156 Acesso àInformação

Programas em ação

Programas em ação

Rota 3 do Bom Negócio ensina a vencer a crise

Empresários inscritos no Programa Bom Negócio da Prefeitura estão encontrando soluções para manter a atividade na pandemia e reinventar seus negócios para sobreviver. O conteúdo é repassado em aulas gratuitas on-line do curso Bom Negócio Rota 3. As aulas começaram no dia 20 de abril e vão até 3 de junho. As palestras são ministradas […]

compartilhe
Empreendedores participam das aulas on-line da Rota 3 ministradas por professores da Uninter. Foto: Divulgação/SMCS

Empresários inscritos no Programa Bom Negócio da Prefeitura estão encontrando soluções para manter a atividade na pandemia e reinventar seus negócios para sobreviver.

O conteúdo é repassado em aulas gratuitas on-line do curso Bom Negócio Rota 3. As aulas começaram no dia 20 de abril e vão até 3 de junho. As palestras são ministradas por professores da Uninter, instituição de ensino parceira da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Para participar da Rota 3 é obrigatório o empreendedor ter concluído as capacitações das rotas 1 e 2, que são continuadas pela internet e podem ser feitos a qualquer momento no site do programa da Prefeitura.

Ferramenta para enfrentar a crise

O professor Elizeu Barroso Alves, responsável pela gestão da parceria do projeto na Uninter, e que dá aula no projeto de startup, disse que o objetivo é preparar os empreendedores para gerir melhor seus negócios. 

“Eles recebem uma caixa de ferramentas, com conhecimentos práticos, tecnológicos e estratégicos. Os conteúdos são armas importantes para os empreendedores desenvolverem seus negócios e enfrentarem a crise”, garantiu.

O curso Bom Negócio mostra como criar uma startup, técnicas de marketing, como usar a tecnologia para impulsionar a empresa, os novos negócios que estão chegando, gestão de pessoas, criatividade e inovação, finanças e sustentabilidade.

“Para nós da Uninter é um prazer imenso participar desse projeto com a Agência Curitiba, que tem feito a diferença na vida dos empreendedores, principalmente em tempos de transformações como estamos vivendo”, definiu Elizeu.

Rompendo fronteiras

De acordo com Daniela Vitório Del Puente, coordenadora do Bom Negócio, este aprendizado tem rendido resultados práticos positivos na gestão dos negócios para os envolvidos e um dos principais efeitos disso é que o programa já extrapolou as fronteiras de Curitiba e até mesmo do Paraná.

“O programa tem despertado atenção de empreendedores de outras cidades como Colombo, Contenda, Araucária, Castro e muitos fora do Paraná, como da Bahia, do Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul”, comemorou.

Efeitos imediatos

O empresário Cleiton de Abreu de Lima, da cidade da Lapa, atua no ramo de vestuário e fitness e descobriu o Bom Negócio pesquisando na internet.

“Foi ali que encontrei uma forma de ampliar os meus conhecimentos sobre o empreendedorismo”, revelou. Segundo ele, a melhoria de qualidade da gestão rendeu ótimos frutos.

“Tivemos muitos ganhos, principalmente na organização financeira, seleção e motivação da equipe, adoção de novos modelos de marketing. Os efeitos foram imediatos: melhora nas formas de divulgações e automaticamente o aumento nas vendas”, festejou Cleiton.

Além de aplicar o conhecimento adquirido em seu negócios, ele também procura motivar os jovens a despertar para esta realidade.

“Eu presto serviços para a Prefeitura da Lapa e no treinamento de jovens para ingresso ao mercado de trabalho tenho usado algumas técnicas para incentivar a empreender, além de prepará-los para o mercado de trabalho”, disse.

Novas turma da Rota 3

A coordenadora do Bom Negócio, Daniela Vitório Del Puente, explica que as rotas do programa trazem um conteúdo tanto para quem quer tirar uma ideia do papel como para o empreendedor que já tem anos de estrada e está em momento de mudança ou precisa se diferenciar no mercado.

De a 1º a 30 de julho, o Bom Negócio abrirá inscrição para as novas turmas da Rota 3. As aulas começam na primeira semana de agosto.

Para participar da Rota 3 é obrigatório o empreendedor ter concluído as capacitações das rotas 1 e 2, que são continuadas pela internet e podem ser feitos a qualquer momento no site do programa da Prefeitura.

Mentoria na Rota 4

Os empreendedores que já concluíram a Rota 3, poderão se inscrever na Rota 4, com conteúdo de mentoria de negócios, cujo objetivo é auxiliar os empresários a entenderem melhor como funciona o mercado em que desejam atuar.

O conteúdo é ministrado por pessoas com grande conhecimento na área adquirida através de experiência no ramo ou através de estudo aprofundado no assunto.

Programa

O Bom Negócio foi relançado pelo prefeito Rafael Greca em 2018, dentro do conceito do Vale do Pinhão, oferecendo capacitação gratuita em gestão empresarial com foco em inovação e abertura de empresas de alto impacto. O programa é executado de forma intersetorial entre Agência Curitiba de Desenvolvimento e instituições de ensino. Desde 2005, o Bom Negócio já formou mais de 15 mil empreendedores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS