156 Acesso àInformação

Parceiros

Parceiros

Prefeitura e Sebrae oferecem mil consultorias gratuitas para empreendedores

Mil empreendedores e donos de pequenos negócios de Curitiba começam a receber, esta semana, consultorias individuais gratuitas para inovar, fazer melhor, mais rápido e com menor custo a gestão do negócio e a presença digital para crescer no pós-pandemia. A iniciativa da Prefeitura e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) […]

compartilhe
Prefeitura e Sebrae oferecem mil consultorias gratuitas para empreendedores. Na imagem: Prefeito Rafael Greca, vice-prefeito, Eduardo Pimentel, diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, secretário municipal, Vitor Puppi (Planejamento, Finanças e Orçamento) e o presidente interino da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Frederico Lacerda, na entrega do vale voucher para as empreendedoras, Gislaine Queiroz e Elicéia Dalprá. Curitiba, 05/10/2021. Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Mil empreendedores e donos de pequenos negócios de Curitiba começam a receber, esta semana, consultorias individuais gratuitas para inovar, fazer melhor, mais rápido e com menor custo a gestão do negócio e a presença digital para crescer no pós-pandemia.

A iniciativa da Prefeitura e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) integra as ações de aceleração econômica da capital (clique aqui para saber mais) e foi lançada pelo prefeito Rafael Greca, nesta terça-feira (5/10), quando se celebra o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE).

“A cidade mais empreendedora do Brasil mantém seu apoio a quem tem um negócio e quer inovar e crescer. É muito bom ver o rosto da esperança e quem vê uma vez o rosto da esperança, dele não se esquece jamais“, afirmou Greca, ao agradecer a participação na cerimônia dos primeiros empreendedores selecionados para as consultorias. Um voucher simbólico foi entregue a cada um deles.  

Durante a cerimônia também foram apresentadas as peças publicitárias da campanha de aceleração econômica de Curitiba. As informações sobre as ações estão reunidas no portal Retomada Curitiba.

“Estou muito emocionada e orgulhosa de viver em uma cidade como Curitiba, que apoia seus empreendedores. Estas consultorias serão muito importantes para o crescimento da Entrega Única”, afirmou Gislaine Queiroz, uma das proprietárias da startup especializada em delivery “premium” e que trabalha só com mulheres nas entregas. Ela estava acompanhada da sócia, Elicéia Dalprá, que fez questão de agradecer outro apoio do município: “Desde o início do ano a Entrega Única está no Worktiba Boqueirão”, disse ela, sobre o espaço público disponibilizado pelo município.

O prefeito lembrou também que o apoio aos empreendedores e empresas da capital é um dos pilares do Plano de Retomada Econômica de Curitiba, iniciado no ano passado. “Iniciativas do município e parceiros, como desburocratização para abertura mais fácil de empresas, refinanciamentos de débitos, acesso a linhas de crédito com o Fundo de Aval de Curitiba e apoio educacional para gestão inovadora e transformação digital, têm ajudado a melhorar o ambiente de negócios da capital para o pós-pandemia”, enumerou ele.

Consultorias

O diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, explicou que as consultorias que começam a ser ofertadas pela entidade e o município são estruturadas a partir das principais “dores” dos empreendedores e com foco na preparação das empresas para o pós-pandemia.

“São jornadas para apoiar recuperação e promover a sustentabilidade de micro e pequenas empresas”, reforça ele.

Serão 30 mil horas de consultorias, 1.690 horas de conteúdos, cinco jornadas, webséries e oportunidade de networking ofertados sem custos para fortalecer os pequenos negócios de Curitiba.

Para receber as consultorias, o empreendedor pode agendar atendimento nos Espaços Empreendedor da Prefeitura nas Ruas da Cidadania (clique aqui), administrados pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, ou acessar o site do programa Recupere do Sebrae/PR.  

Com conteúdos teóricos e práticos são personalizados de acordo com a necessidade, as consultorias com especialistas serão on-line e vão ajudar os empreendedores de Curitiba em desafios como planejamento financeiro, acesso ao crédito, remodelagem de negócios, marketing digital, protocolos de biossegurança, desenvolvimento pessoal e aspectos jurídicos como leis e direitos e deveres do empresário no cenário de crise.

No primeiro passo, o empreendedor curitibano irá participar de uma consultoria individualizada que vai identificar as principais dificuldades e, a partir disso, direcionar para uma jornada com conteúdos personalizados de acordo com suas dificuldades. Depois, recebe uma nova consultoria individualizada para concluir um plano de ação.

Pró-Metrópole

O vice-prefeito Eduardo Pimentel destacou ainda que a oferta das consultorias gratuitas foi estruturada por meio do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole).

“Além dos empreendedores curitibanos, quem tem um negócio nos outros 28 municípios da Região Metropolitana também está recebendo este benefício, pois como sempre defende o prefeito Rafael Greca: Curitiba é uma só”, reforçou ele.

Também receberam os primeiros vouchers das consultorias os empreendedores José Afonso Matida (Devi Delivery de Vinhos), Liliane Alves Reis e Jhenifer Fogaça (Loucos por Donuts), Lucimara e Celso Tura (Pipo Pets Ração e Acessórios), Jéssica Helena Sottili e Eder Viana Cardoso (Helena Cardoso Sapatos e Acessórios), Fernanda Ávila (ByFernadaÁvila Estética) e Queila Magalhães (Prada Personalizados).

Participantes

Participaram do lançamento os secretários municipais Vitor Puppi (Planejamento, Finanças e Orçamento) e Leverci Silveira Filho (Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba), a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e o presidente interino da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Frederico Lacerda.

NOTÍCIAS RELACIONADAS