156 Acesso àInformação

Eventos

Eventos

Público vivencia as inovações de Curitiba no Smart City

Monitorar rios e encostas com um sistema que alerta para riscos de inundações e outros desastres naturais. Reduzir a chance de infecções generalizadas com uma tecnologia que alerta sobre o risco de infecção generalizada em pacientes internados em hospitais. Consultar o horário do ônibus em tempo real no Curitiba APP. Aprender sobre robótica e ciências […]

compartilhe
Soluções, tecnologias e serviços desenvolvidos pela Prefeitura e startups do ecossistema de inovação de Curitiba chamam a atenção de quem visita o Smart Plaza Vale do Pinhão. Foto: SMCS

Monitorar rios e encostas com um sistema que alerta para riscos de inundações e outros desastres naturais. Reduzir a chance de infecções generalizadas com uma tecnologia que alerta sobre o risco de infecção generalizada em pacientes internados em hospitais. Consultar o horário do ônibus em tempo real no Curitiba APP. Aprender sobre robótica e ciências de forma lúdica e divertida em um Farol do Saber e Inovação Móvel.

Soluções, tecnologias e serviços desenvolvidos pela Prefeitura e startups do ecossistema de inovação de Curitiba chamam a atenção de quem visita o Smart Plaza Vale do Pinhão, o principal estande da feira do Smart City Expo Curitiba 2022.

Até esta sexta-feira (25/3), o público poderá ter experiências com várias inovações curitibanas que estão mudando o dia a dia das pessoas. Há exposição de startups, universidades, hubs de inovação, entidades de fomento, movimentos sociais, do setor de economia criativa e de órgãos do município, pela manhã (das 9h às 13h) e à tarde (das 13h às 18h). Além disso, durante todo o dia há pitches (palestras rápidas).

“É a chamada revolução cotidiana do Vale do Pinhão, aquela ajuda a rever a dinâmica e o planejamento das cidades, tornando-as ainda mais inteligentes”, destacou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, em referência ao movimento da Prefeitura e do ecossistema para levar soluções de smart city para toda a capital.

A Agência Curitiba, vinculada à Prefeitura de Curitiba, é responsável pela organização do Smart Plaza Vale do Pinhão.   

Ligia May Taniguchi, chefe de infraestrutura tecnológica da Prefeitura de Pato Branco, ficou curiosa em conhecer o que estava sendo exposto no Smart Plaza Vale do Pinhão. “Curitiba é exemplo de cidade inteligente da América Latina”, avaliou ela, enquanto percorria a área de exposição.

Entre as soluções apresentadas, Ligia obteve informações sobre a tecnologia desenvolvida pela Naila Monitoramento Ambiental, startup da capital criada há apenas dois anos. “Oferecemos um sistema de alerta e monitoramento de riscos como inundações e outros desastres naturais”, contou a geógrafa Larissa Warnavin, sócia da empresa ao lado da engenheira ambiental Nayana Machado.

Estudante da Universidade Austral, de Buenos Aires, a argentina Angeles d´Carlos, 33 anos também visitou o estande do Vale do Pinhão e conheceu atrações como o Robô Laura, tecnologia única no mundo que alerta sobre o risco de infecções generalizadas (sepse) em pacientes internados em hospitais, e o bueiro inteligente”, desenvolvido pela startup Ineeds, que usa a tecnologia da internet das coisas (IoT) para monitorar as condições das “bocas de lobo”, possibilitando agir preventivamente na limpeza antes das chuvas. “A capital realmente está se transformando no centro referência em soluções para smart city”, frisou.

Na palma da mão

Além de apreciar e testar soluções e serviços de 30 startups da capital, o público do Smart Plaza Vale do Pinhão ainda pode conhecer, até sexta-feira (25/3), iniciativas de cidades inteligentes da Prefeitura, como impressoras 3D do Fab Lab Cajuru e os serviços que já estão na palma da mão dos curitibanos e tornam a cidade exemplo nacional em governança digital, como os aplicativos Saúde Já, 156 e Curitiba App, o alvará on-line, o Estar Digital e o Guia Curitiba.

Também chama muito a atenção dos visitantes o Farol do Saber e Inovação Móvel. O kit, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, é composto por um carrinho em forma de farol que acomoda itens como impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, microscópio e canetas de luz negra.

“Estes equipamentos vão chegar para todos os nossos CMEIs, com todos os elementos para incentivar na primeira infância a busca pelo conhecimento e pela inovação”, explicou Ana Peters, servidora da Secretaria Municipal da Educação.

Pitches

O Smart Plaza Vale do Pinhão oferece, além da área de exposições, pitches (palestras rápidas), uma boa chance de os visitantes conhecerem mais tanto sobre os serviços inovadores do município como de todo o ecossistema do Vale do Pinhão. As apresentações têm duração de 5 a 10 minutos e não precisam de agendamento. Basta sentar em um dos pufes em frente ao telão que faz as vezes de fundo de palco.

Serviço: Smart City Expo Curitiba 2022

Data: quinta (24/3) e sexta-feira (25/3)
Horário: das 8h30 às 18h (24/3) e das 9h às 19h45 (25/3)
Local: Centro de Eventos Expo Barigui, no Parque Barigui

Ainda é possível fazer a inscrição para visitar gratuitamente a área de exposições (Smart Plaza Vale do Pinhão) e para a aquisição dos ingressos para o congresso podem ser feitas no site do Smart City Expo Curitiba. 

Expositores na sexta-feira (25/3) no Smart Plaza Vale do Pinhão 

MANHÃ
UFPR
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) expõe módulos solares orgânicos, que já começaram a ser instalados nas estações-tubo da Prefeitura (Centro Politécnico). A tecnologia é denominada Organic Photovoltaics (OPVs), que são materiais novos, feitos com polímeros e diferentes dos painéis solares rígidos comumente utilizados neste tipo de processo. Ainda em relação aos paineis solares convencionais, o OPVs é mais leve (500 gramas por metro quadrado), mais simples de instalar (como um isofilm de carro) e produz energia com ou sem luz solar (pode ser por exemplo, a luz de um poste de rua).

Hilab
Startup criou um laboratório “de bolso” que faz exames remotos por meio de um dispositivo eletrônico e com apenas algumas gotas de sangue ou amostra de saliva e de swab nasal (cotonete longo e estéril). O equipamento permite fazer exames de gravidez, dengue, glicose, vitamina D, HIV, sífilis, entre outros. Em poucos minutos, é liberado o laudo validado, também via internet. O Hilab está disponível em farmácias conveniadas e espaços da startup.

Laura
A healthtech curitibana desenvolveu o Robô Laura, tecnologia única no mundo que alerta sobre o risco de infecções generalizadas (sepse) em pacientes internados em hospitais. A Laura também doou à Prefeitura de Curitiba uma inédita plataforma de inteligência artificial que, desde 2020, faz a triagem e acompanhamento on-line de pacientes com suspeita da covid-19.

IrriGate
Startup curitibana IrriGate apresenta duas tecnologias de irrigação inovadora e barata para plantio de alimentos hoje testadas na Fazenda Urbana de Curitiba. Batizado como IrrigaPlay, um dos sistemas automatiza nebulizadores de estufas. Já o IrrigaEasy é um sistema de irrigação inteligente para agricultores familiares, hortas residenciais e jardins. A startup foi fundada por Breno Felipe Gonçalves, Jânio Denis Gabriel e Gabriel Pupo, ex-alunos da PUCPR.

Inclusive Smart
Startups de impacto social, as curitibanas Orcan, Rioli, Veever, Broder, Integratur e Mundo Adaptado expõem em conjunto, no estande “Inclusive Smart”, serviços voltados a públicos especiais. A Veever, por exemplo, oferece um aplicativo que ajuda deficientes visuais a se localizar. Já a plataforma Mundo Adaptado reúne blogs de conteúdo colaborativo, cursos e shopping on-line para o público com necessidades especiais.

HIPE
Inaugurado em 2021, no bairro Rebouças, o HIPE Innovation Center é um hub de inovação que conecta e potencializa negócios de varejo. O complexo funciona como uma aceleradora e incubadora de ideias, além de contar com um laboratório virtual que desenvolve pesquisas e eventos para desenvolver o ecossistema do varejo.

Hotmilk
Hub de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) que oferece programas de incubação e aceleração para startups com propósito de fortalecer, desenvolver e promover inovação, empreendedorismo e tecnologia para empresas, startups e para a sociedade.

Instituto de Relações Internacionais do PR
Organização independente, apartidária e sem fins lucrativos dedicada às relações internacionais, buscando formar um “think tank” (laboratório de ideias), sobre temas políticos, econômicos ou científicos, no Sul do país.

TARDE
Beetools
Escola de idiomas curitibana que usa a realidade virtual e a inteligência artificial para ensinar inglês. Segundo a Beetools, ao criar simulações cotidianas com óculos de realidade virtual, como uma ida ao mercado ou à farmácia, o aluno consegue reter melhor as informações ensinadas em sala de aula. A Beetools conta com oito escolas em Curitiba e outras cidades do país, além de parcerias com empresas e entidades como o Sesi.

Acer Haus
Referência nacional em jardim vertical com irrigação inteligente, a Acer Haus também cria com “plastwall” (calhas plásticas modulares) telhados verdes e projetos paisagísticos de qualquer porte. A startup curitibana já tem como clientes os grupos O Boticário e Madero.

Boo Bike
A Fazenda do Bambu, que trabalha com produtos orgânicos e bambu em toda sua cadeia produtiva, expõe o quadro da bicicleta Boobike, inteiramente de bambu. Além de utilizarem um material menos poluente do que o aço, alumínio ou titânio, as magrelas sustentáveis propostas são resistentes e leves. A Fazenda do Bambu, que também expõe maquetes de construções feitas em bambu, fica em Campina Grande do Sul e o protótipo foi criado em parceria com a Bicicletaria Cultural.

EVA – Agricultura Urbana
Vencedora  do Rocket Agro & Indústria 2021,  a startup curitibana EVA lança em abril a EVA Baby, uma horta vertical para pequenos espaços, como apartamentos, que vem com um sistema de iluminação com regulação automática da intensidade. A tecnologia busca resolver um problema para quem quer ter uma pequena horta, mas não tem um local com boa iluminação.  A startup também desenvolve hortas terapêuticas em clínicas de autismo e escolas, com base no conceito de hortoterapia, transformando a arte de plantar em auxílio para problemas de saúde.

SpaceFrog
A edutech da capital desenvolve experiências de aprendizagem para crianças baseadas em jogos, como o Alfabééto, que auxilia na escrita ortográfica e alfabética e possui 200 desafios, divididos em 20 fases, que aumentam em dificuldade à medida que os alunos avançam.

Inclusive Smart
Startups de impacto social, as curitibanas Orcan, Rioli, Veever, Broder, Integratur e Mundo Adaptado expõem em conjunto, no estande “Inclusive Smart”, serviços voltados a públicos especiais. A Veever, por exemplo, oferece um aplicativo que ajuda deficientes visuais a se localizar. Já a plataforma Mundo Adaptado reúne blogs de conteúdo colaborativo, cursos e shopping on-line para o público com necessidades especiais.

Hero’s Academy
A Hero’s Academy é uma startup da capital da área de educação (edutech), focada em desenvolver conteúdos educativos através da gamificação para engajar ainda mais os alunos. As crianças aprendem de forma divertida e lúdica ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Os alunos recebem ainda kits “Yellow Box” para montagem de robôs e pontes. Protótipos de peças de alguns kits, inclusive, foram produzidos nas impressoras 3D do Fab Lab Cajuru.

Beenoculus
A startup curitibana Beenoculus começou, em 2014, oferecendo um acessório de realidade virtual de baixo custo para ser usado com smartphones e, atualmente, desenvolve soluções em realidade estendida para empresas em áreas como saúde, educação, comunicação e entretenimento. A tecnologia usa óculos especiais que permitem enxergar além da própria visão, produzindo uma realidade mista.

Pitches de sexta-feira (25/3) do Smart Plaza Vale do Pinhão

09:00/09:05 Propertydocs

09:06/09:11 Segeagle

09:12/09:17 Metropolys

09:18/09:29 Cidade das Startups (Agência Curitiba)

09:30/09:35 Viasoft Connect

09:36/09:41 BTK Solutions

09:42/09:47 Pappom

09:48/09:53 ARK Sustentável

09:54/10:05 Obras Públicas

10:06/10:11 Cidade SA

10:12/10:17 Querolar

10:18/10:23 MCG consultoria

10:24/10:29 Ineeds System

10:30/10:42 Alexandre Matschinske, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) – Smart People e Conecta

10:42/10:47 Huntax

10:48/10:53 ROIT

10:54/10:59 Bright Cities

11:00/11:29 Portal ODS

11:30/11:41 Metaverso

11:42/11:47 Repenso

11:48/11:53 Musicard Editora Musical

11:54/11:59 Irrigate

12:30/12:41 Conecta 5G (ABDI)

12:42/12:53 Instituto Municipal de Turismo

12:54/12:59 Projeto Mobilidade Elétrica

13:00/13:11 Instituto Cidades Inteligentes (ICI)

13:12/13:17 NF Blockchain Art

13:18/13:23 Devel Blockchain

13:24/13:35 Cristiano Hotz, secretário municipal de Finanças

13:36/13:41 Equipe Imperador de Baja (UTFPR)

13:42/13:53 Ogeny Maia Neto, presidente da Urbs

13:54/13:59 Rodas da Saúde

14:00/14:05 Conversa com Unicórnios e Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba

14:06/14:17 Curitiba Lê Digital (Fundação Cultural de Curitiba)

14:18/14:23 Katru Assessoria em Informação

14:24/14:29 Wifi Wiz

14:30/14:47 Pinhão Hub

14:48/14:18 Broder

15:18/15:23 Integrade

15:24/15:35 Secretarias (Comunicação Social e Smap) falam sobre e-Cidadão e Minha Prefs

15:36/15:47 Instituto de Relações Internacionais do Paraná

15:48/15:59 Relações Internacionais do Paraná

16:06/16:11 Dela Engenharia e Soluções Sustentáveis

16:12/16:17 NanoInk

16:18/16:29 Secretaria Municipal de Urbanismo

16:30/16:35 Crowd Voice

16:36/16:41 Imóvel na mão

16:42/16:47 MDC Tech

16:48/16:59 Tenoparque (Agência Curitiba)

17:00/17:05 Nouvenn

17:06/17:11 Renault do Brasil

17:18/17:23 Prosa Nova EduCultTech

17:24/17:29 Kenzie Academy

17:30/17:41 Farol do Saber e Inovação/Robótica (Secretaria Municipal da Educação)

17:42/17:47 Microduíno

17:48/17:59 Procuradoria-Geral do Município

18:06/18:17 Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap)

NOTÍCIAS RELACIONADAS