156 Acesso àInformação

Programas em ação

Programas em ação

Inscrições para o Programa 1ºEmpregoTech começam nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (5/7) começam as inscrições para o novo processo seletivo do 1º EmpregoTech, programa que oferta gratuitamente o curso básico de programação de computadores. Esta será a segunda turma do curso do Vale do Pinhão, que foi lançado pela Prefeitura em 2020 e surgiu como resposta à necessidade de profissionais capacitados para o setor da […]

compartilhe
Gabriel Ludvig Laskos, fez o 1º Empregotech e está trabalhando como estagiário de uma empresa de TI. Foto: Hully Paiva/SMCS

Nesta segunda-feira (5/7) começam as inscrições para o novo processo seletivo do 1º EmpregoTech, programa que oferta gratuitamente o curso básico de programação de computadores. Esta será a segunda turma do curso do Vale do Pinhão, que foi lançado pela Prefeitura em 2020 e surgiu como resposta à necessidade de profissionais capacitados para o setor da Tecnologia da Informação e Comunicação.

As inscrições vão até o próximo dia 11 de julho e devem ser feitas no link https://forms.gle/WXmsGsKMDeTQA4tp8. Neste mesmo endereço eletrônico e prazo, o candidato deverá fazer um teste de conhecimentos nas áreas de tecnologia, raciocínio lógico e matemática. Será possível usar a internet para fazer pesquisas, considerando que a habilidade no uso dessa ferramenta também faz parte da avaliação.

Podem participar pessoas de 16 a 29 anos de idade, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio e que morem em Curitiba. Outro requisito é que o candidato tenha computador com acesso à internet.

A divulgação dos aprovados será feita entre os dias 12 e 15 de julho e as atividades começam logo depois, com a aula inaugural no dia 19, no canal da Fundação de Ação Social (FAS) no YouTube. 

Empregabilidade

O 1º EmpregoTech é uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba, coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS) e pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, explica que o programa busca elevar a empregabilidade dos jovens por meio da qualificação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, revelar talentos para o mercado de tecnologia e aproximá-los das empresas e startups do segmento promovendo a inserção no mercado de trabalho, principalmente na condição de Aprendiz ou Primeiro Emprego.

Quando foi lançado, em janeiro de 2020, o EmpregoTech contou com 1.662 inscritos, sendo que 688 fizeram as avaliações e 388 deles alcançaram a média e iniciaram o curso. Em função da pandemia, que fez com que as aulas passassem do formato presencial para o on-line, apenas 118 concluíram o programa.

Quem tiver dúvida sobre o programa pode entrar em contato com a Diretoria de Apoio à Empregabilidade, da FAS, por meio do telefone (41) 3250-7459 ou pelo e-mail empregotech@curitiba.pr.gov.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS