156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Eventos

Eventos

Startup do Vale do Pinhão de Curitiba ganha dois prêmios no Oscar do design mundial

A Hilab, healthtech do ecossistema de inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão, conquistou pelo segundo ano consecutivo o reconhecimento do iF Design Award, considerado o Oscar do design mundial. Este ano, a premiação veio em dose dupla: foram dois prêmios, com os produtos Hilab Lens e o Hilab Molecular, na categoria Design de Serviço. […]

compartilhe

A Hilab, healthtech do ecossistema de inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão, conquistou pelo segundo ano consecutivo o reconhecimento do iF Design Award, considerado o Oscar do design mundial. Este ano, a premiação veio em dose dupla: foram dois prêmios, com os produtos Hilab Lens e o Hilab Molecular, na categoria Design de Serviço.

A edição deste ano do evento contou com quase 11 mil inscritos, de 56 países. Com as premiações deste ano, a startup curitibana se tornou a 4ª melhor empresa de design de serviços do mundo no ranking da premiação internacional. 

A startup curitibana, que oferece exames laboratoriais remotos por coleta capilar, havia estreado entre as premiadas do iF Design Award em 2022 com o produto Hilab Flow. Na ocasião, foi a primeira empresa brasileira a ganhar o selo Gold Award da premiação alemã por um projeto envolvendo hardware, software e tecnologia.

“Esta startup do Vale do Pinhão volta a nos encher de orgulho. Além de receber, mais uma vez, um dos mais prestigiados prêmios de design do mundo, oferta soluções na área da saúde com apoio da inteligência artificial”, parabenizou o prefeito Rafael Greca.

A Hilab, que tem sede na CIC, oferece exames laboratoriais remotos para detecção de HIV, dengue, zika e hepatite, com resultados em poucos minutos, laudos assinados por especialistas e duplamente verificado por Inteligência Artificial e disponibilizados de forma rápida, remota e 100% online. Atualmente, está presente em 1,5 mil municípios, com mais de 6 milhões de exames já realizados.

Mais que um design bonito 

“Esta premiação pelo segundo ano destaca nosso esforço em democratizar o acesso à saúde com um serviço cada vez mais inovador e de qualidade e mostra que nossos dispositivos se destacam por um design que transforma as vidas de quem é impactado por eles”, destaca o CEO da Hilab, Marcus Figueredo.

Dos projetos premiados, o dispositivo Hilab Lens possibilita a coleta do único hemograma completo por punção capilar e em Point of Care Testing (no local do atendimento) do mundo. Tem coleta menos invasiva do que os testes tradicionais, com resultados em até 30 minutos, com a portabilidade e facilidade de acesso para diferentes regiões.

Já o Hilab Molecular é o menor e mais rápido dispositivo de biologia molecular do mundo e o único dispositivo de telemedicina diagnóstica com resultados em até 1 hora, desde a coleta até o envio do laudo digital assinado.

Hilab e o Vale do Pinhão

Entre 2019 e 2021, a Hilab foi uma das empresas de base tecnológica beneficiadas pelo Programa Tecnoparque da Prefeitura, com a redução da alíquota do ISS de 5% para 2%.

O valor da renúncia tributária é investido em pesquisa na própria startup do desenvolvimento de projetos para a criação de novos produtos e geração de empregos.

A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, destacou que a Hilab representa a qualidade dos atores do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação lançado pela Prefeitura em 2017 responsável pela maior transformação econômica sustentável e de cidade inteligente da capital nos últimos anos.

“A startup é um exemplo do amadurecimento do Vale do Pinhão e inspira outras empresas e empreendedores que gerar soluções e serviços baseados em tecnologia, eficiência e inovação dá bons resultados” disse Cris.

A Hilab também já foi destaque no Paiol Digital, evento de conexão mensal Vale do Pinhão. Em novembro de 2021, durante a pandemia, a healthtech doou 7,5 mil exames laboratoriais de antígenos para covid-19 à Prefeitura, que foram destinados aos trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital.

A premiação

O iF Design Award é realizado desde 1953 pela iF International Forum Design GmbH, organização de design independente, com sede em Hannover (Alemanha). É considerado o prêmio máximo do design mundial e referência para futuras tendências.

Todos os vencedores do iF Design Award 2023 serão convidados para cerimônia de premiação em Berlim, no dia 15 de maio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS