156 Acesso àInformação

Eventos

Eventos

Turismo inteligente de Curitiba é destaque no Smart City Expo

Iniciativas já em andamento e outras ainda inéditas para tornar Curitiba referência nacional e internacional como Destino de Turismo Inteligente (DTI) serão apresentadas para o setor turístico local na Programação Técnica de DTI do Smart City Expo Curitiba 2022. Palestras e debates ocorrem na quinta-feira (24/3) e sexta-feira (25/3), simultaneamente ao fórum internacional de cidades […]

compartilhe
Turismo inteligente de Curitiba é destaque no Smart City Expo esta semana. – Na imagem, #CuritibaSuaLinda. Foto: Valdecir Galor/SMCS

Iniciativas já em andamento e outras ainda inéditas para tornar Curitiba referência nacional e internacional como Destino de Turismo Inteligente (DTI) serão apresentadas para o setor turístico local na Programação Técnica de DTI do Smart City Expo Curitiba 2022. Palestras e debates ocorrem na quinta-feira (24/3) e sexta-feira (25/3), simultaneamente ao fórum internacional de cidades inteligentes. O ponto alto será o lançamento do Programa Curitiba Destino Inteligente (Curitiba DTI).

A Programação Técnica de DTI, durante o Smart City Expo Curitiba, é uma iniciativa da Prefeitura, do Instituto Municipal de Turismo e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).

“Vamos discutir como podemos cada vez mais transformar Curitiba em um Destino Turístico Inteligente, que precisa de ações que impactam positivamente na qualidade de vida dos habitantes e na experiência dos turistas, com a oferta de produtos e vivências únicas, inovadoras e de excelência, desde o momento do planejamento, da contratação até a utilização dos serviços”,  afirma Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

Além de palestras sobre iniciativas do município, como a Escola de Turismo de Curitiba, o Liceu de Ofícios Criativos e a rede de lojas de suvenires #CuritibaSuaLinda, a Programação Técnica de DTI terá debates com representantes do turismo local (hotéis, gastronomia, lazer, receptivo e transportes) e pitchs (apresentações rápidas) de startups que estão inovando no setor de viagens.

Curitiba DTI

Também será lançado o Programa Curitiba Destino Inteligente (Curitiba DTI). As ações serão realizadas com base no Mapa Estratégico & Plano de Ação Curitiba DTI – Horizonte 2030, que também será apresentado pelo município no Smart City Expo Curitiba.

O programa Curitiba DTI está alinhado ao conceito do Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação de Curitiba responsável pela maior transformação econômica sustentável e de cidade inteligente da capital.

“Este alinhamento com o Vale do Pinhão se dá com o olhar de que a inovação não está sendo pensada apenas com tecnologia, mas também com melhoria de processos, bem como não só para o turista, mas também para os negócios turísticos, que faz a ponte com esse visitante”, justifica Tatiana.

Evento

Depois da interrupção dos eventos presenciais pela pandemia, o Smart City Expo Curitiba retorna em 2022 para o Expo Barigui esta semana. O fórum internacional na capital, que ocorre na quinta e sexta-feira (24 e 25/3), é a versão brasileira do maior evento de cidades inteligente do mundo.

O Smart City Expo Curitiba é organizado pelo hub iCities Smart Cities Solutions e tem a chancela da Fira Barcelona, responsável pelo Smart City Expo World Congress, o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, que ocorre anualmente na Espanha.

O evento na capital será dividido em duas áreas, o congresso e a feira de soluções inteligentes, onde estará o Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço com as soluções e iniciativas desenvolvidas pelo município e pelo ecossistema de inovação de Curitiba.

O tema principal do congresso, Society leading the urban future (Futuro urbano liderado pela sociedade), vai incluir ainda as temáticas Tecnologias Inteligentes para Cidades; Inovação e Negócios Disruptivos; Governança e Cultura das Cidades; Mobilidade Inteligente para o Futuro; e Cidades Sustentáveis.

O Smart City Expo Curitiba 2022 integra a programação pelos 329 anos da capital e tem apoio da Prefeitura, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Vale do Pinhão.

A expectativa de público do evento em 2022 é de 15 mil pessoas, somando o público presencial e o que deve acompanhar a programação digital. Em 2019, última edição presencial, o evento teve a participação de 7 mil pessoas.

O Smart Plaza Vale do Pinhão terá visitação gratuita e será preciso apenas fazer inscrição no site do Smart Ciy Expo Curitiba 2022 (já abertas). Apenas a área do congresso é paga.

Smart City Expo Curitiba 2022 – Society Leading The Urban Future

Data: 24 e 25 de março de 2022
Local: Centro de Eventos Expo Barigui, no Parque Barigui

Inscrições para visitar gratuitamente a área de exposições (que inclui o Smart Plaza Vale do Pinhão) e para adquirir os passes para o congresso no site do Smart Ciy Expo Curitiba 2022.

NOTÍCIAS RELACIONADAS