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Programas em ação

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Empresários do turismo podem se inscrever para consultorias gratuitas do Sebrae/PR

O Conselho Municipal de Turismo (ComTur) anunciou a segunda etapa da parceria com o Instituto Municipal de Turismo (IMT) e o Sebrae/PR, com apoio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, em reunião on-line, nesta sexta-feira (12/2). A parceria lançada em 2020 vem auxiliando micro e pequenas empresas ligadas ao setor de turismo, alinhada com o […]

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O Conselho Municipal de Turismo (ComTur) anunciou a segunda etapa da parceria com o Instituto Municipal de Turismo (IMT) e o Sebrae/PR, com apoio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, em reunião on-line, nesta sexta-feira (12/2). A parceria lançada em 2020 vem auxiliando micro e pequenas empresas ligadas ao setor de turismo, alinhada com o programa de retomada econômica da cidade.

Desta vez, serão oferecidas mais de 4.444 horas de consultoria a pelo menos 100 empresas. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de abril neste link: https://www.sebraepr.com.br/curitiba/.

O Programa Municipal de Retomada da Economia – Pós Covid-19 oferece ao empresário soluções para alavancar as vendas, melhorar a gestão, se inserir no mercado on-line e até a repensar o modelo de negócio. É destinado a pequenos negócios que dependem da circulação de pessoas e que foram afetados com a pandemia, como as áreas de artesanato, hospedagem, alimentação, eventos, agenciamento receptivo, guia de turismo, transportadora turística. 

Na primeira fase do programa foram realizados 1.109 atendimentos, com 2.222 horas de consultoria, para 3.534 empresas/artesãos. 

De acordo com a coordenadora do programa no IMT, Tatiana Neves, o projeto tem como estratégia possibilitar ao empresário do turismo o acesso a uma gama de consultorias em gestão, tecnologia ou de conduta segura, com custos totalmente subsidiados.

“Estamos entrando em uma nova fase de retomada do setor e sabemos da importância destes investimentos para os empresários afetados pela pandemia causada pelo novo coronavírus”, complementa Tatiana.

A coordenadora estadual de Turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, salienta ainda que os empresários do segmento precisam estar preparados para continuar oferecendo e criando serviços e produtos adaptados para o momento, além de realizar as adequações necessárias nos atendimentos ao público

Uma das participantes do programa de retomada no ano passado foi a empresária Maria Lopes Bonamigo, do restaurante Jeito Mineiro. Como uma maneira de criar uma alternativa às perdas registradas pelo seu negócio em meio à pandemia, ela colocou em prática um antigo sonho de criar a própria marca de alimentos congelados a partir de receitas caseiras, como dobradinha, rabada, feijoada e lasanha.

Para tirar a empresa do papel, Maria contou com o apoio das consultorias da parceria entre os Instituto Municipal de Turismo e o Sebrae/PR e acaba de lançar a marca Jeito Mineiro Express, à venda em seu próprio restaurante, e pretende expandir as vendas para supermercados. “Fizemos uma consultoria voltada para a precificação dos produtos, uma vez que são processos muitos diferentes do que aqueles que já utilizava no restaurante. Passamos a aplicar as boas práticas de fabricação e de segurança alimentar, além de planejar novas maneiras de comercializar os produtos, inclusive por meio das redes sociais e da internet”, afirma a proprietária do Jeito Mineiro.

Quem pode participar

Poderão participar do processo de seleção, empresas e empreendedores ligados ao turismo que se encaixam nas seguintes regras:

  • Microempresas e empresas de pequeno porte formalizadas com CNPJ válido;
  • Microempreendedores individuais;
  • Artesãos cadastrados pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba;
  • Profissionais liberais informais da cadeia do turismo, guias de turismo e profissionais da área de eventos. 

A avaliação e seleção das empresas e empreendedores inscritos está sendo feita por uma comissão técnica designada pelo Sebrae/PR.

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