156 Acesso àInformação

Parceiros

Parceiros

Prefeitura recebe 5 mil máscaras do Desafio Máscaras do Bem

A Prefeitura recebeu 5 mil máscaras do Desafio Máscaras do Bem, inspirado no movimento global #Masks4All, que incentiva a produção caseira do equipamento na luta contra o avanço do novo coronavírus. Quinhentas delas foram destinadas à Defesa Civil do município e 4.500 à Fundação de Ação Social (FAS). A entrega foi realizada nesta terça-feira (5/5), […]

compartilhe
A Prefeitura recebeu 5 mil máscaras do Desafio Máscaras do Bem entregues na Secretaria Municipal de Saúde – Curitiba, 05/05/2020 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

A Prefeitura recebeu 5 mil máscaras do Desafio Máscaras do Bem, inspirado no movimento global #Masks4All, que incentiva a produção caseira do equipamento na luta contra o avanço do novo coronavírus. Quinhentas delas foram destinadas à Defesa Civil do município e 4.500 à Fundação de Ação Social (FAS). A entrega foi realizada nesta terça-feira (5/5), na Secretaria Municipal da Saúde.

As máscaras serão usadas por agentes que trabalham nos serviços de ponta da Defesa Civil, quando há atendimento à população, e também por voluntários que ajudam na separação de alimentos e na montagem de tendas, segundo coordenador municipal da Defesa Civil, Nelson de Lima Ribeiro.

Na FAS, as máscaras serão distribuídas principalmente a pessoas idosas, crianças e adolescentes que vivem nas unidades de acolhimento oficiais e parceiras do município.

“Essa doação é muito importante para a FAS, pois nos ajuda a prevenir a contaminação de milhares de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social”, explicou o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel. 

Ação solidária

Lançada na segunda quinzena de abril, o Desafio Máscaras do Bem tem como objetivo doar 100 mil máscaras para instituições de Curitiba que atendem pessoas mais vulneráveis ao vírus.

“Com o desafio esperamos garantir que todos estejam protegidos e que possam sorrir com os olhos mesmo nestes dias em que o afeto parece tão distante”, disse Mark Pinheiro, idealizador do movimento e fundador da startup curitibana Ei Tools.

O Desafio Máscaras do Bem está chegando a 20 mil máscaras doadas pela população ou confeccionadas por costureiras da Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), parceria da ação.

De várias formas, tamanhos e tecidos, cada máscara demonstra o carinho empregado pelos participantes da grande rede de solidariedade que se formou. “Uma delas chegou inclusive com uma carta, na qual a voluntária explica como a máscara deve ser usada e se colocando à disposição para ajudar ainda mais”, explicou Pinheiro.

Para alcançar o objetivo final, o idealizador do projeto pede ainda mais a colaboração de todos. “Precisamos de mais tecido, elástico e costureiras que possam produzir as máscaras”, explicou.

Pinheiro lembrou que além de oferecer insumos e mão de obra, a população pode contribuir com dinheiro que será transformado em materiais para novas máscaras. Doações podem ser feitas no site https://mascarasdobem.com.br/ 

Vale do Pinhão

O Desafio Máscaras do Bem tem o apoio do Vale do Pinhão, da Prefeitura e Agência Curitiba de Desenvolvimento.

A iniciativa do fundador da Ei Tools é um exemplo da mobilização das empresas do Vale do Pinhão no combate à pandemia, observou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. “A solidariedade social faz parte da cultura desta startup”, afirmou ela.

Desde o início da pandemia, outras empresas do Vale do Pinhão se uniram ao município para reduzir os efeitos no novo coronavírus na saúde e economia da capital. 

“Curitiba foi a primeira capital a oferecer a videoconsulta para a população, graças a uma parceria com a Doctoralia, que doou a plataforma. Também temos a inteligência artificial fazendo a triagem dos possíveis casos graças à empresa que criou o Robô Laura”, exemplificou Cris.

Ela citou ainda as startups Maha 3D, Prin3D e Boa Impressão 3D, parceiras do FabLab para produção de máscaras-escudo. O Olist que criou uma vitrine virtual para que artesãos e empreendedores de Curitiba possam comercializar seus produtos on-line, e os sócios do Ebanx que acabam de doar 11 mil máscaras para o combate da pandemia no Paraná e São Paulo. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS