156 Acesso àInformação

Programas em ação

Programas em ação

Inscrição para última etapa do Bom Negócio termina na próxima terça-feira

Professor de gastronomia, síndico profissional e promotor de eventos, o empreendedor Renato Bach quer estar ainda mais preparado para a retomada econômica de Curitiba no pós-pandemia. Em fevereiro, ele participou das 30 horas de aulas on-line das rotas 1 e 2 do Bom Negócio, programa de capacitação gratuita da Prefeitura. Depois dessas rotas, ele pode […]

compartilhe
O empreendedor Renato Bach já se inscreveu para a Rota 3 do Bom Negócio, que começa em abril. Foto: Hully Paiva/SMCS

Professor de gastronomia, síndico profissional e promotor de eventos, o empreendedor Renato Bach quer estar ainda mais preparado para a retomada econômica de Curitiba no pós-pandemia. Em fevereiro, ele participou das 30 horas de aulas on-line das rotas 1 e 2 do Bom Negócio, programa de capacitação gratuita da Prefeitura. Depois dessas rotas, ele pode participar da última etapa do curso com foco em inovação e abertura de empresas de alto impacto.

Bach é um dos inscritos na Rota 3 do Bom Negócio, que tem início no dia 20 de abril e vai até 3 de junho. Ministrado por professores da Uninter, o curso também será on-line, devido à pandemia, e oferece 40 vagas neste primeiro semestre de 2021.  

As inscrições vão até a próxima terça-feira (30/3) no site do programa vinculado à Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

“Estou muito ansioso para participar das aulas da Rota 3, pois quero entender o que vai mudar a partir de agora, além de conhecer outros empreendedores e fazer novas conexões para negócios”, afirmou Bach.

Com aulas às terças e quintas, das 18h às 22h, a Rota 3 do Bom Negócio irá abordar temas como gestão inovadora; finanças e sustentabilidade; marketing, tecnologia e novos negócios; gestão de pessoas; mercado, produto, vendas e novo cliente; criatividade e inovação; e startups.

A Rota 3 será transmitida na plataforma do Bom Negócio, com link de acesso liberado para os inscritos antes do início do curso. Além de videoaulas, os professores da Uninter vão usar a plataforma para propor atividades e interagir com os alunos.

De acordo com Daniela Vitório Del Puente, coordenadora do Bom Negócio, as rotas do programa trazem um conteúdo tanto para quem quer tirar uma ideia do papel como para o empreendedor que já tem anos de estrada e está em momento de mudança ou precisa se diferenciar no mercado.

“Com parceria da Uninter, estamos garantindo o acesso à educação empreendedora a todos, mesmo neste momento de pandemia”, frisa a coordenadora do Bom Negócio.

Rotas iniciais

Relançada em 2018 pelo prefeito Rafael Greca, a jornada do Bom Negócio começa com os empreendedores aprendendo sobre gestão inovadora em cursos gravados das rotas 1 e 2, que são continuados pela internet e podem ser feitos a qualquer momento no site do programa da Prefeitura.

Na Rota 1, de 16 horas, são abordados os temas Comportamento do empreendedor, Definição de mercado, Descobrindo o mercado, Marketing e projeção de vendas e finanças (1, 2, 3 e 4) e Plano de negócios (1 e 2).

Na rota 2, de 14 horas, o empreendedor aprende sobre Planejamento estratégico (1, 2, 3 e 4), Estratégias financeiras (1, 2, 3 e 4), Ferramentas práticas de gestão e inovação (1, 2 e 3), Como construir a empresa certa para clientes certos (1, 2 e 3), Como aumentar e gerenciar suas vendas (1, 2 , 3 e 4), Gestão de pessoas (1, 2, 3 e 4) e Liderança (1, 2, 3 e 4).

Os vídeos das aulas EAD têm duração entre 5 a 15 minutos e foram produzidos pela Agência Curitiba em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae-PR), Instituto Superior de Administração e Economia (Isae/FGV) e produtora Kultivi.

Daniela reforça que, para participar da Rota 3, é obrigatório o empreendedor ter concluído as capacitações das rotas 1 e 2.

Desde 2005, o programa Bom Negócio da Prefeitura já formou mais de 15 mil empreendedores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS