156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Eventos

Eventos

Startups do Vale do Pinhão de Curitiba são destaque no programa de aceleração InovAtiva Experience

Inovativa experience destaques premiados. Foto: Divulgação 1/3 Quatro startups apoiadas pelo ecossistema de inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão, foram premiadas como destaques no primeiro ciclo do InovAtiva Experience, evento que encerra o primeiro ciclo de 2023 do programa de aceleração do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), o InovAtiva. Entre os […]

compartilhe

Inovativa experience destaques premiados. Foto: Divulgação 1/3

Quatro startups apoiadas pelo ecossistema de inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão, foram premiadas como destaques no primeiro ciclo do InovAtiva Experience, evento que encerra o primeiro ciclo de 2023 do programa de aceleração do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), o InovAtiva.

Entre os dias 1 e 3 de julho, 150 iniciativas brasileiras foram aprovadas para a fase final dos programas de aceleração do governo federal – InovAtiva Brasil e do InovAtiva de Impacto Socioambiental – e 18 foram premiadas como destaque em suas categorias. Entre elas, as curitibanas Única Entrega, Soul Brasil Esportes, B2BHotel, Wifi Wiz.

“Para Curitiba é mais um grande resultado do trabalho realizado no nosso ecossistema de inovação, cada vez mais pujante. Todos eles já passaram por ações da Prefeitura e do Vale do Pinhão que oportunizam melhorias em seus negócios, como o Programa Cidade das Startups, a premiação do Empreendedora Curitibana e os Worktibas, primeiros coworkings públicos do Brasil”, comemora o presidente da Agência Curitiba de Inovação, Dario Paixão.

Além das startups, Everson Motta foi indicado como mentor revelação deste ciclo do InovAtiva. Ele também foi residente do Worktiba, onde desenvolveu os projetos das startups Rodas Saúde com iCapi Edu.

Ao todo,17 startups da capital paranaense foram selecionadas para o primeiro ciclo de 2023 dos programas do InovAtiva, hub de aceleração do governo federal. Curitiba foi a segunda cidade com mais startups dentre as 280 empresas selecionadas entre quase mil inscrições. O número superou a participação curitibana em 2022, que teve 16 startups da cidade.

Suporte do Vale do Pinhão

Os resultados das quatro startups curitibanas no programa de aceleração nacional refletem os investimentos das ações da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que oferta apoio às startups em programas como os coworking públicos Worktibas e o Cidade das Startups.

A Única Entrega, especializada em delivery, é residente do Worktiba Boqueirão e foi finalista do Prêmio Empreendedora Curitibana 2021, na categoria Startup. Na semana passada, foi vice-campeã da quinta edição do reality show de startups Rocket, promovido pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), patrocinado pela Prefeitura e pelo Vale do Pinhão.

Em março, a B2BHotel, plataforma de gestão de contratação de trabalhadores para hotéis e mercado de foodservice, foi finalista do Pitch Live Vale do Pinhão 2023, disputa de startups que serve de vitrine para investidores e também oferta mentorias para a melhora da apresentação do negócio.

O Wifi Wiz, que oferta solução para compartilhamento de redes de wi-fi, foi expositor na Feira de Inovação 2023, no Calçadão da XV e da Smart Plaza Vale do Pinhão, no Smart City Expo Curitiba 2023.

Elas empreendem

Já a Soul Brasil Esportes, plataforma que conecta atletas e demais players do mercado esportivo, fundada pela Maria Teresa de Medeiros Publio Dias, 36 anos, é residente do Worktiba Cine Passeio e já conseguiu estreitar contato com investidores no happy hour de negócios Business Round Vale do Pinhão.

A iniciativa, conta Maria Teresa, foi destaque no InovAtiva Experience na categoria que avaliou soluções nas áreas de Esportes, Cultura e Artes. “Participar desse processo foi muito importante para ampliar as conexões e ver o reconhecimento de outras áreas sobre uma solução que se propõe a apoiar atletas. É uma extensão do apoio que encontrei no Vale do Pinhão, com conexões e apoio da Agência Curitiba para abrir algumas portas”.

Ela destaca, ainda, a representatividade feminina no resultado: 50% dos destaques curitibanos são negócios comandados por mulheres. “Empreender é difícil e para uma mulher, é ainda mais difícil, ainda mais sendo uma mulher empreendendo na área esportiva. Então, todo apoio, como temos no Empreendedora Curitibana, são fundamentais”, conta.

InovAtiva

Criado em 2013 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), o InovAtiva é um hub de programas e iniciativas que ajudam startups a se conectarem com fundos de investimentos, empresas, clientes e ecossistemas locais e regionais de empreendedorismo, entre outros atores.

O programa de aceleração é gratuito, voltado para startups que estejam nas fases de validação, operação ou tração.Tem a parceria do Sebrae e é executado pela Fundação Certi, com co-execução da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e o Impact Hub.

Neste primeiro ciclo de aceleração de 2023, as 280 startups escolhidas em abril tiveram de três meses de atividades como mentorias de negócios, treinamento de pitch, capacitação empreendedora e do evento InovAtiva Day. Na reta final, 150 iniciativas seguiram para a segunda fase, com preparação específica para os respectivos negócios e para a banca final de potenciais parceiros e investidores.

Nos três dias do InovAtiva Experience, tiveram a oportunidade de melhorar seus pitches (apresentações rápidas) e apresentá-los a mentores e investidores. Foram eleitas como destaque 18 empresas, em diferentes categorias.

O Vale do Pinhão contribui com este hub de aceleração do governo federal com representantes que auxiliam na divulgação do projeto para a participação das startups do ecossistema de inovação curitibano: Everson Motta e o Coordenador de Ambientes de Inovação da Agência Curitiba, Marlon Alves Cardoso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS