156 Acesso àInformação

Programas em ação

Programas em ação

Primeira turma do EmpregoTech terá formatura on-line em agosto

O Programa 1º EmpregoTech entra na reta final. No início do mês de agosto, os 291 jovens irão participar da formatura online, que alia o foco tecnológico proposto pelo programa e as medidas de segurança decorrentes da pandemia da covid-19.  Para muitos destes alunos este foi o primeiro contato com linguagens de programação. É o caso de André […]

compartilhe
Primeira turma do EmpregoTech terá formatura online. – Na imagem, o estudante é André Gustavo Silveira. Foto: Arquivo pessoal

O Programa 1º EmpregoTech entra na reta final. No início do mês de agosto, os 291 jovens irão participar da formatura online, que alia o foco tecnológico proposto pelo programa e as medidas de segurança decorrentes da pandemia da covid-19. 

Para muitos destes alunos este foi o primeiro contato com linguagens de programação. É o caso de André Gustavo Silveira, 19 anos, morador de Santa Felicidade, que viu no site da Prefeitura de Curitiba a oferta das inscrições do curso e se interessou.

O estudante do segundo ano de Física, na UFPR, pretende trabalhar na área de tecnologia e está entusiasmado com a nova formação. 

“O curso foi bem instrutivo, tratando de várias linguagens de programação a partir de um nível básico e apresentando várias técnicas e visões diferentes sobre empreendedorismo de diversas fontes. Aprendi todas as linguagens da estaca zero. Foi uma ótima experiência”, comemora André.

Apesar de ter até o dia 31 de julho, prazo final para encerrar a etapa de qualificação, André conta que já concluiu todos os cursos e faz planos para o futuro.

“A ideia agora, após o término do curso, é continuar me aprofundando na área de programação que me cativa mais, que é o back-end, mais voltado para banco de dados, e conseguir um emprego em um futuro próximo”, conclui André. 

“Estamos preparando esses jovens para um futuro que já  chegou. Pela trilha percorrida, os formandos EmpregoTech farão a diferença nas empresas que os contratarem”, diz Luciane Hammerschmidt, da Superintendência do Trabalho – FAS Trabalho. 

Conheça o EmpregoTech

O 1º EmpregoTech é uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba, coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS) e pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. 

A iniciativa surgiu como resposta à necessidade de profissionais capacitados para o setor da Tecnologia da Informação e Comunicação. A formação é direcionada a jovens de 16 a 24 anos de idade que estejam cursando a partir do 1º ano do Ensino Médio.  

A ideia é elevar a empregabilidade por meio da qualificação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, revelar talentos para o mercado de tecnologia e aproximá-los das empresas e startups do segmento promovendo a inserção no mercado de trabalho, principalmente na condição de Aprendiz. 

O programa é aberto à comunidade e em seu lançamento totalizou 1697 inscritos. 

“O 1° EmpregoTech nos surpreendeu já no lançamento pela repercussão que gerou um número de inscritos acima do esperado. Ele vem como resposta a uma demanda do mercado de trabalho, que sempre foi evidenciada nas propostas do nosso prefeito Rafael Greca: as profissões do futuro mediadas pela tecnologia”, salienta Luciane.

O EmpregoTech trabalha em articulação com startups e empresas de tecnologia e contou com a parceria da Selecty, Prime Control, Digital Innovation One e apoio da Associação Brasileira de Empresas da Tecnologia – Assespro e da Endeavor Brasil, que contribuíram para o sucesso do programa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS