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Tecpar concede 1.º Selo de Inovação a projeto de startup com tecnologia de combate à covid-19

A primeira companhia a receber o “Selo de Inovação Tecpar”,  iniciativa do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para apoiar a  inovação no Estado, foi a empresa de tecnologia Allk, de Maringá, que desenvolveu  uma caixa esterilizadora doméstica. Chamado  de UV Box, o dispositivo utiliza a luz ultravioleta para eliminar  bactérias e vírus de objetos […]

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O UV Box é um dispositivo que utiliza a luz ultravioleta para eliminar  bactérias e vírus de objetos. Fotos: divugação/Tecpar

A primeira companhia a receber o “Selo de Inovação Tecpar”,  iniciativa do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para apoiar a  inovação no Estado, foi a empresa de tecnologia Allk, de Maringá, que desenvolveu  uma caixa esterilizadora doméstica.

Chamado  de UV Box, o dispositivo utiliza a luz ultravioleta para eliminar  bactérias e vírus de objetos – inclusive o coronavírus, segundo a  empresa. A tecnologia recebeu o “Selo Protótipo Inovador”.

O  diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que a Agência de  Inovação do instituto desenvolveu a metodologia para apoiar empresários  que buscam inovar. “A Agência de Inovação do Tecpar verificou a demanda  de empresas e empreendedores para analisar, validar ou melhorar projetos  inovadores. O selo é uma ferramenta de avaliação que impulsiona novas  ideias dentro do ecossistema de inovação do Paraná”, afirma.

O  diretor da Allk, Aleksandro Montanha, conta que o produto foi  desenvolvido há cerca de quatro meses, com base no protocolo de Nebraska  (EUA), que indica todos os critérios para descontaminação. Segundo o  empresário, o Tecpar foi acionado para avaliar o produto já concluído,  devido à capacidade técnica do instituto – do qual já é cliente há  quatro anos. 

“Quem trabalha com inovação  muitas vezes desenvolve algo completamente novo que não tem um protocolo  ou uma convenção de aplicação. Por isso, criamos um dispositivo e um  sistema de segurança e levamos para que o Tecpar avaliasse. Assim, a  confiança que transferimos para a sociedade é que o produto foi  analisado para ser colocado no mercado, com os requisitos mínimos de  segurança e efetividade”, ressalta Montanha.

Segundo  o gerente da Agência de Inovação do Tecpar, Rogério Moreira de  Oliveira, os clientes buscam obter o Selo porque querem avaliar seu  produto ou conceito e ter  um diferencial de mercado. “A presença do Selo de Inovação pode reduzir o  risco de insucesso de um projeto, porque é uma garantia adicional para o  investidor, uma vez que aquela proposta já foi avaliada por  especialistas”, explica.

Para o empresário, o  Selo de Inovação agrega confiança ao produto, assegurando que ele passou  por um crivo técnico. “Recebemos o parecer técnico e o nosso produto  está pronto para ser lançado no mercado”, diz Montanha.

Cada proposta ou produto é classificada em um dos três níveis  do Selo de Inovação: Conceito Inovador, Protótipo Inovador ou Produto  Inovador.

Como pleitear

Inventores que já criaram o conceito  de sua invenção podem pleitear o “Selo Conceito Inovador”. É o caso do  empreendedor que, embora ainda não tenha um produto ou protótipo, já tem  uma ideia de uma solução ou de como aquilo deve funcionar.

Os  especialistas do Tecpar vão analisar se o conceito é inovador ou se tem  potencial inovador. A ideia é pontuada por uma métrica de avaliação e  recebe uma nota de inovatividade.

O segundo  nível é o “Selo Protótipo Inovador”. Neste caso, o empreendedor já tem  um protótipo de produto, ou seja, uma ideia já materializada. Não  precisa ser um produto acabado, mas que demonstre, minimamente, o  funcionamento do seu conceito. A avaliação do selo é feita de uma  maneira mais precisa, já que é possível observar as condições de  funcionamento do protótipo.

O “Selo Produto  Inovador” é o terceiro nível, destinado às empresas que já têm o seu  produto pronto, estão produzindo e vendendo. São empresários que têm a  intenção de avaliar se o seu produto tem ou não um apelo inovador, para  usar esse resultado como potencial de marketing.

Para pleitear o selo, o empresário ou empreendedor  precisa entrar em contato com a Agência de Inovação do Tecpar, o que  pode ser feito pelo e-mail sac@tecpar.br.  Então os especialistas do instituto irão explicar como o procedimento  será realizado. A metodologia é composta por seis aspectos, que são  analisados e pontuados, dentro de dois grupos distintos: da viabilidade e  da inovatividade.

Saiba mais sobre o Selo de Inovação no site tecpar.br/Pagina/Selo-Tecpar-de-Inovacao.

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