156 Acesso àInformação

Programas em ação

Programas em ação

Profissionais da Saúde recebem mil máscaras-escudo do FabLab Cajuru

A Secretaria Municipal da Saúde recebeu nesta quarta-feira (6/5) mil máscaras-escudo que serão usadas pelos profissionais das unidades básicas e de pronto atendimento (UPAs). As máscaras foram fabricadas pelo FabLab Cajuru, da Prefeitura de Curitiba. “É um equipamento de segurança muito importante para nossos profissionais que estão na linha de frente. Somos gratos pelas contribuições […]

compartilhe
Entrega de mil máscaras faciais produzidas pelo FabLab do Cajuru para a Secretaria Municipal de Saúde. Curitiba, 06/05/2020. Foto: Luiz Costa /SMCS

A Secretaria Municipal da Saúde recebeu nesta quarta-feira (6/5) mil máscaras-escudo que serão usadas pelos profissionais das unidades básicas e de pronto atendimento (UPAs). As máscaras foram fabricadas pelo FabLab Cajuru, da Prefeitura de Curitiba.

“É um equipamento de segurança muito importante para nossos profissionais que estão na linha de frente. Somos gratos pelas contribuições que também demonstram a união de esforços nesse momento tão sensível que estamos vivendo”, disse Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde.

A produção de máscaras em impressão 3D do FabLab envolve trabalho da Agência Curitiba, Secretaria Municipal da Educação, além de empresas privadas e de cerca de 30 voluntários.

Desde o final de março, quando começaram a ser fabricadas pelas 21 impressoras dos Faróis de Saber e Inovação, 3.500 peças de máscaras-escudo foram produzidas. O material já foi doado para hospitais (Idoso, Erasto Gaertner, Trabalhador e Santa Casa), a FAS (Fundação de Ação Social) e a Defesa Social.

“Estamos atendendo tanto as empresas que queiram doar matéria-prima para a fabricação de máscaras como quem precisa receber os equipamentos. O cadastro deve ser feito no site do Vale do Pinhão”, disse Alessandra Reis, gerente de projetos da Agência Curitiba. Vale do Pinhão

As máscaras produzidas no FabLab Cajuru são de dois modelos: aro 3d e visor petg. A produção leva em torno de uma hora. A distribuição dos equipamentos é feita pela Defesa Civil da Prefeitura.

Participaram da entrega: Beatriz Battistella, superintendente-executiva da SMS; Cleverson Fuzeti, gestor do FabLab Cajuru, e o empresário Márcio Hauagge Salatiel, da Maha 3D, um dos voluntários que apoiam o projeto de produção das máscaras-escudo da Prefeitura.

NOTÍCIAS RELACIONADAS