156 Acesso àInformação

Programas em ação

Programas em ação

De incubação na Fiep a investimentos, startups dos Worktibas alçam voo

Os Worktibas são coworkings públicos da Prefeitura, vinculados à Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que dão apoio a empresas da capital em estágio inicial, oferecendo gratuitamente espaços físicos, capacitações contínuas e conexões com atores do Vale do Pinhão. Atualmente, 57 startups, projetos de impacto social e empresas de economia criativa ocupam as três unidades […]

compartilhe
Atualmente, 57 startups, projetos de impacto social e empresas de economia criativa ocupam as três unidades: Parque Barigui (foto), Rua da Cidadania do Boqueirão e Cine Passeio. Foto: SMCS

Os Worktibas são coworkings públicos da Prefeitura, vinculados à Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que dão apoio a empresas da capital em estágio inicial, oferecendo gratuitamente espaços físicos, capacitações contínuas e conexões com atores do Vale do Pinhão. Atualmente, 57 startups, projetos de impacto social e empresas de economia criativa ocupam as três unidades (Parque Barigui, Rua da Cidadania do Boqueirão e Cine Passeio) e, após um ano idealizando e validando produtos e serviços nos Worktibas, alguns deles já estão alçando novos voos.

É o caso da Heijunka 360, startup curitibana que oferece uma plataforma de gestão de operações de empresas e que durante 2021 esteve no Worktiba Cine Passeio. A partir deste ano, a empresa se transfere para o Hub Habitat Senai onde vai participar do programa de incubação do sistema de Fiep. A plataforma HK 360 integra vendas e operações promovendo melhorias nos resultados dos clientes.

Christian Luciano da Silva, CEO da Heijunka 360, conta que no Worktiba a startup validou sua solução e fez as conexões que levaram a empresa a essa nova etapa. “Através dessas relações, um dos líderes do grupo do Comitê de Governança do Vale do Pinhão, Marcelo Figueiral, identificou o potencial da solução e nos conectou ao Habitat Senai, que promove o empreendedorismo industrial em startups”, lembra.

Durante o ano em que a Heijunka 360 esteve no Worktiba Cine Passeio, quatro empresas da capital usaram a plataforma da startup, criada por profissionais com experiência no varejo, serviços e indústria. A startup da capital ainda tem em sua equipe Andressa Vergutz (CTO) e Juliano Gustavo de Oliveira (COO).

 “A Heijunka360 é uma assessoria de negócios completa, baseada no método exclusivo easy360º, que conecta vendas e operações de maneira simples, possibilitando a busca pela estabilidade entre estoque e fluxo de caixa”, completa Silva.

O time da Heijunka 360, startup curitibana que esteve em 2021 no Worktiba Cine Passeio. Na foto, Andressa Vergutz, Christian Luciano da Silva e Juliano Gustavo de Oliveira.

Trabalho conjunto

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, avalia que os reconhecimentos e conquistas dos coworkers dos espaços da Prefeitura resultam do trabalho conjunto de empreendedores e de todo o ecossistema de inovação do Vale do Pinhão.

“Várias ações contribuíram para a alta produtividade e conquistas. Foi criado o guia Como Decolar seu Foguete para startups e a Matriz de Maturidade, que teve apoio do Comitê de Gestão do Vale do Pinhão e auxilia na jornada dos projetos. Houve capacitações on-line contínuas promovidas pela Prefeitura e Agência Curitiba, oportunidades novas de investimento e projetos sendo lançados no mercado”, enumera ela.

Além disso, a reabertura dos Worktibas, em 2021, também auxiliou no contato entre as equipes e até criou parcerias.

Além dos três espaços físicos dos coworkings da Prefeitura, startups podem participar do Worktiba Digital, que oferece acesso a ferramentas virtuais de auxílio em gestão, em uma parceria da Prefeitura com a Microsoft.

Conheça mais conquistas e reconhecimentos de startups, projetos de impacto social e empresas de economia criativa dos Worktibas em 2021:

ABIS Educação – Projeto Endurance

A ABIS, instalada no Worktiba Barigui, é um projeto de impacto socioambiental de educação inovadora para crianças entre 6 e 11 anos. Com 4 fases – desenvolvimento individual e coletivo, sustentabilidade e participação cidadã, educação financeira e consumo consciente, e desafio empreendedor -, a ABIS trabalha focando no autoconhecimento, na percepção de mundo, na gestão de projetos e no desafio empreendedor para as crianças terem uma experiência nova de aprendizado. Em 2021, uma das conquistas foi a parceria com a Cogecom e a realização do projeto Cogecom Endurance com os filhos dos colaboradores. Outro ponto forte este ano foi a captação de investidores, que alcançou o marco de ¾ da meta prevista para o ano.

Cooltivando a Vida

Focando no desenvolvimento de pequenas e médias agroindústrias familiares, a Cooltivando é uma startup de impacto que atua na implantação e gestão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) através de um software próprio, tendo marcado presença nos municípios Agudos do Sul, Araucária, Fazenda Rio Grande, Piên, Rio Branco do Sul e Tibagi. A empresa está instalada no Worktiba Cine Passeio. Em 2021, a Cooltivando conquistou o segundo lugar no Programa Inova da Embrapa na modalidade de aves e suínos, o InoAvi, e terá a chance de trabalhar com a Embrapa e outras organizações, além de ter sido reconhecida nacionalmente.

Impact.to

A Impact.to, instalada no Worktiba Barigui, é um projeto de impacto socioambiental que oferece formação em Gestão Estratégica e Sustentabilidade Financeira para organizações da sociedade civil. A Impact.to visa auxiliar no planejamento, no gerenciamento, no fomento de práticas administrativas e na mobilização de recursos que fortaleçam e garantam a sustentabilidade financeira das organizações. Este ano a Impac.to criou um programa que consiste em um ciclo de 9 módulos, ligados entre si e finalizando em uma formação completa para que as OSC possam ampliar e qualificar suas atuações, sendo que houveram 88 participantes em um total de 35 instituições paranaenses.

Lookforme

Voltada para a educação, a Lookforme é uma startup do Worktiba Barigui que visa levar acessibilidade para os ambientes escolares, focando no auxílio às pessoas com deficiências visuais. Entre as soluções da Lookforme estão o reconhecimento de símbolos escritos no quadro negro e a utilização de um caderno virtual. A Lookforme participou do InovAtiva para startups de impacto, do Microsoft Startups e do Sebrae SP, tendo também aparecido em uma matéria do jornal O Globo sobre projetos de impacto e foi selecionada para participar do BNDES Garagem, além de ter recebido U$ 120 mil da Microsoft Startups como forma de suporte de créditos e serviços.

PROFighter

A startup PROFighter, vinculada ao Worktiba Digital, é uma plataforma de busca de lutadores de MMA no Brasil e afora, auxiliando os atletas a serem mais facilmente encontrados por empresários e organizadores de eventos. Com um sistema de buscas personalizável, é possível encontrar atletas com mais precisão, aumentando a visibilidade dos lutadores de MMA e facilitando a busca para os empresários. Constituída por uma equipe de 4 pessoas, da qual fazem parte dois engenheiros de back-end, a PROFighter realizou o lançamento da primeira versão da plataforma em 2021.

Prosa Nova EduCultTech

A Prosa Nova, também do Worktiba Digital, é uma empresa de economia criativa que possui 4 bases: Educação, Cursos, Cultura e Editora. Oferecendo uma série de serviços, a Prosa Nova é direcionada para profissionais, empresas, instituições de ensino, associações de classe e entidades públicas e privadas. Além do início no Worktiba, em 2021, a Editora Prosa Nova lançou o livro Opa, de Adilson Farias, um livro infantil que foi um dos 10 finalistas na categoria da 63ª edição do Prêmio Jabuti, evento organizado pela Câmara Brasileira do Livro.

Rodas Saúde

Como foco no setor de transporte, a startup Rodas Saúde é voltada para a saúde de motoristas de transporte e suas famílias, utilizando uma rota gamificada de autoavaliação, acolhimento e acompanhamento de métricas e indicadores de saúde e bem-estar. O projeto, instalado no Worktiba Barigui, visa prevenir, através de uma plataforma atrativa e com benefícios, possíveis doenças e melhorar as condições de vida de motoristas e suas famílias. Nascido no Hackathon CCR, a Rodas Saúde conquistou em 2021 parcerias com o Grupo CCR e com a Mercedes-Benz, tendo realizado testes com mais de 80 motoristas e lançado a plataforma no Google Play.

Teiacolab

Com o propósito de unir e fortalecer comunidades, a Teiacolab é um projeto de impacto voltado para e feito com mulheres. Visando gerar transformação, conexão e construção, a Teiacolab forma uma rede apoio para mulheres, tendo como principal projeto o Lazos, proposta focada em migrantes venezuelanas em situação de vulnerabilidade econômica e social que tem por objetivo promover a inserção cultural e socioeconômica de migrantes em Curitiba e região metropolitana. Foram feitas, em 2021, duas turmas com mulheres venezuelanas, residentes atuais em Curitiba e RMC, em parceria com o Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná (CEIM). O projeto de impacto social está no Worktiba Barigui.

Adapt-Free

A Adapt-Free, que oferece uma plataforma de apoio a pessoas com deficiência, teve várias conquistas após ingressar no Worktiba Barigui em 2021. Além de sua fundadora e CEO, Luana de Andrade, se graduar no Founder Institute, a empresa de impacto social recebeu o selo do programa InovAtiva Brasil e chegou a participar da seleção nacional do  SXSW Pitch. Maior evento de inovação e criatividade do mundo, o South by Southwest (SXSW) ocorre na cidade de Austin, no Texas (EUA), de 11 a 20 de março. A Adapt-Free é uma plataforma que conta com atividades físicas completamente adaptadas, grupos de apoio e colaboração de profissionais multidisciplinares, visando melhorar a saúde e o bem estar de pessoas com deficiências.

NOTÍCIAS RELACIONADAS