156 Acesso àInformação

Parceiros

Parceiros

Sebrae/PR oferta novo projeto com foco na inovação aberta

Empresas de médio a grande porte que desejam fortalecer processos de inovação agora podem contar com o apoio do Sebrae/PR, por meio da inovação aberta. A solução conecta empresas de portes maiores a pequenos negócios com base tecnológica para a aceleração e fortalecimento das cadeias de valor. As ações englobam desde a implementação da cultura […]

compartilhe

Empresas de médio a grande porte que desejam fortalecer processos de inovação agora podem contar com o apoio do Sebrae/PR, por meio da inovação aberta. A solução conecta empresas de portes maiores a pequenos negócios com base tecnológica para a aceleração e fortalecimento das cadeias de valor. As ações englobam desde a implementação da cultura inovadora até mercado de produtos ou serviços.

A Inovação Aberta Sebrae é concentrada em dois propósitos: de um lado, a expansão da inovação em médias e grandes empresa e, do outro, o fortalecimento e apoio de iniciativas tecnológicas de micro e pequenas empresas. Além dos ganhos para as empresas, o ecossistema é fortalecido com negócios mais inovadores e valor agregado. Na prática, funciona de forma semelhante a um encadeamento produtivo, mas focado em inovação, customizado e aberto a participações que podem ser clientes, fornecedores, além de universidades e startups.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Lucas Ferreira, mais que realizar essa conexão, a iniciativa atua com planejamento personalizado para cada empresa, curadoria dos processos, etapas de produção e consultorias especializadas.

“A empresa tem um ganho de performance na geração de inovação e nos investimentos realizados. Outro ponto relevante é a otimização do tempo, porque ao envolver parceiros externos, obtém uma velocidade maior na geração de inovação. A diminuição de riscos é outra vantagem percebida, pois quando dividimos esforços com parceiros como startups ou outras empresas, por exemplo, os riscos são diluídos”, analisa o consultor.

A paranaense Pado, indústria de cadeados e fechaduras e sexta maior marca da construção civil no Brasil, iniciou seu projeto da Inovação Aberta Sebrae em outubro de 2020, com previsão para conclusão em maio de 2021.

“Além do aprimoramento na cultura de inovação, a Pado enxerga a inovação aberta como caminho de sustentabilidade financeira. A procura por parceiros, recursos e tecnologias que possam agregar valor às iniciativas de inovação em produto, serviço, modelo de negócio e melhoria da imagem foram determinantes para a decisão de participar do Programa”, avalia o diretor comercial, Nathan Bampi.

Na empresa, o programa ajudou a desenvolver a cultura de inovação por meio da integração dos Hunters de Inovação, banco de ideias, oficinas e treinamentos. Foram realizadas também pesquisas de mercado, realização de meetups e maratonas de desenvolvimento. Além disso, a empresa também participou de eventos de tecnologia e inovação e conseguiu uma aproximação com a rede de inovação local e nacional.

Para acessar o Programa, basta fazer contato pelo site https://www.sebraepr.com.br/inovacao-aberta/.

Fonte: Sebrae/PR

NOTÍCIAS RELACIONADAS