156 Acesso àInformação

Parceiros

Parceiros

Nasa promove em maio hackaton on-line contra o novo coronavírus

Agência Espacial Americana (NASA) promove, nos dias 30 e 31 de maio, um inédito hackaton on-line para buscar soluções que minimizem o impacto da pandemia da covid-19. Curitiba é uma das oito cidades-sede do evento presencial no país que este ano irá ocorrer em outubro. Os hackatons da Nasa têm apoio do Vale do Pinhão. […]

compartilhe

Agência Espacial Americana (NASA) promove, nos dias 30 e 31 de maio, um inédito hackaton on-line para buscar soluções que minimizem o impacto da pandemia da covid-19. Curitiba é uma das oito cidades-sede do evento presencial no país que este ano irá ocorrer em outubro. Os hackatons da Nasa têm apoio do Vale do Pinhão.

“A Nasa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) abriram suas bases de dados, colhidos através de missões, pesquisas e tecnologias para apoiarem os participantes no desenvolvimento dos projetos”, explica a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, que é embaixadora do hackathon.

Em outubro do ano passado, a Prefeitura apoiou o evento, que teve a palestra de abertura do prefeito Rafael Greca, que destacou a importância do desafio internacional para o ecossistema do Vale do Pinhão.

A competição internacional – denominada Nasa International Space Apps Covid-19 Challenge – será realizada simultaneamente em 80 países, numa maratona de 48 horas totalmente on-line. As inscrições já estão abertas, são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de maio pelo site do evento spaceappsbrazil.com . As vagas são limitadas, e o candidato pode se inscrever de qualquer região ou município do país.

O Space Apps Brazil, nesta edição voltada aos desafios da covid-19, examinará bases e fundamentos científicos, em busca de uma resposta humana e econômica ao vírus. “Há uma tremenda necessidade de nossa engenhosidade coletiva no momento”, reforça Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da Nasa. “Não consigo imaginar um foco mais digno do que a covid-19 para direcionar a energia e o entusiasmo de todo o mundo com o Space Apps Challenge, que sempre gera soluções surpreendentes.”

Para a líder local e representante da iniciativa Space Apps Brazil, Marina Beraz, o potencial de criação das equipes brasileiras sempre surpreende. “Desde que começamos o trabalho com NASA Space Apps no Brasil, em 2017, tivemos muita certeza e clareza que os talentos brasileiros tem um indiscutível potencial para criar soluções mundiais. Já no primeiro ano de evento, tivemos o projeto Juno Rádio, que entrou na lista de 30 finalistas globais”.

Desde o início do surto global, os especialistas da Nasa, ESA e Jaxa vêm explorando maneiras de como usar os dados exclusivos para colaborar na compreensão e interação do mundo diante dos impactos da pandemia – de escala global para local – para potencializar nossa capacidade de combatê-lo.

Neste ano o Nasa International Space Apps Challenge acontecerá em dois momentos, em 30 e 31 de maio, com o especial Covid-19, e em 2 e 3 de outubro, o Space Apps Challenge anual.

O evento

O Nasa International Space Apps Challenge edição covid-19 terá pela primeira vez uma plataforma que dará suporte aos participantes brasileiros, proporcionando toda a jornada do Hackathon em português, conectando com os desafios globais e com a ferramenta da Nasa.

Proposta pela organização do Space Apps Brazil a partir da união de 8 cidades sedes no país, a plataforma tem o intuito de unificar todo o processo do hackathon – da inscrição aos pitches finais – com o objetivo de facilitar a comunicação com os brasileiros (em português) e colocando à disposição mentores locais de diversas áreas de conhecimento para auxiliar as equipes. A plataforma também alinha as entregas com a direção global e, ao final do evento, todos os projetos serão inseridos na plataforma global da Nasa, em inglês.

Durante o hackathon, as equipes irão acompanhar webinars técnicos e receber mentoria de especialistas. Durante 48 horas os times precisam criar, desenvolver e entregar um protótipo da solução para um dos 12 desafios propostos. Tal iniciativa tem metodologia exclusiva do Space Apps Brazil em parceria com a Panic Lobster e o Founders Institute, visando estimular o melhor de cada equipe e tendo como resultado projetos de excelência, que possam não apenas vencer a competição global, mais também serem acelerados pelo Programa Founders Institute Brazil.

Toda a população com interesse na causa pode participar. Afinal, uma comunidade forte é uma comunidade diversificada. O participante pode inscrever um time completo, com no mínimo 4 e máximo de 6 pessoas, ou se inscrever sozinho. Neste caso, o candidato será direcionado a um time de acordo com o desafio escolhido.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27 de maio pelo site: spaceappsbrazil.com. O hackathon online acontece nos dias 30 e 31 de maio. O resultado das melhores soluções será divulgado no mesmo dia, ao final do evento. Haverá premiação para os primeiros colocados.

DESAFIOS

Confira os desafios do hackathon.

1. Planeta Tranquilo

O surto da covid-19 e as recomendações de distanciamento social e restrições relacionadas levaram a numerosas mudanças de curto prazo na atividade econômica e social em todo o mundo,as quais podem ter impactos em nosso meio ambiente. Seu desafio é usar dados espaciais paradocumentar as mudanças ambientais locais e globais causadas pela covid-19 e as respostas sociais associadas.

2. Ilumine o Caminho

A pandemia iniciou mudanças nos movimentos e atividades da população humana em todo o mundo. Seu desafio é usar as observações da terra para explorar como a atividade humana e os padrões regionais de movimento humano terrestre podem ter mudado em resposta ao covid-19.

3. Onde há um Link, há um Caminho

Desde o início da pandemia, houve uma proliferação de sites e portais desenvolvidos para compartilhar recursos sobre o assunto. Seu desafio é encontrar maneiras inovadoras de apresentar e analisar informações integradas e em tempo real sobre os fatores ambientais que afetam a disseminação do covid-19.

4. Uma Nova Perspectiva

Devido à pandemia, as áreas protegidas e outras formas de áreas silvestres (por exemplo, arbustos, praias, parques, monumentos marinhos) foram fechadas em todo o mundo. Seu desafio é liderar o esforço para examinar possíveis impactos da redução do tráfego humano nesses locais que são ecossistemas naturais protegidos.

5. A Arte de Tudo

O que você aprendeu sobre você ou o mundo como resultado de viver a pandemia da covid-19? Seu desafio é expressar sua experiência de viver esse tempo histórico através de uma obra de arte.

6. ODS e covid-19

Este desafio convida você a analisar o impacto da covid-19 nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), observando as mudanças atuais e em andamento nos indicadores de monitoramento dos ODS da ONU usando observação da Terra / sensoriamento remoto e produtos de análise derivados do modelo do sistema global da terra.

7. Alimento para o Pensamento

Seu desafio é considerar a jornada dos alimentos até o seu prato, determinar como as disrupções da pandemia estão afetando o suprimento de alimentos local e globalmente e propor soluções para resolver esses problemas.

8. Purificar o Suprimento de Ar

O tempo que você passa em ambientes fechados aumentou durante a pandemia como resultado das políticas de ficar-em-casa aplicadas no mundo todo? Seu desafio é usar a Estação Espacial Internacional (ISS) como inspiração e desenvolver um sistema para monitorar e / ou purificar o ar interno. Depende de você se o sistema que você desenvolve poderá ser usado na Terra (por exemplo, em residências, empresas, transporte, etc.) e / ou no espaço.

9. Fatores Humanos

O surgimento e a disseminação de doenças infecciosas, como a covid-19, estão aumentando. Você pode identificar padrões entre a densidade populacional e os casos da doença e identificar fatores que podem ajudar a prever pontos críticos da propagação da doença?

10. A Solução do Isolamento

As políticas de distanciamento social adotadas em todo o mundo durante a pandemia deixaram muitas pessoas socialmente (fisicamente) isoladas. Seu desafio é desenvolver soluções inovadoras para combater o isolamento social.

11. Um mundo distante

Seu desafio é identificar problemas sociais pandêmicos que possam ter efeitos colaterais no espaço, preparar-se para os efeitos colaterais no espaço e/ou avaliar o apoio na Terra e os riscos no espaço, para incluir riscos psicológicos e técnicos.

12. Uma Avaliação Integrada

Seu desafio é integrar vários recursos derivados da Observação da Terra com dados socioeconômicos disponíveis, a fim de descobrir ou aprimorar nossa compreensão dos impactos da pandemia.

Serviço Nasa Space Apps Covid-19 Challenge

Data: 30 e 31 de maio

spaceappsbrazil. com

www.facebook.com/SpaceAppsBrazil/

www.instagram.com/spaceappsbr/

twitter.com/SpaceAppsBrazil

NOTÍCIAS RELACIONADAS