156 Acesso àInformação

Eventos

Eventos

Smart City coloca Curitiba no centro das discussões sobre cidades inteligentes

Curitiba sedia, a partir desta quinta-feira (24/3), a terceira edição do Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. Até sexta-feira (25/3), o fórum internacional irá discutir, no Expo Barigui, soluções e oportunidades para os municípios e seus desafios para transformá-los em cidades inteligentes. O Smart City Expo Curitiba […]

compartilhe
Smart Plaza Vale do Pinhão (estande), o espaço do Vale do Pinhão no Smart City Expo Curitiba. LOCAL: Expo Barigui, no Parque Barigui. Curitiba, 23/03/2022. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Curitiba sedia, a partir desta quinta-feira (24/3), a terceira edição do Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. Até sexta-feira (25/3), o fórum internacional irá discutir, no Expo Barigui, soluções e oportunidades para os municípios e seus desafios para transformá-los em cidades inteligentes.

O Smart City Expo Curitiba 2022, que tem apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, reunirá congresso e exposição e tem a expectativa de receber 15 mil pessoas, de forma híbrida (presencial e on-line), entre representantes de municípios de todo o país e do exterior, pesquisadores, empreendedores do ecossistema de inovação da cidade, representantes do setor acadêmico e de entidades e o público em geral.

“Durante os dois dias do Smart City, que integra o calendário de eventos em comemoração aos 329 anos de Curitiba, vamos discutir os desafios das cidades para se tornarem ainda mais resilientes no pós-pandemia e também mostrar que o Vale do Pinhão trabalha para fortalecer o desenvolvimento sustentável na capital, com geração de emprego e renda, bem como de melhoria da qualidade dos serviços públicos”, afirma o prefeito Rafael Greca, em referência ao movimento da Prefeitura e do ecossistema para levar a inovação e soluções de smart city para toda a capital.

O prefeito destaca ainda que as soluções apresentadas no Smart City Expo Curitiba 2022 precisam fazer parte da rotina nas cidades e os gestores atuais têm o desafio de integrar os conceitos e tecnologias de smart city para orientar o desenvolvimento dos municípios.

“A boa gestão é um caminho sem volta na administração pública. Governança, compliance, ética e a busca permanente por inovar são quesitos dos gestores púbicos”, reforça Greca, que irá transferir o seu gabinete de trabalho para o Smart City Expo Curitiba durante os dois dias.

Curitiba é referência

Depois da interrupção dos eventos presenciais pela pandemia, o Smart City Expo Curitiba retorna em 2022 para o Expo Barigui. O fórum internacional na capital é organizado pelo hub curitibano iCities Smart Cities Solutions e tem a chancela da Fira Barcelona, responsável pelo Smart City Expo World Congress, o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, que ocorre anualmente na Espanha.

Segundo Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona, Curitiba toma à frente mais uma vez desse movimento das cidades brasileiras que melhor se organizam para oferecer essas soluções. “Estamos satisfeitos em voltar a celebrar uma edição do Smart City Expo em Curitiba. Esta é a terceira vez que podemos colaborar com a cidade e com o Brasil, de forma ainda mais importante diante do esforço dos municípios em voltar a se conectar com os projetos de smart cities após a pandemia”, diz ele. “Nesses momentos, as cidades que saem da pandemia precisam ser mais fortes em seu papel de apoiar os cidadãos com tecnologias e soluções para melhorar sua qualidade de vida”, observa Zapatero.

Diálogo dos prefeitos

O Smart City Expo Curitiba 2022 terá 92 palestrantes nacionais e internacionais no congresso. Entre os temas estão mobilidade, governança e planejamento urbano.

O fórum vai reunir nomes referência em smart city como Gil Peñalosa, fundador e presidente da organização canadense sem fins lucrativos 8-80 Cities; Piero Pelizzaro, diretor de Resiliência da cidade de Milão (Itália); Jorge Saraiva, presidente da Rede Europeia de Políticas Urbanas e diretor de inovação na Transição Energética para a Três60; e Salim Ismail, um dos fundadores da Singularity University (EUA), .

O tema principal do congresso, Society leading the urban future (Futuro urbano liderado pela sociedade), vai incluir ainda as temáticas Tecnologias Inteligentes para Cidades; Inovação e Negócios Disruptivos; Governança e Cultura das Cidades; Mobilidade Inteligente para o Futuro; e Cidades Sustentáveis.

Um dos pontos altos do evento ocorre no primeiro dia, nesta quinta (24/3), às 11h15, quando o prefeito Rafael Greca participa do debate Diálogos com Prefeitos com outras autoridades nacionais. O encontro irá reunir também os prefeitos Eduardo Braide, de São Luís (MA); Cícero Lucena Filho, de João Pessoal (PB); e João Campos, de Recife (PE).

Smart Plaza

A área de exposição do Smart City Expo Curitiba 2022, que contará com empresas dos setores público e privado, vai exibir soluções e inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo. Terá como destaque o Smart Plaza Vale do Pinhão, uma espécie de “coração” do evento e que mostrará as inovações do ecossistema que estão sendo desenvolvidas em Curitiba.

O Smart Plaza Vale do Pinhão irá reunir 30 startups da capital que estão criando tecnologias e soluções para a chamada “revolução cotidiana”, aquela que muda o dia a dia das pessoas e também ajuda a rever a dinâmica e o planejamento das cidades, tornando-as ainda mais inteligentes.

Também ocorrerá uma programação de pitches (apresentações de até 10 minutos) de representantes do ecossistema de inovação, nos dois dias de evento.

No Smart Plaza Vale do Pinhão também serão apresentadas inovações da Prefeitura que já beneficiam a população da capital, como os aplicativos Saúde Já, 156 e Curitiba APP, os Faróis do Saber e Inovação, o Nota Curitibana, o serviço de telemedicina do SUS Curitibano, a Fazenda Urbana, a Muralha Digital, o Wi-Fi Curitiba, o Alvará Digital, o Estar Digital, o Smart Parking, a Escola de Turismo, o Fab Lab e os Worktibas, os primeiros coworkings públicos do país.

Projetos de cidade inteligente que irão transformar ainda mais Curitiba, nos próximos anos, como o Bairro Novo do Caximba, o Novo Inter 2, o Programa Curitiba Destino de Turismo Inteligente (Curitiba DTI) e o Pinhão Hub, primeiro prédio inteligente público de Curitiba, também serão mostrados ou serão lançados.

Tour da Inovação

Além de visitar o congresso e a feira do Smart City Expo Curitiba 2022, os participantes do fórum internacional também poderão conferir de perto várias iniciativas de cidades inteligentes que estão mudando o dia a dia dos curitibanos. Nos dois dias do evento, 24 e 25 de março, será possível embarcar no ônibus do Tour da Inovação, percorrendo locais da capital que integram o ecossistema de inovação do Vale do Pinhão e reúnem iniciativas de cidade inteligente. 

O passeio do Tour da Inovação é gratuito e as inscrições ainda podem ser feitas no Guia Curitiba ou presencialmente nos dois dias, no Smart Plaza Vale do Pinhão, no Expo Barigui. 

Serviço: Smart City Expo Curitiba 2022 – Society Leading The Urban Future

Data: quinta (24/3) e sexta-feira (25/3)
Horário: das 8h30 às 18h (24/3) e das 9h às 19h45 (25/3)
Local: Centro de Eventos Expo Barigui, no Parque Barigui

Ainda é possível fazer a inscrição para visitar gratuitamente a área de exposições (Smart Plaza Vale do Pinhão) e para a aquisição dos ingressos para o congresso podem ser feitas no site do Smart City Expo Curitiba.

NOTÍCIAS RELACIONADAS