156 Acesso àInformação

Eventos

Eventos

Paiol Digital mostra o sucesso de empresas que já nascem on-line

A entrada de marcas e empresas no mundo da internet é uma questão de sobrevivência com a pandemia da covid-19. Mas existem startups que já largam na frente nessa corrida pelo espaço on-line e já nasceram digitais. Três exemplos curitibanos de sucesso – a Orna Group, a Fohat Corporation e a Rentcars.com – foram apresentados […]

compartilhe
No palco do Teatro do Paiol, além de Cris Alessi, também estavam Francisco Millarch e Dani Paes. Fotos: divulgação

A entrada de marcas e empresas no mundo da internet é uma questão de sobrevivência com a pandemia da covid-19. Mas existem startups que já largam na frente nessa corrida pelo espaço on-line e já nasceram digitais. Três exemplos curitibanos de sucesso – a Orna Group, a Fohat Corporation e a Rentcars.com – foram apresentados no Paiol Digital de maio, que ocorreu na última terça-feira (25/5).

Com mediação de Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o Paiol Digital deste mês teve transmissão ao vivo do Paiol Digital, mas sem público, respeitando todos os protocolos sanitários vigentes da pandemia.

“A Orna Group, a Fohat Corporation e a Rentcars.com foram criadas por empreendedores da capital que modelaram negócios digitais que impactam nas pessoas, pois todos têm em comum outras qualidades como o  foco na necessidade do consumidor e a busca constante por inovação ”, destacou Cris.

No palco do Teatro do Paiol, além da presidente da Agência Curitiba, também estavam Francisco Millarch e Dani Paes, respectivamente, fundadores da Rentcars.com e Fohat Corporation.

Por videoconferência diretamente de Los Angeles (EUA), Julia Alcântara contou a trajetória empreendedora dela e suas irmãs Débora e Bárbara, que em 2010 criaram a primeira empresa do Grupo Orna. Tudo teve início quando o trio começou a produzir conteúdo de moda e lifestyle, transformando paixões em publicações no blog Tudo Orna.

Julia Alcântara, sócia-fundadora do Grupo Orna.

A expansão de negócios de Julia, Bárbara e Débora seguiu quando elas começaram a atrair interessados em montar um empreendimento digital, como elas. Por isso, em 2017, as irmãs lançaram a primeira turma do Efeito Orna, curso focado em branding e posicionamento digital.

“Achamos que, assim como a moda, o empreendedorismo é uma forma de mostrar no que você acredita e transformar o ecossistema, inclusive na cadeia de produção”, afirmou Julia.

Em 2018, elas também abriram o Orna Café, um lugar de criação e inspiração e, no ano seguinte, lançaram a linha de cuidados com a pele Orna Fórmula.

Energia e bem-estar

Fundadora da startup curitibana Fohat Corporation, Dani Paes pretende com sua empresa democratizar o acesso à energia em regiões onde o sistema é instável ou escasso. Além disso, a preocupação com o bem-estar dos colaboradores é outra marca da startup da capital, que criou um programa de mindfulness (atenção plena) para o desenvolvimento da equipe.

“A Fohat foi idealizada como uma empresa leve, ágil e enxuta para criar novas possibilidades e transformar o mundo por meio da energia”, disse Dani.

Dani Paes compartilhou a história da Fohat Corporation.

Desde 2017, a startup desenvolve “microrredes” de distribuição de energia para suprir a necessidade de um ponto qualquer. A tecnologia de microrredes já existe, e consiste em grupos de baterias que podem armazenar ou fornecer energia a sistemas delimitados. O diferencial da startup está em um software que controla essas redes de maneira integrada ao fornecimento geral de eletricidade.

Locação inteligente

O Paiol Digital de maio teve ainda a participação de Francisco Millarch, fundador da Rentcars.com. Com atuação em 160 países e abertura de um escritório na Holanda, a empresa aposta na tecnologia para aumentar as vendas, detectando o perfil do cliente e suas preferências de locação on-line.

“Com inteligência artificial, conseguimos oferecer um serviço diferenciado e os melhores preços”, explicou Millarch.

Francisco Millarch é fundador da Rentcars.com.

A experiência do empresário curitibano começou em 2004, com a criação do malapronta.com, site de reservas de viagens que oito anos depois acabou sendo vendido para um grupo britânico.

A Rentcars.com oferece o serviço de comparação de preços, mas tem como foco principal a reserva de veículos. A empresa faz parcerias com locadoras, que pagam comissão para o site, e seu diferencial é localizar o melhor preço na cidade de destino do cliente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS