango com polenta, churrasco com salada – que é servido sempre nos eventos do Bosque -, além de hambúrguer, pastel, crepes, churros, sorvete, pipoca e muito mais.
“A comunidade de Santa Felicidade terá a oportunidade fazer negócios, se divertir e conhecer um pouco mais da cultura cooperativista num único dia, num formato de evento que é inédito na cidade de Curitiba”, afirmou o diretor administrativo, Marcelo Cestari.
Estímulo ao negócio
Criada em 2009, a Feira do Negócio Local é um reflexo vivo dos valores cooperativistas, dentre eles o incentivo ao desenvolvimento do comércio local, com apoio aos empreendedores e empresas da comunidade. Nesses 16 anos, a Feira já reuniu quase 400 mil visitantes e 4,8 mil expositores.
Além disso, este ano, ela acontece dentro das comemorações do Ano Internacional das Cooperativas instituído pela ONU para reforçar a importância de modelos econômicos sustentáveis e humanos, com o tema “cooperativas constroem um mundo melhor”.
A primeira edição de 2025 aconteceu em julho, na cidade de Blumenau. As próximas serão realizadas em Nova Trento, em setembro, e em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, em outubro.
Confira a programação completa da Feira do Negócio Local de Curitiba:
Serviço: