156 Acesso àInformação
EnglishPortugueseSpanish

Startups

Startups

Startups dos Worktibas conseguem prêmios e reconhecimento nacional

Startups dos Worktibas conseguem prêmios e reconhecimento nacional Apesar do ano de pandemia, muitas startups dos Worktibas, gerenciados pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e pelo Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), tiveram diversas conquistas, com projetos reconhecidos no Brasil, oportunidades acadêmicas e espaço no mercado para 2021. A Arbi-ON, plataforma de arbitragem online, conseguiu os […]

compartilhe

Startups dos Worktibas conseguem prêmios e reconhecimento nacional

Apesar do ano de pandemia, muitas startups dos Worktibas, gerenciados pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e pelo Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), tiveram diversas conquistas, com projetos reconhecidos no Brasil, oportunidades acadêmicas e espaço no mercado para 2021.

A Arbi-ON, plataforma de arbitragem online, conseguiu os primeiros investimentos. O aplicativo B2B Hotel já está em 30 hotéis e foi finalista do Primeiro Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo. A plataforma de jiujitsu BJJ foi destaque do Sports Tech Brasil Summit 2020 no dia 12 último. A Bloco Base fez o projeto de sustentabilidade do empreendimento Muda, lançado dia 16 último. A CV Healthcare foi selecionada no Hack for Brazil Covid-19, da GROW +. A SizeUp entrou no programa de aceleração da BGStage. A startup Snooter começou os testes com seu buscador veterinário na terça-feira (15/12).

O Worktiba é o primeiro coworking público do Brasil, com unidades no Parque Barigui, Cine Passeio e Boqueirão. “Nesses espaços que ocorre grande parte do desenvolvimento das startups, com direito a equipamento de trabalho e orientações de profissionais da área do empreendedorismo”, diz Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.

Conheça os projetos dos Worktibas:

Arbi-ON

Fundada por Luiza Adena Engers, a startup Arbi-ON é uma câmara de arbitragem com o propósito de dar acesso a uma Justiça eficiente. O projeto foi iniciado em maio de 2019 e já disponível para os públicos interessados.

A Arbi-ON promove uma resolução de conflitos de excelente qualidade, rápida e acessível economicamente. Todo o procedimento é online e respaldado na Lei de Arbitragem. É uma maneira muito mais eficiente e prática de resolver conflitos.

B2B Hotel

A startup B2B foi criada para intermediar a relação entre setor hoteleiro e trabalhadores temporários. É um aplicativo que ajuda no gerenciamento de profissionais contratados pelo setor em altas temporadas. A hotelaria não trabalha com mão de obra suficiente para atender 100% de sua demanda todos os dias. Por isso, sempre que tem um grande evento ou um feriado que vai demandar alta ocupação, os hotéis precisam contratar mão de obra extra e temporária. “A B2B Hotel tem o compromisso de otimizar os processos e a segurança jurídica na contratação, para ambas as partes, durante os períodos de grande ocupação dos hotéis”, diz  o fundador da startup, Higino Mandaji.

Atualmente a B2B Hotel atua em mais de 30 hotéis, em cinco cidades pelo Brasil. Foi uma das 10 finalistas do Primeiro Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, realizado pelo Ministério do Turism. A startup também foi escolhida pelo Parque Tecnológico Itaipu como uma das soluções para a retomada do turismo na região de Foz do Iguaçu em 2020.

BJJ Progress                                                   

A startup BJJ, plataforma para praticantes e academias de Jiu Jitsu,é o primeiro aplicativo de rede social para esse público. O BJJ Progress combina uma série de atividades, como localização de academias, rede social para atletas e e-commerce de materiais utilizados em aulas, como quimonos. A BJJ entrou no Worktiba Cine Passeio em 2019 e desde então foi campeã da Batalha de Pitches no Curitiba Social Mix em outubro do mesmo ano, além de ter sido um dos destaques do Sports Tech Brasil Summit 2020 no Museu do Esporte em São Paulo no dia 12 de dezembro último.

A BJJ realiza ainda um trabalho social com crianças de 5 a 10 anos de idade, ensinando jiu jitsu gratuitamente em comunidades carentes de Almirante Tamandaré. Esse trabalho com as crianças foi planejado pelo fundador da BJJ, Maxon Prestes, e conta com sua participação nas aulas.

Bloco Base

A Bloco Base é uma startup de consultoria de engenharia sustentável que projeta imóveis modernos, tecnológicos e ecológicos, utilizando a natureza para agregar suas obras. A Bloco Base realiza seus planejamentos através de tecnologia tridimensional para projetar os imóveis e reduzir o consumo de água e energia, conseguindo, consequentemente, reduzir também os gastos.

Criada em 2017, a Bloco Base ingressou no Worktiba Cine Passeio em março de 2019. Participou da primeira edição do Processo de Aceleração Propulsão Local, um projeto colaborativo de Curitiba. Também realizou uma consultoria de conforto e sustentabilidade do empreendimento imobiliário Muda, lançado dia 16 último em Curitiba pela WeeFor.

CV Healthcare

A CV Healthcare é uma startup do setor de gestão hospitalar que possui como objetivo a utilização de tecnologia para a otimização e automatização dos processos e gestões hospitalares. Criada em 2019, a CV Healthcare utiliza tecnologias 4.0 para a redução de problemas diversos antes, durante e após procedimentos cirúrgicos, com foco em segurança nas cirurgias, gerenciamento dos processos, organização das agendas e supervisão dos sistemas de saúde.

Após surgir nos hospitais de Curitiba, a CV Healthcare participou de programas de inovação do SEBRAE e da aceleradora Jupter, do destaque do Health Techs for a New Future, finalista do capítulo Curitiba do Global Student Entrepreneur Awards (GSEA), além de ter sido selecionada no Hack for Brazil Covid-19, da GROW +.

HA Tecno

Fundada a partir de um projeto de doutorado, a HA Tecno é uma startup que inova na área de biometria. Através de tecnologia óptica de tomografia que utiliza uma camada interna da pele, a HA Tecno consegue resolver o problema de detecção da biometria de diversos públicos, como recém-nascidos, bem como identificar fraudes e impressões digitais falsas com um scanner da derme.

A tecnologia utilizada pela HA Tecno surgiu de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná com a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Com essa inovação a startup venceu o Concurso de Inovação em Segurança Pública (2019) e foi apresentada na edição de lançamento do Inovapol 2020/2021. A previsão de conclusão do projeto, atualmente em parceria com a Universidade de São Paulo, é em 2021, quando o scanner estará disponível no mercado.

SizeUp

Visando solucionar problemas de precificação em cardápios e atualizar a tabela de preço dos ingredientes surgiu o App SizeUP, uma startup focada no mercado gastronômico. A SizeUp foi desenvolvida no Hack da Gastronomia, evento promovido pela Gazeta do Povo. “A ideia do aplicativo surgiu através da dificuldade para se calcular a rentabilidade dos itens oferecidos no cardápio, que fica cada dia mais difícil de manter atualizado devido às tantas flutuações no preço dos alimentos”, explica a CEO da startup, Barbara Moriel.

Em outubro deste ano, a SizeUp foi selecionada para o programa de aceleração da BGStage e mais recentemente foi uma das 100 startups nacionais selecionadas para o Founders Bootcamp, promovido pela 500 Startups. O aplicativo está atualmente em fase de teste beta, com fila de espera para interessados, e está previsto para lançamento definitivo ao público no primeiro trimestre de 2021.

Snooter

Em dezembro de 2019 teve início o projeto Snooter, uma startup de tecnologia com atuação focada no mercado de medicina veterinária. A Snooter é um buscador que visa estreitar a relação paciente animal e médico veterinário através de mecanismos técnicos, como organização da agenda do profissional e estratégias de SEO.

Após a estruturação jurídica-legal, a startup está cadastrando os primeiros médicos e clínicas veterinárias de Curitiba e região metropolitana. Estando no início do processo de vendas, a Snooter iniciou a fase de pré-lançamento na terça-feira última. Consciente sobre as questões de saúde da causa animal, a startup possui ainda uma parceria com o Instituto Cão Companheiro e doará uma consulta veterinária para cães de abrigo a cada 10 consultas agendadas pela plataforma.

Startup do Worktiba será destaque no maior evento de tecnologia de esporte da América Latina. Foto: Levy Ferreira/SMCS
Startup do Cine Passeio projeta casas sustentáveis e funcionaisl. Curitiba, 10/09/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS
Startup do Worktiba Barigui recebe aporte de R$ 1,2 milhão e vai produzir scanner antifraudes. Foto: Divulgação

NOTÍCIAS RELACIONADAS