156 Acesso àInformação

Eventos

Eventos

Eventos on-line vão aproximar os jovens de serviços e ações da Prefeitura

Na próxima semana, de 12 a 17 de abril, a Assessoria Especial da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), vai promover a Semana Jovem. Em razão da pandemia provocada pela covid-19, os eventos serão on-line. Com uma programação diversificada, as atividades visam aproximar a juventude curitibana dos serviços e ações […]

compartilhe

Na próxima semana, de 12 a 17 de abril, a Assessoria Especial da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), vai promover a Semana Jovem. Em razão da pandemia provocada pela covid-19, os eventos serão on-line.

Com uma programação diversificada, as atividades visam aproximar a juventude curitibana dos serviços e ações ofertados pelas secretarias e demais órgãos públicos da Prefeitura de Curitiba. 

Os jovens poderão acompanhar virtualmente as aulas, palestras, workshops, debates e desafios, com oportunidades para aprimorar o conhecimento nas áreas da cidadania, profissionalização, educação, saúde, cultura, esporte, atividade física e sustentabilidade. 

A Semana Jovem foi instituída em Curitiba pela Lei Municipal nº 12.689 de 15 de abril de 2008.

Programação 

De 12 a 17 de abril, os núcleos regionais da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude vão promover orientações sobre prática saudável de exercícios durante a pandemia, conteúdos de esporte e lazer, com desafios individuais, além de informações e orientações sobre temas voltados para a juventude.

Os conteúdos serão enviados diretamente aos alunos matriculados nos Centros de Esporte e Lazer, Clubes da Gente e Centros da Juventude via WhatsApp. Para mais informações, consulte o Núcleo da Smelj na sua Regional (https://bit.ly/3s0Yb6V)

De 13 e 16 de abril a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), dentro do programa Curitiba Lê, vai promover em suas redes sociais, no Facebook (@fundacaoculturaldecuritiba) e Instagram (@fcccuritiba), uma série de lives onde serão apresentados contos, palestras e debates com convidados que vão abordar temas voltados à juventude. 

Na terça-feira (13/4) o Liceu de Ofício Criativo vai transmitir, a partir das 15h pelo canal no YouTube (https://www.youtube.com/liceudeoficioscriativos), um workshop com o tema “Dicas de Fotografia”. E na quarta (14/4) também as 15h, será a vez de abordar o “Plano B no empreendedorismo”. 

O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no dia 14 de abril, das 9h às 12h, vai promover uma Conversação em Libras com o tema “O jovem com deficiência”. O acesso gratuito poderá ser feito pela plataforma Meet, no link https://meet.google.com/zua-qonp.rvy

No dia 16 de abril a Fundação de Ação Social (FAS) vai apresentar uma série de conteúdos on-line com a temática “Empregabilidade Jovem e Carteira de Trabalho Digital”. Para conferir, basta acessar a página da FAS no Facebook (@fundacaodeacaosocial). 

Também no dia 16 de abril a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e a FAS promovem o “Encontro Maker” do FabLab Cajuru. O evento on-line ocorre às 15h e terá transmissão pelo Youtube da FAS (https://www.youtube.com/channel/UCiiJDuH5wos091qrUKTDn9A). Inaugurado em 2019, o FabLab Cajuru funciona como um laboratório de fabricação digital e prototipagem no qual estudantes, empresas e a comunidade podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática projetos e ideias inovadoras.

Para jovens o ano todo

O Programa de Estágio na Prefeitura de Curitiba, coordenado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), oferta vagas em todas as regionais para os estudantes do ensino médio e superior para atuarem em áreas como a Ação Social; Cultura; Esporte e Lazer; Educação; Saúde; Administração; Comunicação; Finanças; Jurídica; Meio Ambiente; Obras Públicas; Recursos Humanos. Outras informações podem ser conseguidas pelo telefone 3350-9570, e-mail estagio@curitiba.pr.gov.br ou pelo site http://estagio.imap.curitiba.pr.gov.br.

O EmpregoTech, coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS) e pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, é realizado em etapas que compreendem qualificação em lógica e programação básica, comportamento para o trabalho e encaminhamento para vagas de trabalho. 

O programa é prioritariamente na condição de aprendiz, em empresas de tecnologia conforme desempenho. (Saiba mais aqui www.agenciacuritiba.com.br ou 3213-7514)

Ainda sobre o mercado de trabalho, a FAS oferta programas como o “Mobiliza”, com o objetivo de sensibilizar os jovens para o empreendedorismo.

O Programa Primeiro Emprego, lançado em 2018, tem por objetivo elevar a empregabilidade de adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS), por meio de um percurso formativo.  

Já o Liceu de Ofícios atua na oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional, prioritariamente para o público em situação de vulnerabilidade social. (Saiba mais aqui: http://aprendere.curitiba.pr.gov.br

Além dos cursos regulares, a Fundação Cultural de Curitiba disponibiliza em todas as regionais de forma gratuita e on-line o curso “MusicaR” que desenvolve a musicalização para crianças e jovens de 7 a 17 anos. (Saiba mais aqui www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br).

As ações da Secretaria Municipal da Educação voltadas para o público jovem com idade entre 15 e 29 anos de idade são concentradas no atendimento em estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino de Curitiba nos programas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fase I, Educação Especial e aos assistidos pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). 

O atendimento a todos os estudantes durante a pandemia é feito por meio de videoaulas, transmitidas pela TV aberta ou pela plataforma YouTube. (Informações: 3350-3080 / https://educacao.curitiba.pr.gov.br)

Além da Atenção à Saúde Bucal, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve em todas as regionais da cidade nas Unidades de Saúde ações de orientação contínuas de prevenção as DST/HIV/AIDS, principalmente junto a jovens. 

Informações sobre serviços para a juventude podem ser obtidas nas Assessorias Especiais da Prefeitura

Assessoria de Direitos Humanos – 3221-2746
direitoshumanos@curitiba.pr.gov.br

Assessoria de Políticas para Mulheres – 3221-2746
mulher@curitiba.pr.gov.br

Assessoria de Políticas da Diversidade Sexual – 3221-2712
diversidade@curitiba.pr.gov.br

Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial – 3221-2748
igauldaderacial@curitiba.pr.gov.br 

Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – 3221-2262
gdpd@curitiba.pr.gov.br

Assessoria de Apoio às Políticas da Criança e do Adolescente – 3250-7474
apcapi@curitiba.pr.gov.br

Assessoria da Juventude – 3350-3700
juventude@curitiba.pr.gov.br
 

NOTÍCIAS RELACIONADAS