156 Acesso àInformação

Programas em ação

Programas em ação

Primeiro Emprego abre aulas para capacitar nova turma de jovens

Duzentos e cinquenta jovens participaram nesta segunda-feira (22/3) da aula inaugural on-line do Programa Formação para o Primeiro Emprego (PPE) de 2021. Durante quatro meses, eles farão atividades que buscam torná-los competitivos e preparados para acesso ao trabalho, preferencialmente como aprendizes. Esta é a primeira turma no ano do programa, que até dezembro ofertará 500 […]

compartilhe
Primeiro Emprego abre aulas para capacitar nova turma de jovens. Foto: Divulgação

Duzentos e cinquenta jovens participaram nesta segunda-feira (22/3) da aula inaugural on-line do Programa Formação para o Primeiro Emprego (PPE) de 2021. Durante quatro meses, eles farão atividades que buscam torná-los competitivos e preparados para acesso ao trabalho, preferencialmente como aprendizes. Esta é a primeira turma no ano do programa, que até dezembro ofertará 500 vagas.

Por causa da pandemia da covid-19, as atividades do PPE são remotas pela plataforma Google Sala de Aula. As turmas virtuais são regionalizadas e conduzidas pelas equipes da Fundação de Ação Social (FAS).

Idealizado pela FAS Trabalho, o PPE foi lançado no final de 2018 para atender adolescentes de 14 a 17 anos, que moram em Curitiba e que estão preferencialmente em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. Para participar do programa, eles precisam estar matriculados e frequentando a escola, a partir do 8° ano do ensino fundamental.

Conteúdos

No programa, os adolescentes têm aulas de português, matemática, informática básica, inteligências múltiplas e de auxiliar administrativo ofertadas pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

As aulas de empreendedorismo ficam por conta do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e as de gestão de negócios e de introdução a ferramentas de organização pessoal e profissional com a Junior Achievement.

Durante o percurso, os jovens têm a oportunidade ainda de participar do programa Mobiliza, também da FAS, que busca o desenvolvimento profissional e a vivência de projetos, além de conhecer os cursos ofertados pelo Instituto Federal do Paraná, por meio do projeto IFPR a Todos.

Próximas turmas

Interessados no PPE poderão se candidatar para participar da segunda turma de 2021, com início no segundo semestre. As inscrições serão em julho e deverão ser feitas nos Núcleos da FAS, localizados nas dez regionais da cidade, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

Contratações

Desde que foi lançado, o PPE formou aproximadamente 1.000 jovens. No primeiro ano de atividades presenciais, em 2019, o programa ofertou 1.000 vagas, em 40 turmas que tinham atividades simultâneas em toda a cidade. Com o início da pandemia, as aulas passaram a ser remotas.

Além de capacitar os jovens para o primeiro emprego, o PPE faz o encaminhamento dos participantes para vagas, na condição de aprendiz. Nos últimos dois anos, 700 deles foram encaminhados para vagas no mercado de trabalho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS