156 Acesso àInformação

Programas em ação

Programas em ação

Empreendedora Curitibana começa programação de capacitações

Você sabe aonde quer chegar? Com esta pergunta, Geovana Conti, fundadora da empresa de impacto social curitibana Youngers, abriu, nesta sexta-feira (13/3), no Engenho da Inovação, a programação de palestras preparatórias do prêmio Empreendedora Curitiba, da Prefeitura. Em sua apresentação, ela convidou o público feminino a refletir sobre o tema “Propósito”. De acordo com Geovana, […]

compartilhe
Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, abre a programação 2020-2021 do Empreendedora Curitiba. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Você sabe aonde quer chegar? Com esta pergunta, Geovana Conti, fundadora da empresa de impacto social curitibana Youngers, abriu, nesta sexta-feira (13/3), no Engenho da Inovação, a programação de palestras preparatórias do prêmio Empreendedora Curitiba, da Prefeitura. Em sua apresentação, ela convidou o público feminino a refletir sobre o tema “Propósito”.

De acordo com Geovana, que criou um coworking e uma plataforma de contratação de mão-de-obra para moradores da Vila Torres, não existe uma fórmula definitiva.

“Um propósito não é identificado sem que façamos, em dado momento de nossas vidas, algumas perguntas incômodas a nós mesmos: qual é o sentido de viver para trabalhar? Qual o propósito de dedicar parte da minha vida a atividades cujo sentido desconheço? E talvez a mais temida de todas: sou feliz com o que faço?”, afirmou ela.

Geovana reconhece que as perguntas são difíceis, mas as respostas podem ajudar a ter muito mais clareza, tanto na vida quanto no tipo de negócio que se quer abrir. “É somente ao descobrir o seu propósito que você poderá realmente oferecer algo ao cliente, diferenciando-se daqueles que apenas querem alguma coisa dele”, justiça ela.

Cursos

Até o fim de junho, estão agendadas várias capacitações de mentoras parceiras do Empreendedora Curitiba, programa ligado à Agência Curitiba para mulheres que sonham empreender ou querem alavancar o seu negócio.  

Nos dias 9 e 23 de abril, ocorre a palestra Modelo de Negócio. No dia 14 de maio, será oferecido o workshop Comunicação e Marketing Digital. No dia 28 de maio, o tema será Inovação. Já no dia 8 de junho, será promovido o curso Finanças e, no dia 18 de junho, a palestra Estratégia de Mercado.

Presente à palestra sobre Propósito, a dona de casa Franciele Lopes, 35 anos, pretende abrir um café em 2021 e quer se preparar para administrar o negócio com as capacitações do Empreendedora Curitibana.

“Os cursos são muito bons e acho que no próximo ano vou estar preparada para abrir o café”, avaliou ela.

A engenheira civil Luana Figueiredo, 34 anos, também acompanhou a palestra da fundadora da empresa de impacto social da Vila Torres e espera que os cursos preparatórios a ajudem a melhorar sua empresa especializada em manutenção predial e industrial.

“Abri a nossa empresa, a Eng Job, com meu marido no fim do ano passado. Ainda estamos começando e precisamos muito de apoio. Por isso, estou participando das capacitações”, observou ela.

As capacitações preparatórias do prêmio Empreendedora Curitibana ocorrem em 2020 e 2021. O concurso bianual reconhece as mulheres que investem em negócios na cidade e busca inspirar o público feminino.

“Desde 2018, as capacitações gratuitas do programa já beneficiaram duas mil mulheres”, lembrou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.

Emprego do futuro

Emprego do Futuro é uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como mobilidade urbana, sustentabilidade e cultura da inovação. A conexão de Curitiba e dos curitibanos com os desafios para a conquista dos Empregos do Futuro motivou um conjunto de ações desenvolvidas pelo Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação da cidade para garantir o crescimento sustentável de Curitiba.

Desenvolvidas pela Agência Curitiba/Vale do Pinhão e Fundação de Ação Social (FAS), as iniciativas englobam desde ações focadas no setor de tecnologia e inovação até as de capacitação de habilidades técnicas e humanas. O princípio é simples: muitas profissões “tradicionais” vão mudar e muitas novas vão surgir. O objetivo é capacitar, apoiar e incentivar jovens e adultos, de forma que estejam mais bem preparados para as demandas do mercado de trabalho atual e futuro. As iniciativas incluem: Worktibas, 1ºEmpregotech, Primeiro Emprego, Tecnoparque, Liceus de Ofícios e Inovação, Bom Negócio, Mobiliza, Espaços Empreendedor, Empreendedora Curitibana, Fab Lab e Paiol Digital.

Mais informações sobre as capacitações e o prêmio Empreendedora no site da Agência Curitiba e no instagram @empreendedora_curitibana

NOTÍCIAS RELACIONADAS